Bom dia Abilio. Como o André mostra ali, existe um campo de variações no gamma, mas não quer dizer que você consiga simplesmente reverter suas imagens para uma tonalidade corrigida. Quando começaram a recomendar a utilização do gamma 2.2 por exemplo, foi devido aos monitores que estavam no mercado e precisavam de uma quantidade maior de informações se fosse para transmitir corretamente.
Isso explicando a grosso modo, eu entendo os motivos de usar mas não posso dizer se é preciso meu fatos.
Enfim, em gamma 1.0 a imagem é muito contrastada, a gradução do preto ao branco não é sutil, não existe tanta tonaldade disponivel. Quando você tem uma imagem escura, é muito mais dificil você recuperar a sombra, mesmo se for um highlight (brilho), se "passou" do ponto, sub ou super exposto, é dificil recuperar o arquivo, precisaria ter mais de 16bits de cor pra vc trazer de volta e ainda ter essa informação bem escrita lá.
Eu digo isso por experiência em fotografia, quando você tem um arquivo RAW, que possui muito mais cores do que você esta vendo com os olhos, você contrala a intensidade da sombra ou do brilho. Mas por exemplo, uma foto da nikon vai ter mais informação do que uma canon ou sony, e ainda vai depender do modelo da câmera, mas os sensores da nikon possuem uma renderização diferenciada das cores, que é desenvolvida por eles.
Então no seu caso, se você tem uma cena com sombra em muito contraste, você conseguiria corrigir se o arquivo permitisse, não necessariamente você somente puxa o gamma de volta, por que toda a imagem vai ficar mais clara, mas o preto só vai virar um cinza escuro, não quer dizer que a você vai ver a informação que tinha lá.
Um arquivo em JPG não possui essa informação, ele é como um bake, depois que bateu o preto puro, ou branco puro não tem mais informação lá. Você pode controlar o branco ou o preto, mas não consegue retirar a informação de volta. Se sua cena esta feita em JPG, ou você teria que re iluminar, ou refazer os quadros em outros formato, mas se todo o workflow ta feito desse jeito, é mais complicado pra você mudar uma parte.
Espero ter ajudado com esse monte de texto, a gente tenta ser simples mas quando termina dá até preguiça!
Um abraço, ate mais!
Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710589.
Total de membros registrados: 138052
Últimos membros registrados: ADERSONS, elasticare, Acfabbri, MossTrimGummiesRezension, Diatea, Ashuran026, wmlink2step, LeoGuedes3D.
Usuário(s) on-line na última hora: 913, sendo 27 membro(s) e 886 visitante(s).
Membro(s) on-line na última hora: marcola, Leonardo, Fabrício, Starter, Alessandro.Marcos, renaz, gago, ADERSONS, Rodrigo, Pierrejr78, Osvaldo Arquiteto, Adalberto Rocha, Geraldo Nunes, Victor Mendonça, AlexTerra, mauricio prisco, tsmodelagem3d, João Von Rondow, Vladis, Celso Borttoloto, Duda, billypaul, Fabio Catelleno, Gibran Farfud, Fernando Cunha, Vlady, Marco Rocha.
Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .