Oi Neosmar, tudo bem?
Tem alguns mapas procedurais do 3ds max que não precisam de mapeamento porque projetam a imagem nos 3 eixos igual a técnica Triplanar, o Cellular que o Screaming Fox indicou é um destes mapas, então, vai facilitar bastante a sua vida.
Além disso, será mais fácil criar detalhes na textura compondo com mapas procedurais, por exemplo, se copiar o mapa do Bump ou Displacement para o canal da cor poderá aplicar uma cor nas depressões e outra cor nas protuberâncias.
Porém, você só vai conseguir ver o o Cellular na Viewport com o tamanho correto se estiver trabalhando na unidade padrão do 3ds max, ou seja, Inches no System Unitys Setup, além é claro do objeto estar mapeado e em escala 100%, pois o Max gera um Bitmap do Cellular para exibir na Viewport, já que ele é um mapa procedural.
Então, no seu caso não vale a pena perder tempo mapeando o vírus e ficará melhor sem mapeamento com mapa procedural para não distorcer, então, é melhor ir ajustando e renderizando para ver como está no Mesh.
Você ajusta o tamanho do Cellular no Size, como mostra a segunda imagem em anexo.
Se aplicar o Cellular no Displacement vai realmente distorcer a malha criando bolinhas nos tentáculos, como mostra o exemplo em anexo.
Se aplicar o Cellular num material com SSS e colocar uma luz por trás, vai criar o efeito de Scattering nos tentáculos do vírus, como mostra o exemplo que postei em anexo.
Outra dica legal que o Screaming Fox passou na imagem que ele enviou em anexo foi colocar vários vírus desfocados no fundo, isso ajuda na profundidade da cena e na beleza também.
Abração e tudo de bom.
André Vieira