Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

rafaelgmarotta   Belo Horizonte / MG - MG
clebercmds   Timbó - SC - SC
claudiosdr   Brasil - CE
johnnybise   São Paulo - AC

Portfólios Ver Mais

DanielMaia   João Pessoa - PB
Dexi   Belo Horizonte - MG
guilherme3394   Fortaleza - AC
guiguiluiz   Goiânia - GO

Problema com modelagem em poly.

Por: Antonio Neosmar  

Em: 05/04/2018 16:24

É... a ideia q eu falei seria uma coisa entre uma simulação e arcade, no sentido do gameplay (controle do carro... no caso do personagem fora do carro (o 'avatar' do jogador) seria em terceira-pessoa, com um sistema de criação de personagem pra poder tbm por a roupa apropriada (casual, de-praia, formal, etc..) no personagem).. Mas ao invés de ser centrado na questão de corrida e tal, ter um viés mais pro cenario (o q é o exato contrario do que acontece.. o normal de jogos de carro e corrida é q o carro em sí é bastante caprichado, só q o cenario, como se imagina q no decorrer do jogo vá passar mais rapido, não tem o mesmo capricho...)...  No caso o q eu queria fazer nesse "Joy Ride" seria tipo, o cara (jogador) escolhe uma epoca e um lugar, e então dessa epoca e lugar escolhe entre uns carros de luxo e tal.. E então dirige por representações 3d de lugares feitos com base em fotos historicas, com esses carros.. No caso com um uso bastante inteligente de LODs e level-streaming e tal.. Pra dar pro jogador dirigir rapido e sem prestar muita atenção no cenario, ou tbm pro jogador poder dirigir devagarinho e prestar bastante atenção no cenario... xd... 

Seria um jogo de carro (onde daria pra fazer corrida (com networking e etc..replicações e tal..), e tbm daria pra somente "dar uma volta de boa") com mais enfase nos cenarios.. com representações historicas dos lugares e tal... E daria pra por um bot q para nos lugares mais cenicos e tal.. Com outros e eles fariam "festinha" e tal... 

Por essas coisas q eu nem "defino" isso como um "jogo" mesmo e tal.. Tá mais pros umbrais da "experiencia" e tal... Um jogo de carros onde o cenario tem o mesmo capricho q o carro... Talvez um tipo interativo de "Visualização Urbanistica" XDDD.... 

O video é pra ilustrar à direção-geral do game =3..









A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi Neosmar, tudo bem?

Este problema de escala que o pessoal citou é muito importante, pois se não estiver trabalhando em escala real com um bom sistema de unidades tudo será muito mais difícil e problemas loucos aparecerão.

Mas fico feliz de saber que resolveu o problema reimportando a malha, realmente as vezes pode dar pau no arquivo ou na malha, mas não é muito comum.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi Screaming Fox, tudo bem?

Adorei a idéia do Joy Ride tendo como foco o prazer de dirigir o carro em vez de apenas apostar corrida, mas podendo apostar se quiser.

O projeto não é difícil de programar, o que mata é ter que modelar e texturizar tudo.

Você já viu o BeanNG Drive?
Em parte ele tem este estilo de poder dirigir sem compromisso, mas o mais interessante é o sistema de deformação realista em colisões que fizeram com o Apex Cloth da Nvidia.

No vídeo tem alguns exemplos: https://www.youtube.com/watch?v=7vGYVUCmxeI

Você não acha que ficaria legal um sistema parecido no Joy Ride?

Para mim o pior nos jogos de carros são eles baterem como um tijolo sem sofrerem dano algum.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Acho legal esse negocio das deformações na colisão e tal.. Tem uns jogos q vc pode regular se o carro leva dano ou não tbm.. Vi uns videos desse BeanNG, é bem legal o sistema deles mas as vezes parece q o carro é de papel qdo bate XD... Acho q, apesar de ser bastante interessante e inovador, por enquanto imagino ser mais vantajoso e de custo menor de processamento fazer com uma sequencia de varios morphs mesmo, e morphs com displaces tbm, etc.. O jogo com as colisões e amassamentos mais legais q eu lembro no momento é aquele "Burnout Paradise".. E o mais realistico na questão tecnica de direção (inclusive levando em consideração os danos no carro) é aquele GTR2, q eu nem jogo pq eu n consigo nem andar reto nesse jogo heheh (um amigo meu q joga aqui em casa.. o cara leva uns 25 minutos só configurando as mecanica do carro e tal XD)... 

Esse q vc falou achei bem interessante, mas me deu impressão de ser mais um experimento cientifico, ouvi dizer q umas empresas até estão pensando em usar esse 'jogo' previamente aos testes, antes de por um piloto de teste e tal.. isso é bastante interessante mesmo.. 

Imagino q realmente, algumas questões de programação ficaram mais simples, principalmente levando em consideração as coisas q ja tem nas engines modernas.. Principalmente algumas coisas relacionadas à fisica e tal... O q me preocupa nesse sentido é a questão de LODs (principalmente) pra coisas distantes e de Level Streaming (principalmente) pra detalhes.. no caso aí um desafio seria casar essas duas coisas, pra poder ter um nivel alto de detalhamento, junto com uma pista ou mapa aberto de tamanho satisfatorio.. 

O q eu tinha pensado, e concordo com vc q é realmente trabalhoso produzir todos os modelos e tal, seria algo mais no sentido de uma produção comunitaria e game gratis com um pouco de propaganda.. Por exemplo um cara (ou um time) da comunidade do game cria um cenario e alguns carros, e pode por propaganda no cenario (por exemplo outdoors ou coisas q não distoem muito do cenario) e a maior parte do dinheiro da propaganda iria pro time q fez o cenario, de acordo com o volume de uso do cenario.. etc.. Os criadores poderiam tbm vender assets do cenario q criarem, o q tbm geraria renda pra eles e de uma maneira bastante interessante (por exemplo o cenario seria tbm uma "vitrine" dos models urbanisticos (predios, postes, etc..) dos produtores.. Imagino q procedendo dessa maneira, já minimizaria bastante o problema do volume de produção...(por exemplo o cara poderia criar uma cidade bonita de época e tal, só pra ser legal de dirigir, e pra vender os models dele)..

(Ah.. e podia ter tbm uns "unlockables" (destravaveis), tipo o cara percorreu determinadas partes do cenario, ou saiu do carro e vai pra perto de um observatorio ou coisa assim, e "coleta" pontos, e tendo determinados pontos o jogador poderia usar esse carro de epoca num outro cenario de outro time, etc.. Por exemplo o cara "platina" ("platinar" em games modernos significa vc "coletar" todos ou quase todos os "coletaveis", etc.. esse "coletar" pode ser qualquer ação e tal.. (desde vc pegar uma foto turistica no chão, até vc jogar uma bola japonesa de papel aluminio polido pra distrair um OVNI te perseguindo, etc..)) a pista de "Portofino-1975" e então pode usar um carro de epoca desse cenario em outros cenarios de outras epocas, etc... XDD)

(E tbm poderia ter um tipo de conta do tipo "Desenvolvedor", e com esse tipo de conta o usuario poderia ja ter destravados os carros de epoca, pra usar em qualquer epoca... XD.. isso tbm iria deixar pessoal com vontade de produzir conteudo, o q eu acho muito bom tbm =D...)

No sentido de "urbanistico de época".. um jogo q posso dizer q é muito bom (não muito no sentido do sistema de direção, mas no sentido de vc poder curtir visualmente um cenario) é aquele jogo "The Saboteur" (ele teve muito pouca exposição na epoca, pq foi lançado praticamente junto com o Assassins Creed II, q teve um hype absurdo e tal).. nesse jogo vc é um irlandes maluco (q é piloto de corrida e tbm mecanico), na Paris da epoca da ocupação nazista, e q explode umas infra-estruturas nazistas.. Nesse jogo a cidade começa toda em preto e branco com detalhes coloridos (parecido com "Lista de Schindler", mas um pouquinho diferente) e dá um tema "noir" bastante bonito, e qdo vc mata algum general ou destroi algum equipamento nazista importante, a cor volta praquele bairro... Enfim.. esse é um jogo q eu acho bastante legal de dirigir por aí.. Pela questão de época e pela trilha sonora desse jogo q é simplesmente matadora (de boa).. 



@edit: Mas esse "jogo" ou "experiencia" é mais do tipo "conversa-de-bar" e tal, mas acho bem legal XD.. 
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi Screaming, tudo bem?

Eu não conhecia o Burnout Paradise, vi alguns vídeos dele no Youtube depois que você falou, achei legal que ele também amassa nas colisões, pois não conheço bem de jogos e o único que sabia que amassava era o BeamNG Drive.
Eu não tenho paciência para levar 25 minutos configurando o jogo, por isso que gostei da sua idéia misturando simulação e arcade, pois não pode exagerar na simulação para o jogo ficar divertido.

No BeamNG Drive o carro tem chassi, motor, escapamento e todas as portas abrem, então, quando bate amassa diferente conforme o lugar do impacto e a força da batida, alguns carros de competição têm estrutura tubular no cockpit e não amassam tão fácil, é super divertido destruir os carros pulando de penhascos ou correndo e dando numa árvore! KKKKKKKKK

Sobre os LODs e Level Streaming para o Joy Ride, é tranquilo, pelo menos no Unreal, pois basta definir a distância que deve trocar para outro LOD, mas se quiser pode programar a troca de LODs alterando a distância por Blueprint, então, poderia fazer mudar de LOD quando o carro se mover mais rápido.

O problema de modelar tudo é mais grave neste caso porque deseja reproduzir cenários reais, então, tem que fazer tudo, mas se fossem cenários fictícios daria para criar sistemas para gerar os cenários de forma procedural ou quase procedural.

Por exemplo, se modelar diversas fachadas ou prédios e diversos tipos de ruas, calçadas e tudo mais, pode criar tudo automaticamente com randomização automática apenas desenhando linhas no terreno do Unreal, pois o sistema vai distribuir os prédios, fachadas, ruas e calçadas automaticamente, você ainda pode selecionar qualquer um e trocar se achar que ficou repetido ou coisa parecida.
Estes sistemas de criação de cenários ajudam muito na construção dos Games, mas nem sempre dá para usar.

Entendo o que você falou sobre os coletáveis, isso é fácil de fazer e podem ser distribuidos aleatoriamente de forma automática pelo cenário se quiser, acho que este tipo de coisa ajuda a pessoa a explorar todo o Game.

Estes jogos que citou com urbanismo de época gastam uma fortuna em pesquisa e desenvolvimento dos objetos, acho que é uma das partes mais caras do projeto.
A melhor forma de conseguir os objetos é com a ajuda da comunidade mesmo, porque modelar sozinho é impossível e pagar uma equipe grande também.

Tinha que desenvolver um protótipo com 1 cenário e alguns carros para colocar nas redes e angariar fundos para aumentar.
Se você for juntar uma galera para fazer isso, pode contar com a minha ajuda para tudo que precisar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira




Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707673.

Total de membros registrados: 135275

Últimos membros registrados: pedroca27, j3ff3rson, fernando mourao, raven3ds, Rex12345, MKSW, Patrícia Filipa , gsleit123.

Usuário(s) on-line na última hora: 460, sendo 4 membro(s) e 456 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Le_Andro, raflixh, Osvaldo Arquiteto, mixel.amorim.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.