Como instalar baixados materiais v-ray no max

Por: Antonio Neosmar  

Em: 05/12/2017 16:55

Boa tarde galera, beleza.

Baixei alguns materiais do site v-ray, porém não sei aonde coloca-los no max, onde instalar ou jogar junto dos já existente?

Alguém pode me ajudar, porfavor?

Abração
Boa tarde Antonio!
O caminho pra guardar material no max é esse:
C:\Program Files\Autodesk\3ds Max 2016\materiallibraries
Mas voce pode criar uma pasta de sua preferência e guardar lá, se caso precisar reinstalar o max vc não perde.
Pra "pegar" esse material no max, abre o material editor >> clica em get material >> clica na seta no canto superior esquerdo >> clica em "Open material Library" >> procura pela pasta onde salvou o material, por último clica duas vezes no material. Pronto! Se  não alterou o caaminho padrão, o max vai direto na pasta citada acima.
Oi Antônio e João, tudo bem com vocês?

Eu gostaria só de acrescentar uma dica no que o João falou, pois uso muito e facilita bastante a minha vida.

No Customize > Configure User Paths > File I/O tem o arquivo dos caminhos que o 3ds max utiliza por padrão, então, você pode escolher que pasta o 3ds max abre quando está buscando um determinado recurso.

Por exemplo, se colocar a pasta com suas bibliotecas de materiais no item Materials, sempre que clicar para abrir uma biblioteca já vai estar na sua pasta.

O mesmo vale para os outros itens como Export, Import, Archives, texturas (Images), IES (Photometrics), salvar imagem do Render (Render Output) e salvar cenas Max (Scenes).

Agiliza o trabalho do dia a dia.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá João e André, beleza.

Sobre os materiais vray que baixei, não consegui fazer funcionar no max 2018.

- Segui o processo que vcs me passaram, más algo deve esta errado.
- O material no slot fica cinza, como se não tivese adicionado nenhum material.
- A ilminação ficou comprometida. bem estranho.
- O render final ficou cinza chapado onde apliquei o material. carpaint metalics.
segue imagens.


Será que tem salvação, tem como saber o que esta errado?

Abraços.
Oi Neosmar, tudo bem?

Desculpe a demora para responder.

Depois que colocou o material na pasta de bibliotecas do Max, você precisa abrir o Material Editor teclando M, clicar no ícone Get Material ou teclar G para abrir o Material/Map Browser, dai clicar na setinha do Map Browser para acessar Open Material Library no menu, como mostra a primeira imagem em anexo.

Assim poderá escolher a biblioteca de matrial com extensão MAT que colocou na pasta das bibliotecas.

Se fez tudo isso e o material importado ficou apenas cinza, provavelmente ele depende de texturas para exibir o resultado e o Max precisa encontrar estas texturas.

Então, você precisa copiar as texturas para a pasta de texturas que estiver especificada no Customize > Configure User Path > External Files, como mostra a segunda imagem em anexo.

Esta janela vai mostrar diversas pastas no seu PC onde o Max procura as texturas, você pode colocar as texturas do material em qualquer uma delas ou também pode adicionar uma nova pasta clicando no Add.

Se o arquivo que baixou só tem o MAT e não tem as texturas, então, não vai ter jeito de funcionar direito.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Desculpa o atraso, só quero agracer a ajuda, foi muito útil. obrigado, abração.

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