Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

dpi3d   Recife - PE
RaffaPrado   Hortolândia - SP
Jean Carlos Flores   SC - Florianópolis - SC
Antonio Neosmar P Silva   São Paulo - SP - SP

Portfólios Ver Mais

ZagaDesigner   Maceio - AC
conceptart   franco da rocha
master_3d   Rio de Janeiro - RJ
g.neder   SP - São Paulo

Dúvida de iniciante, peço uma ajudinha.

Por: Pedro_3d  

Em: 23/06/2017 23:27

Fala moçada! Espero que esteja tudo tranquilo com vocês.

Eu sempre fui maluco pra mexer com 3D/CG mas nunca cheguei a aprender ou praticar. Comecei a aprender edição de vídeo agora, e achei que podia juntar meu aprendizado de edição de vídeo e aprender um pouco (futuramente) de algum sofware 3D, no objetivo de fazer umas intros pros vídeos que vou editar, uns efeitos de transição bacanudos, uns textos 3D maravilindos, etc.

E a minha dúvida é a seguinte:
Quanto que essa minha ideia faz sentido? O pessoal costuma usar 3D em edição de vídeo? Vale a pena eu aprender um software 3D, ou um After Effects seria mais útil/melhor/faria mais sentido?

Outra dúvida mais específica que eu queria esclarecer é se criar o que eu pretendo (transições de vídeo, introduções, animações de texto/objetos, sendo que não pretendo fazer nada muito complexo) demanda muito tempo, portanto ou eu escolheria aprender edição de vídeo, ou mexer com softwares 3D. Pois eu sei que algumas criações no mundo do 3D são feitas por várias pessoas, tipo, um modela, outro cria textura, outro mexe na iluminação, etc etc e etc.

Como eu disse, já que estou começando, não pretendo fazer nada colossalmente complexo, nem futuramente na verdade, seria mais pra dar uma cara mais profissional pros vídeos mesmo, e PRINCIPALMENTE, pra eu aprender a mexer com 3D, o que, de verdade, eu sou maluco pra fazer desde criança (meu sonho era trabalhar na PIXAR hehe), tirando que com certeza é uma habilidade que ia ajudar no currículo.

Espero que tenham entendido a(s) minha(s) dúvida(s) e possam me dar uma luz.
Abraços!
Olá p_3D_ro,

Na verdade essa sua dúvida é muito comum àqueles que estão dando seus primeiro passos em 3D.

Eu entendi o que você quer fazer a princípio. Na verdade, essa área tem um nome: motion graphics, motion design, ou só motion. Sugiro que você procure esses termos no Google. Vai aparecer bastante coisa interessante e você vai ficar louco com os trabalhos que a galera de motion tem feito. O motion é muito usado em abertas de filmes, séries de TV, canais do YouTube e também em campanhas publicitárias.

A indicação que eu te dou é que você comece aprendendo o After Affects. Esse é um dos principais softwares para motion. Quando você já estiver se sentindo confortável com o After Effects, comece a estudar o plug-in Trapcode Suite da Red Giant (http://www.redgiant.com/) e o plug-in Element 3D da equipe do Andrew Kramer. Ambos são plug-ins top de linha para criar motion em After Effects.

Futuramente (ou se você já estiver sentindo aquela sede de 3D rsrs) pode se aventurar nos pacotes 3D como 3ds Max, Maya, Blender, Cinema 4D, Houdini, etc. Esses pacotes 3D, em conjunto com outros softwares mais específicos de pintura, composição, iluminação e simulação são as principais ferramentas usadas pelos profissionais da Pixar, Dreamworks, Blue Sky, entre outros estúdios de animação. O pacote 3D mais usado para motion é o Cinema 4D, pois ele possui um conjunto de ferramentas conhecido como MoGraph (pelo nome já dá para ver a especificidade do negócio rsrsrs).

Essa é a minha sugestão pessoal, mas saiba que outras pessoas podem te indicar algo completamente diferente. Essa área é assim mesmo, cada profissional possui suas preferências pessoais com relação à software e metodologias. Como você disse que seu primeiro objetivo é criar vinhetas e transições, sugeri o After Effects e alguns plug-ins como primeiro software. Mas fique à vontade para avaliar o que se aplica melhor ao seu caso e qualquer dúvida que surgir pode vir aqui perguntar.

Sucesso e bem vindo ao universo 3D!!

Fala chrisrezende!
Brigadão mesmo pela resposta, ajudou pra caramba. Vou começar agora a estudar (SEM PARAR) sobre Motion Graphics, é o começo perfeito, depois eu parto pro 3D. E pelo que eu tava vendo, o Cinema 4D é o mais indicado para o que eu quero mesmo.

Valeu meu caro, quando eu estiver manjando bem dos paranauê, com certeza mando aqui no 3D1.
E quando eu estiver na Pixar eu mando uma mensagem também HEHEHEHE.

Abraços!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710583.

Total de membros registrados: 138045

Últimos membros registrados: LeoGuedes3D, barwardbarber, brunluck, felippemarquessss, dowglasr, ForcsBR, dflk, Vitinhop4.

Usuário(s) on-line na última hora: 783, sendo 3 membro(s) e 780 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: LeoGuedes3D, felippemarquessss, barwardbarber.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.