Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

alanmatos   Marília-SP - SP
Quintino3D   Blumenau, SC - AC
Shal   São Paulo
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
Henry Rietra   Brasil - Ceará

Portfólios Ver Mais

3DMais   Sorocaba - SP
PauloRamos   Mogi Das Cruzes São Paulo
CLEBER BA   Salvador/BA - BA
Marcelo   sao paulo

Ferramenta cut do max 2017 está estranha

Por: William Cesar CG  

Em: 27/09/2017 08:57

Bom dia galera, estou modelando um acento de sofá, e eu precisava usar o cut para adicionar alguns edges irregulares, só que o cut está cortando a parte de trás da malha (backface) a parte que não vemos no render, (eu sei que dá para renderizar as duas faces, mas eu quero conhecer a causa do problema) eu achei uma solução, mas eu queria o cut funcionando normalmente, a solução que achei foi aplicar o modify "Normal" para virar as faces não visíveis pra fora do acento e assim usar o cut, pois vc só consegue usar o cut nas faces que não aparece no render, e depois de eu terminar o cut, adiciono outro "normal" para fazer as faces voltarem ficar para dentro da malha.

Já testei o cut em um box com vários segmentos para descartar a posibilidade da ferramenta cut estar com problemas, e está tudo certo com ela.
Acredito que o problema está no meu objeto.

Estou enviando duas imagens para verem o problema, a única diferença entre as duas imagens é que uma está em wireframe e a outra não.
nas imagens tem 4 objetos, os da esquerda estão com as faces invertidas com o modify "Normal" e da direita estão com as faces corretas (visíveis no render), os objetos de cima é antes de eu usar o cut e os debaixo é o resultado depois de usar o cut, reparem que o cut só funciona na backface, tanto é que na imagem wireframe vc só vê ele na backface do objeto da direita.
Gostaria de alguma solução, obrigado
Oi William, tudo bem?

Pelo que eu entendi o Cut só está funcionando quando você inverte as Normals da malha, ele não funciona quando as Normals estão na direção certa, é isso?

Se for isso realmente é muito estranho, eu nunca tinha visto acontecer, mas como você está usando o 3ds max 2017 tudo é possível.

É muito provável que o Cut tenha funcionado com as Normals na direção certa mas você não está vendo porque o 3ds max 2017 é a pior versão dos últimos tempos e tem diversos problemas de Viewport, mesmo depois de todos os Service Packs, infelizmente não dá para usar o Max 2017.
Nos fóruns internacionais você encontra muitas reclamações de usuários sobre os problemas nas Viewports do Max 2017.

Ou seja, está tudo certo, você fez certo, mas o Max 2017 não te mostra o Cut e não vai mostrar de jeito nenhum.
Aposto que se exportar para o Max 2016 vai aparecer o Cut normalmente com as Normals na direção certa.

A Autodesk deveria indenizar todo mundo que comprou o Max 2017!!!!

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711017.

Total de membros registrados: 138492

Últimos membros registrados: GabrielNatividade, formaksil, glucoextend, ManhoodPlusGummiesErgebnis, Corrinsbeierai, detoxmin, mathzurra05, jenafe.

Usuário(s) on-line na última hora: 756, sendo 22 membro(s) e 734 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Eduardo Ramos, Nuno, Reinaldo Silva, Willmitnick, Daniel Monteiro, Leonardo, TadeuB79, emersonforentin, Frederico Wagner N. R., Eng Damasceno, Rodrigo, Roberto Movanni, klogg, tsmodelagem3d, formaksil, gilson antunes, Sergio1987, GabrielNatividade, Duda, João Von Rondow, Elis, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.