Novataço de tudo, pedindo ajuda com escala.

Por: Snowmeow  

Em: 12/04/2018 09:46

Bom, eu não sou um artista em computação gráfica, mas sim, um entusiasta de games que está mexendo na EF-12, uma engine para jogos de luta 3D.

E há uma personagem cujas animações de luta eu baixei em FBX, mas preciso converter para XSI, e estou usando o Softimage pra isso.

Preciso reduzir o tamanho da animação para 12,3% do seu tamanho original, mas só tenho feito paçoca e o resultado final é um ponto minúsculo, e não a animação reduzida. Então, eu gostaria de saber, como proceder para conseguir a escala correta.

Desculpe se não está na área correta, e desculpe a "noobice".

No caso vc reescalou o objeto e não a velocidade da animação... Geralmente nos engines vc pode tbm controlar a velocidade de reprodução da animação, então acho q assim seria mais facil.. Hoje em dia é dificil ver gente mexendo no SoftImage, q apesar de ser um programa bom parece q foi descontinuado e tem pouca gente q mexe (então é mais dificil, em termos de cultura, se aprender esse programa no momento.. como tem pouca gente usando, vai ter muito menos tutoriais do q 3dsmax, Blender, etc..)..

Então, se eu entendi bem, vc quer reduzir o tempo da animação (deixar mais rapido, no caso).. Então vc só exportar a animação sem mexer nada, e alterar a velocidade de reprodução da animação na propria engine mesmo...  

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi Snowmeow, tudo bem?

Realmente vai ser bem mais difícil conseguir ajuda no Softimage por causa do que o Screaming Fox falou, o Softimage foi descontinuado pela Autodesk e possui muito poucos usuários.

Também como o Screaming comentou, normalmente nas Engines você pode ajustar facilmente a duração das animações, mas não dá para editar a animação, então, se a Engine que está usando não aceitar controlar a velocidade da animação ou se deseja editar a animação, realmente vai precisar de um programa 3D.

Infelizmente eu só poderei te ajudar com precisão no 3ds max, inclusive, se você pretende mais para frente criar suas próprias animações, o 3ds max é o programa mais indicado e mais amigável para isso, pois tem o Character Animation Toolkit que facilita muito a animação de personagens.

No Max tem várias formas de alterar a duração da animação, vou descrever 4 delas aqui para se você resolver tentar nele.

1- A forma mais comum é o Rescale Time, é só clicar no ícone Time Configuration no canto inferior direito da tela e clicar no botão Rescale Time na janela que aparece, como mostra a primeira imagem em anexo.
Assim vai exibir uma janelinha para você definir o Frame inicial e final da animação.

2- A segunda forma é com o Selection Range, primeiro precisa clicar com o botão direito na Timeline logo abaixo das Viewports, dai entra na opção Configure > Show Selection Range.
Assim vai aparecer uma barrinha em baixo da Timeline, então, é só selecionar todos os Frames da animação e arrastar a barrinha para aumentar ou diminuir a duração, como mostra a segunda imagem em anexo.

3- A terceira forma é com o Curve Editor, que fica no menu Graph Editors, ele abre uma janela com os Key Frames e as curvas da animação, então, você pode selecionar os Keys e usar o ícone Retime Tool, marcado em azul na terceira imagem em anexo.

OBS: Abra o Curve Editor com o objeto animado selecionado para exibir apenas os Key Frames dele.

4 - A quarta forma é com o Dope Sheet, que fica no mesmo menu Graph Editors, ele exibe uma janela parecida com o Curve Editor, mas só tem os Key Frames e os Tracks, ele também oferece mais recursos nos ícones da área superior para editar o tempo das animações, como mostra a quarta imagem em anexo.
Primeiro você precisa usar o ícone Select Time para selecionar os Tracks que deseja alterar, depois pode usar o Time Scale para modificar a duração.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711014.

Total de membros registrados: 138489

Últimos membros registrados: ManhoodPlusGummiesErgebnis, Corrinsbeierai, detoxmin, mathzurra05, jenafe, Young03Uzziah, FELIPERODRI@, isaque.220798.

Usuário(s) on-line na última hora: 530, sendo nenhum membro e 530 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Nenhum.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.