Acho legal esse negocio das deformações na colisão e tal.. Tem uns jogos q vc pode regular se o carro leva dano ou não tbm.. Vi uns videos desse BeanNG, é bem legal o sistema deles mas as vezes parece q o carro é de papel qdo bate XD... Acho q, apesar de ser bastante interessante e inovador, por enquanto imagino ser mais vantajoso e de custo menor de processamento fazer com uma sequencia de varios morphs mesmo, e morphs com displaces tbm, etc.. O jogo com as colisões e amassamentos mais legais q eu lembro no momento é aquele "Burnout Paradise".. E o mais realistico na questão tecnica de direção (inclusive levando em consideração os danos no carro) é aquele GTR2, q eu nem jogo pq eu n consigo nem andar reto nesse jogo heheh (um amigo meu q joga aqui em casa.. o cara leva uns 25 minutos só configurando as mecanica do carro e tal XD)...
Esse q vc falou achei bem interessante, mas me deu impressão de ser mais um experimento cientifico, ouvi dizer q umas empresas até estão pensando em usar esse 'jogo' previamente aos testes, antes de por um piloto de teste e tal.. isso é bastante interessante mesmo..
Imagino q realmente, algumas questões de programação ficaram mais simples, principalmente levando em consideração as coisas q ja tem nas engines modernas.. Principalmente algumas coisas relacionadas à fisica e tal... O q me preocupa nesse sentido é a questão de LODs (principalmente) pra coisas distantes e de Level Streaming (principalmente) pra detalhes.. no caso aí um desafio seria casar essas duas coisas, pra poder ter um nivel alto de detalhamento, junto com uma pista ou mapa aberto de tamanho satisfatorio..
O q eu tinha pensado, e concordo com vc q é realmente trabalhoso produzir todos os modelos e tal, seria algo mais no sentido de uma produção comunitaria e game gratis com um pouco de propaganda.. Por exemplo um cara (ou um time) da comunidade do game cria um cenario e alguns carros, e pode por propaganda no cenario (por exemplo outdoors ou coisas q não distoem muito do cenario) e a maior parte do dinheiro da propaganda iria pro time q fez o cenario, de acordo com o volume de uso do cenario.. etc.. Os criadores poderiam tbm vender assets do cenario q criarem, o q tbm geraria renda pra eles e de uma maneira bastante interessante (por exemplo o cenario seria tbm uma "vitrine" dos models urbanisticos (predios, postes, etc..) dos produtores.. Imagino q procedendo dessa maneira, já minimizaria bastante o problema do volume de produção...(por exemplo o cara poderia criar uma cidade bonita de época e tal, só pra ser legal de dirigir, e pra vender os models dele)..
(Ah.. e podia ter tbm uns "unlockables" (destravaveis), tipo o cara percorreu determinadas partes do cenario, ou saiu do carro e vai pra perto de um observatorio ou coisa assim, e "coleta" pontos, e tendo determinados pontos o jogador poderia usar esse carro de epoca num outro cenario de outro time, etc.. Por exemplo o cara "platina" ("platinar" em games modernos significa vc "coletar" todos ou quase todos os "coletaveis", etc.. esse "coletar" pode ser qualquer ação e tal.. (desde vc pegar uma foto turistica no chão, até vc jogar uma bola japonesa de papel aluminio polido pra distrair um OVNI te perseguindo, etc..)) a pista de "Portofino-1975" e então pode usar um carro de epoca desse cenario em outros cenarios de outras epocas, etc... XDD)
(E tbm poderia ter um tipo de conta do tipo "Desenvolvedor", e com esse tipo de conta o usuario poderia ja ter destravados os carros de epoca, pra usar em qualquer epoca... XD.. isso tbm iria deixar pessoal com vontade de produzir conteudo, o q eu acho muito bom tbm =D...)
No sentido de "urbanistico de época".. um jogo q posso dizer q é muito bom (não muito no sentido do sistema de direção, mas no sentido de vc poder curtir visualmente um cenario) é aquele jogo "The Saboteur" (ele teve muito pouca exposição na epoca, pq foi lançado praticamente junto com o Assassins Creed II, q teve um hype absurdo e tal).. nesse jogo vc é um irlandes maluco (q é piloto de corrida e tbm mecanico), na Paris da epoca da ocupação nazista, e q explode umas infra-estruturas nazistas.. Nesse jogo a cidade começa toda em preto e branco com detalhes coloridos (parecido com "Lista de Schindler", mas um pouquinho diferente) e dá um tema "noir" bastante bonito, e qdo vc mata algum general ou destroi algum equipamento nazista importante, a cor volta praquele bairro... Enfim.. esse é um jogo q eu acho bastante legal de dirigir por aí.. Pela questão de época e pela trilha sonora desse jogo q é simplesmente matadora (de boa)..
@edit: Mas esse "jogo" ou "experiencia" é mais do tipo "conversa-de-bar" e tal, mas acho bem legal XD..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..