Oi Lucas, tudo bem?
Não precisa ter o Substance Designer ou o Substance Painter para usar este mapa procedural no 3ds max ou em qualquer outro programa 3D, é só você gerar a textura no Substance Player que é um programinha gratuito para Substances.
Você baixa o Substance Player neste link:
https://www.allegorithmic.com/products/substance-playerEle vai servir para personalizar e gerar as texturas de qualquer material Substance que baixar da internet.
Quando abrir o arquivo SBSAR do Substance vai aparecer a esfera de exemplo, uma das texturas e as configurações do material Substance, como mostra a primeira imagem em anexo.
Você pode definir a resolução da textura no início das configurações e mais abaixo pode modificar os parâmetros para alterar o mapa procedural, portanto, cada um destes Substances permite criar vários mapas diferentes.
Quando estiver satisfeito com o resultado, é só clicar no Export As Bitmap marcado na primeira imagem em anexo.
Dai pode escolher onde salvar e vai gerar todas as texturas que esse Substance cria, no caso do revestimento de gesso ele cria os mapas de Height, Normal e AO.
Para renderizar em 3D você só precisa do mapa de Height, que é a mesma coisa do mapa Displacement.
Se você usa o V-Ray precisa aplicar o VRayDisplacementMod em cada placa de gesso que está no arquivo MAX de exemplo e adicionar a textura do Height Map no Slot dele, como mostra a segunda imagem em anexo.
Neste link tem o download do arquivo MAX de exemplo configurado com o V-Ray:
https://mega.nz/#!p7pjSZiC!aE5wZ0ypUkS8Z5NlvM8rpOT4-4aKycC2yOzBo34EfzEA última imagem em anexo mostra o exemplo da renderização deste arquivo no V-Ray.
Qualquer problema que tiver é só falar.
Abração e tudo de bom.
André Vieira