Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

marcio.alain   Curitiba - PA
An3dre   Araras / SP - SP
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Guilherme   SÃO LOURENÇO DO OESTE - SC

Portfólios Ver Mais

Alef Rodrigues   Marília - SP - SP
Armando   Angola - AC
RaulDias   São Paulo - SP
Alexsander Mendes   rio de janeiro - RJ

Como instalar baixados materiais v-ray no max

Por: Antonio Neosmar  

Em: 05/12/2017 16:55

Boa tarde galera, beleza.

Baixei alguns materiais do site v-ray, porém não sei aonde coloca-los no max, onde instalar ou jogar junto dos já existente?

Alguém pode me ajudar, porfavor?

Abração
Boa tarde Antonio!
O caminho pra guardar material no max é esse:
C:\Program Files\Autodesk\3ds Max 2016\materiallibraries
Mas voce pode criar uma pasta de sua preferência e guardar lá, se caso precisar reinstalar o max vc não perde.
Pra "pegar" esse material no max, abre o material editor >> clica em get material >> clica na seta no canto superior esquerdo >> clica em "Open material Library" >> procura pela pasta onde salvou o material, por último clica duas vezes no material. Pronto! Se  não alterou o caaminho padrão, o max vai direto na pasta citada acima.
Oi Antônio e João, tudo bem com vocês?

Eu gostaria só de acrescentar uma dica no que o João falou, pois uso muito e facilita bastante a minha vida.

No Customize > Configure User Paths > File I/O tem o arquivo dos caminhos que o 3ds max utiliza por padrão, então, você pode escolher que pasta o 3ds max abre quando está buscando um determinado recurso.

Por exemplo, se colocar a pasta com suas bibliotecas de materiais no item Materials, sempre que clicar para abrir uma biblioteca já vai estar na sua pasta.

O mesmo vale para os outros itens como Export, Import, Archives, texturas (Images), IES (Photometrics), salvar imagem do Render (Render Output) e salvar cenas Max (Scenes).

Agiliza o trabalho do dia a dia.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá João e André, beleza.

Sobre os materiais vray que baixei, não consegui fazer funcionar no max 2018.

- Segui o processo que vcs me passaram, más algo deve esta errado.
- O material no slot fica cinza, como se não tivese adicionado nenhum material.
- A ilminação ficou comprometida. bem estranho.
- O render final ficou cinza chapado onde apliquei o material. carpaint metalics.
segue imagens.

Será que tem salvação, tem como saber o que esta errado?

Abraços.
Oi Neosmar, tudo bem?

Desculpe a demora para responder.

Depois que colocou o material na pasta de bibliotecas do Max, você precisa abrir o Material Editor teclando M, clicar no ícone Get Material ou teclar G para abrir o Material/Map Browser, dai clicar na setinha do Map Browser para acessar Open Material Library no menu, como mostra a primeira imagem em anexo.

Assim poderá escolher a biblioteca de matrial com extensão MAT que colocou na pasta das bibliotecas.

Se fez tudo isso e o material importado ficou apenas cinza, provavelmente ele depende de texturas para exibir o resultado e o Max precisa encontrar estas texturas.

Então, você precisa copiar as texturas para a pasta de texturas que estiver especificada no Customize > Configure User Path > External Files, como mostra a segunda imagem em anexo.

Esta janela vai mostrar diversas pastas no seu PC onde o Max procura as texturas, você pode colocar as texturas do material em qualquer uma delas ou também pode adicionar uma nova pasta clicando no Add.

Se o arquivo que baixou só tem o MAT e não tem as texturas, então, não vai ter jeito de funcionar direito.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Desculpa o atraso, só quero agracer a ajuda, foi muito útil. obrigado, abração.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710589.

Total de membros registrados: 138051

Últimos membros registrados: elasticare, Acfabbri, MossTrimGummiesRezension, Diatea, Ashuran026, wmlink2step, LeoGuedes3D, barwardbarber.

Usuário(s) on-line na última hora: 885, sendo 26 membro(s) e 859 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Leonardo, Fabrício, Starter, Alessandro.Marcos, renaz, Roberto Movanni, lionel, gago, Rodrigo, Pierrejr78, Osvaldo Arquiteto, Adalberto Rocha, emersonforentin, Geraldo Nunes, AlexTerra, mauricio prisco, tsmodelagem3d, João Von Rondow, ., Celso Borttoloto, Duda, Fabio Catelleno, Gibran Farfud, Fernando Cunha, Vlady, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.