Movimentação de bones

Por: Sir Richard  

Em: 25/04/2005 14:22

Ola.. Eu to com um problema mais naum sei c vou saber explicar.. eh assim: Eu fiz o esqueleto de bones igual ao q tem no tutorial na 3d1 e deu tudo certo.. mas qndo eu vou mover as partes em separado (usando os helpers), eu naum consigo girar os bones, els c deformam. Por exemplo, c eu tentar fazer uma pessoa abrindo uma porta, a parte de levar o braço e a mao ate a maçaneta da certo mas qndo vou girar o antebraço, o braço c deforma inteiro. Será q alguem saberia como eu posso fazer pra q isso naum aconteça?? Obrigado..
.: S1r R1ch4rd :.
É, bone dá monte de treta, é fods... Você está usando qual IK Solver? normalmente ao girar o braço pra abrir a porta, outra parte do bone tem uma limitação (definida por voce) que nao deixa ele fazer esse movimento, entao faz um totalmente estranho mas que ele pode fazer. Com o Hi Solver, é bom checar sempre o Swith Angle, pra ver se tá na direção correta. Usa ainda aquele icone no topo que tem um "+" com 4 bolinhas nas pontas, que é o inverse Knematic, que dá pra ver se o braço está pra rotacionar pro lado certo. valeus
Oi Sir Richard, tudo bem? Concordo com o Amon-Ra, Bones é a parte mais complexa do programa, leva pelo menos um ano só em Bones para a pessoa começar a se sentir a vontade, e depende de conhecer muito bem os Constraints e Controllers do Max para conseguir animar. Fazer a estrutura de Bones é o mais fácil, agora, preparar essa estrutura para animar são outros quinhentos. Só a estrutura Bones em si não ajuda muito, porque se for animar apenas movendo Bones ou no máximo Dummies, fica difícil, tão difícil quando animar em Stop Motion com massinha. Normalmente se cria uma outra estrutura sobre a estrutura de Bones, o que chaman de Rigging. Essa nova estrutura é feita para movimentar com facilidade a estrutura de Bones. Essa é a parte complexa, que exige um bom conhecimento do programa para poder montar os controladores que necessitar. Especificamente no caso dos cotovelos, é bem comum o problema que relatou, e tem muitas soluções, algumas melhores e outras mais fáceis. Realmente é o controle do Swivel, ms controlar ele "na mão" fica difícil e chato, a forma mais fácil seria criar um controlador para manipular o Swivel Angle, usando Wire Parameters, Custon Attributes (Parameters Editor), e no Max 7 também seria legal usar o Parameter Collector, nos anteriores poderia usar um Manipulator. Agora, se criar uma expressão para controlar o cotovelo de acordo com a posição do braço, nunca mais vai ter que mexer nele, o próprio cotovelo vai saber a posição que ele deve ter de acordo com a posição do braço. Abraços
Realmente essa parte de animacao e muito complexa e exige muita paciencia e dedicacao!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717341.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 414

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.