Oi Neosmar, tudo bem?
Primeiro eu quero agrader por me enviar o modelo que você fez deste carro que amo tanto, o carro onde curti a minha juventude, vou fazer um Rig para ele, vou configurá-lo em diversas cenas HDR e de estúdio em vários renderizadores, dai envio tudo para você.
Sobre a questão do Matte, ele é um objeto que não aparece no Render, em vez disso ele recebe sombras, reflexos e GI dos objetos 3D para projetar estes efeitos na foto de fundo, fazendo o objeto 3D ficar perfeitamente integrado com a foto.
No V-Ray tem duas formas de fazer, que eu saiba, uma usando as propriedades de Matte que ficam no V-Ray Properties, que é acessado clicando com o botão direito na Viewport com um objeto selecionado, como mostra a primeira imagem em anexo.
A outra forma é usando o material VRayMtlWrapper, mostrado na segunda imagem em anexo, quando aplica o VRayMtlWrapper no objeto ele sobrescreve as configurações que estiverem no V-Ray Properties.
Estes recursos são aplicados nos objetos que recebem as sombras e os reflexos do objeto 3D para projetá-los na foto, por exemplo, no Plane que coloca em baixo do carro para projetar a sombra dele na foto.
Mas suponha que tem um poste que deveria estar na frente do carro, mas como está na foto fica atrás dele na renderização, então, você pode modelar um cilindro para alinhar com o poste e aplicar o Matte nele, assim, quando renderizar vai aparecer o que estiver na foto de fundo e não o cilindro 3D, fazendo o poste ficar na frente do carro na imagem final, entende?
Portanto, para tudo isso dar certo precisa estar com a câmera perfeitamente alinhada com a perspectiva da foto de fundo e você faz isso com facilidade usando o Perspective Match do 3ds max, que fica no painel Utilities, aquele do martelinho.
Na semana passada eu divulguei um tutorial sobre isso, está neste link:
http://3d1.com.br/noticia/67079Agora, o problema que relatou com a Backplate é fácil de resolver, no Environment do 3ds max você aplica a Backplate com a opção Screen, pois é ela que vai aparecer no fundo da renderização.
A imagem HDR panorâmica usada para os reflexos e refrações você aplica no Environment do V-Ray com a opção Spherical Environment, o Environment do V-Ray fica dentro da aba V-Ray na janela Render Setup, como mostra a terceira imagem em anexo.
Obviamente precisa alinhar a posição da imagem HDR com a posição da Backplate para os reflexos ficarem na posição correta, o mesmo vale para a HDRI que usará na iluminação na Dome Light.
Se tiver alguma coisa que não entendeu é só falar que explico melhor o ponto.
Abração e tudo de bom.
André Vieira