Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Ricardo   Teixeira de Freitas - Ba. - BA
flauretti   São Paulo - SP
FM Design - Arquiteto & Designer   Niterói / Rio de Janeiro - RJ
Marcel 3d   Tatuí - SP
jonathan.chroma   Novo Hamburgo - AC

Portfólios Ver Mais

sandrosp5   Brasil - SP
Darfferson   Santo André - SP - SP
lipefaust   São Paulo
Vincius   Salvador - BA

Socorro! Substance Painter

Por: LucasSurf  

Em: 08/02/2018 13:06

Bom Dia, alguem pode me ajudar (não se é possível), mas eu gostaria de que quando eu finalizasse o material no substance painter, ele ficasse em apenas uma imagem (pois ele separa tudo para ficar melhor o material. isso é possivel?

Refazendo a pergunta: O programa que irei usar as texturas só suporta uma única imagem. Quando eu exporto as texturas no subtance painter, ele separa elas pelo canais existentes (por exemplo: basecolor, normal, AO,... Obviamente, assim o 'material completo' ficará muito mais bonito), porém eu gostaria de apenas uma única imagem para eu importar no outro programa.

Leva pra qualquer programa 3d q tenha render-to-texture ("RTT"), poe umas luzes legais e renderiza o material completo (vc tem q ter umas luzes bem distribuidas ai, pq ele vai renderizar o material completo assim como ele esta na cena (por exemplo se as luzes estiverem muito longe ou muito fracas, a textura pode ficar toda preta, etc...).

No caso do 3ds, vc aperta Zero, q e' a tecla de atalho pra RTT no 3ds...



@edit: Mas talvez de pra fazer coisa parecida direto no painter.. n sei pq nem nunca pensei nisso... mas e' facinho vc fazer o RTT pelo menos no 3ds.. Geralmente pessoal comeca as texturas com composicoes de RTTs e terminam no substance painter...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
LucasSurf, boa noite,

Bro, não entendi muito bem o que você quis dizer, mas vamos ver se consigo contribuir com sua dúvida. Se eu estiver errado no entendimento da sua pergunta, refaça ela, ok?

O que eu entendi foi o seguinte...

Tudo o que entra no Substance Painter deixa de ser um objeto. No momento que o seu trabalho, por exemplo, uma taça de bronze rústica com corpo e base hexagonais entra no SP, ele passa a ser uma "textura". É claro que você vê a imagem do objeto - sei disso! - mas tanto que na aba TextureSetList é o lugar onde você encontrará a sua textura (ou texturas) que você gerou ou modelou em algum programa - que eu não sei qual foi mas não importa. Você diz que vê, pelo menos foi o que entendi, o seu trabalho na viewport em várias partes, certo? Se o seu TextureSetList mostra várias partes deste objeto, a taça hexagonal em corpo (com seis faces), base, pegador e boca), significa que no programa que você usou para modelar, houve uma determinação antes da exportação, seja em .fbx ou .obj: você separou o seu objeto em quatro partes e, portanto, isso só pode acontecer, por lógica, se você determinar, também, um ID para cada uma destas partes. Portanto, na hora da saída, por conseguinte, na exportação deste programa, o SP vai entender que o objeto era uma mesh, porém dividido em quatro sub-meshes. Logo, se antes de exportação você não determinar isso, enviando o seu objeto como um único mesh, ele vai aparecer no SP como uma única textura. Todo o barato esta dentro do program que você modela e do que você determinaa "antes de exporta-lo" para o SP. Gostaria de salientar que o Andre Vieria (o nosso Administrador) teve uma sacada ótima em relação a esta dúvida específica.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
ScreamingFox:
Leva pra qualquer programa 3d q tenha render-to-texture ("RTT"), poe umas luzes legais e renderiza o material completo (vc tem q ter umas luzes bem distribuidas ai, pq ele vai renderizar o material completo assim como ele esta na cena (por exemplo se as luzes estiverem muito longe ou muito fracas, a textura pode ficar toda preta, etc...).

No caso do 3ds, vc aperta Zero, q e' a tecla de atalho pra RTT no 3ds...



@edit: Mas talvez de pra fazer coisa parecida direto no painter.. n sei pq nem nunca pensei nisso... mas e' facinho vc fazer o RTT pelo menos no 3ds.. Geralmente pessoal comeca as texturas com composicoes de RTTs e terminam no substance painter...

Bom dia Fox, muito obrigado pela respota, acredito que o caminho é este que você citou, eu não conhecia RTT, irei tentar isso sim muito obrigado.

Bom dia Marcelo e também muito obrigado pela resposta, mas eu refiz a pergunta, acredito que não fui muito claro antes hehehe'

Oi Lucas, tudo bem?

Inicialmente eu também entendi que você queria juntar vários Texture Sets do Substance Painter em apenas um, que é um assunto que venho conversando com o Marcelo Beglione há algum tempo e ainda não chegamos numa boa conclusão sobre isso.

Nas minhas pesquisas encontrei um Substance que a própria Allegorithmic fez com o Substance Designer e indica para unir os Texture Sets do Substance Painter, fica neste link: https://share.allegorithmic.com/libraries/2325

Porém, você quer que a imagem do Base Color, do Normal e do AO fiquem dentro de apenas uma imagem?

Isso não é possível, você pode ter o Base Color mais o AO ou o Normal Map mais o AO, pois não tem canais o suficiente para guardar duas imagens coloridas na mesma imagem.

A imagem colorida pode ter até 4 canais e vai gastar 3 para guardar as cores, então, sobra apenas um para adicionar um mapa em tons de cinza como AO ou Height Map.

Você pode colocar o AO ou o Height Map no canal Alpha de uma imagem colorida copiando e colando no Photoshop, o Alpha fica na aba Channels e funciona igual o Layer, é só criar um e colar qualquer imagem em tons de cinza.

Se quiser pode criar mais de um Alpha, mas dai terá que salvar em TIFF com Multi-Layers para guardar mais de um canal Alpha e tem que ver se o seu programa vai aceitar este tipo de imagem.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
hoje em dia tem como salvar a imagem em 2D vier , apartido do substance 2019  ja consegui fazer isso. 
Oi ciciliacarvalho, tudo bem?

A imagem do 2D View é justamente a textura que foi pintada no objeto, também pode mostrar os demais mapas gerados como Roughness, Metalic, Normal Map, AO, entre outros.

Portanto, para reproduzir o material em qualquer outro programa ou mesmo para visualizar as texturas fora do Substance Painter é só exportar usando a Export Window, este tutorial explica como fazer: https://www.youtube.com/watch?v=qVJMkgq3ULU

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707505.

Total de membros registrados: 135166

Últimos membros registrados: qdsakhba, Shishui026, vsdfvasdf, jvmferreira, THIAGO BARCELLOS, WASHINGTON.NBO, JessicaSNR, Rova.

Usuário(s) on-line na última hora: 797, sendo 3 membro(s) e 794 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ronaldo Junior, Shishui026, Gibran Farfud.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.