Oi Colisa,
Abaixo segue a resposta do André
Att, Elis
------------------------------------------------------------
Oi, tudo bem?
Você pode aplicar uma cor de um lado da face 3D e outra cor do outro lado da face 3D se desejar, então, pode aplicar a cor preta e vai funcionar da forma que espera.
Tudo depende do renderizador que estiver utilizando ou se vai exportar para alguma Engine de Game.
Se estiver trabalhando com o Mental Ray, basta aplicar o Shader Two-Sided no Slot de cor do material e assim poderá definir cores ou texturas diferentes em cada lado da face 3D, ainda pode usar o Two-Sided em qualquer outro Slot do material para definir propriedades diferentes em cada lado da face 3D como reflexão, Glossiness, transparência, translucência, entre outros.
Agora, no Scanline padrão do 3ds max creio que não seja possível, faz muitos anos que não uso o Scanline, mas ele não tem um mapa igual o Two-Sided.
Outros renderizadores modernos também possuem Shaders parecidos com o Two-Sided para produzir este efeito.
Estou enviando em anexo uma imagem do Shader Two-Sided para mostrar como funciona.
Mas se me explicar melhor o que deseja fazer, eu posso te falar alguma opção que você ainda não cogitou, por exemplo, você não precisa modelar minuciosamente a estrutura como rebites e pequenos detalhes, pode criar um Normal Map para reproduzir isso na renderização sem estar modelado no Mesh.
Portanto, pode usar um Mesh simples para fechar a união dos ailerons com as asas e aplicar um Normal Map que reproduza os detalhes de uma estrutura muito mais complexa.
Abraços e tudo de bom.