Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
zedavida   goiania - AC
EvandroGP   Paraná - PR
Heder Perdigão   Belo Horizonte - AC
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS

Portfólios Ver Mais

Vinicius92   São José do Rio Preto - SP - AC
boriz   maceio/al - AL

Softbody no 3ds max 2016

Por: SERPA  

Em: 02/05/2017 11:25

Não existe mais esta função?

Como atribuir softbody a um objeto agora? tenho lido em alguns foruns que devo usar o flex ou algum plugin.

Alguém pode me indicar alguma forma de contornar isso?
Não sei responder sua pergunta, mas ainda assim posso te dar uma sugestão.

Para mim ficou claro que a Autodesk não está investindo na parte de simulação do 3ds Max como ela investe no Maya. E não é só na parte de simulação; animação no 3ds Max continua com os mesmo bugs chatinhos de sempre. Ao que percebo, a Autodesk quer fazer do 3ds Max uma ferramenta mais voltada para maquete eletrônica e criação de cenários para cinema, feature e games. Posso queimar minha língua daqui a algum tempo, mas é essa a impressão que a Autodesk vem me passando em relação ao 3ds Max.

Sendo assim, se você não pretende usar plug-ins, minha sugestão seria modelar/montar a cena no 3ds Max e animar/simular no Maya!
Uma coisa que esqueci de mencionar no comentário anterior. Eu sou 100% CONTRA a guerra dos softwares. Para mim, tanto faz trabalhar no 3ds Max, Maya, Modo, Houdini, Blender... mas uma coisa é trabalhar e outra é ganhar tempo. Desde que eu fui obrigado a usar outros softwares, eu aprendi uma lição: quando se tem um cliente te pressionando, o que conta é entregar o trabalho pronto dentro do prazo. Não faz sentido bater cabeça em um software que não te ajuda e ainda atrapalha. No final das contas o cliente não quer saber qual software você usou, muito menos as dificuldades que você teve que contornar; só o que importa é o resultado final.
Olá,

Abaixo segue a resposta do André.

Att, Elis

-------------------------------------------------------------------

Oi, tudo bem?

Antigamente (Max 2010 ou inferior) havia o sistema de física da Havok chamado Reactor, ele oferecia simulações simples com Soft Bodies, a partir do 3ds max 2011 a Autodesk substituiu o Reactor pelo sistema da Nvidia, chamado no Max por MassFX, que é muito superior ao Reactor, porém, a implantação como MassFX contém apenas a física de Rigid Bodies, Cloth e Ragdoll.
Sendo assim, o 3ds max 2011, 2012 e 2013 sem Extension não oferecem simulação física de Soft Bodies nativamente, mas a partir do 3ds max 2013 Extension 1 foi incorporado o Plug-in Tools Box 2 do Particle Flow, que adiciona o sistema de física da Nvidia nas partículas e desta forma você consegue simular qualquer tipo de Soft Body e até FEM (Finite Element Method), usado em simulações de corpos orgânicos mortos, por exemplo, jogar um polvo sobre uma mesa e depois jogar vários outros em cima dele, isso seria impossível de ser feito com realismo usando o sistema do antigo Reactor, porque depende de calcular o Soft Body como tendo volume, ou seja, o polvo não é um objeto fino com ar dentro, é uma aglutinação de Soft Bodies que formam um volume interior.

O principal operador que você vai usar no Particle Flow para simular Soft Bodies é o mP Glue, ele faz e calcula as ligações entre as partículas para simular qualquer tipo de Soft Body.
Então, basicamente você vai distribuir partículas pela superfície ou pelo volume do objeto, depois vai ligar estas partículas entre si com o mP Glue para simular o Soft Body e no final vai aplicar o modificador Particle Skinner no Mesh do objeto para ele se deformar de acordo com a simulação das partículas.
Com isso você pode fazer um Soft Body se quebrar de acordo com a força da colisão, caso seja suficiente para quebrar a ligação entre as partículas que definiu com o mP Glue, ou então grudar um Soft Body a outro, se definir que as partículas devem se ligar quando estiverem próximas, coisas que eram impossíveis de fazer com o Reactor.

O canal do Álvaro Moreira tem ótimos vídeo tutoriais sobre o Particle Flow: https://www.youtube.com/user/ParticleSkull/videos

O Javier Corria também tem ótimos vídeo tutoriais em espanhol no seu canal do Youtube: https://www.youtube.com/user/JaviCoria/videos

Mas são para quem já tem uma certa experiência com o Particle Flow do 3ds max.

Se você tiver interesse em dominar bem o Particle Flow, incluindo o sistema mParticles (Tools Box 2) para efetuar qualquer tipo de simulação física com Rigid e Soft Bodies e muito mais, eu sugiro adquirir o curso de Particle Flow da 3D1 ministrado pelo Álvaro Moreira.

Você pode ver a descrição do conteúdo e baixar uma aula de graça nesta página: http://www.tresd1.com.br/dvds/cursos/video-curso-particle-flow

Qualquer dúvida que tiver sobre o Particle Flow eu posso ajudar, mas é difícil explicar do zero até chegar no mParticles pelo email.

Abração e tudo de bom.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711022.

Total de membros registrados: 138493

Últimos membros registrados: minmin, GabrielNatividade, formaksil, glucoextend, ManhoodPlusGummiesErgebnis, Corrinsbeierai, detoxmin, mathzurra05.

Usuário(s) on-line na última hora: 775, sendo 20 membro(s) e 755 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: wilsimar, jessicatorres, arquiluc, Felipe Duarte, jenafe, Leonardo, Fabrício, Celso Borttoloto, emersonforentin, Rodrigosouza3D, Lisandro, Geraldo Nunes, Roberto Movanni, Osvaldo Arquiteto, Adalberto Batista, minmin, gago, Duda, Elis, marcio.alain.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.