Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

robson cardoso   Londrina/PR - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Abducted47   Limeira/Americana - SP
Murilo_Zimmer   Nova Petrópolis-RS

Portfólios Ver Mais

joaomuringa   Campo Limpo Paulista
mse   Novo Hamburgo
Heltonciriaco   Natal/RN - RN

Importar de skateshup para 3d max 2018

Por: Antonio Neosmar P Silva  

Em: 09/09/2018 18:50

Boa noite pessoal. blz.

Estou tentando importar arquivos de Sckateshup para o max 2018, mas não sei como fazer, alguem pode me ajudar.

Aparece vários sinas de + no arquivo, não sei como ficam os materiais depois de importar, iluminação, e o renderizador.

Estou perdido. Preciso transformar em qrquivo do MAx 2018

Alguém pode me ajudar?

Abraço a todos.
Oi Neosmar, tudo bem?

Fico feliz de ver que você superou os problemas que apareceram na vida e voltou aos estudos de 3D, desejo toda a sorte do mundo para você.

Sobre a sua dúvida, o 3ds max tem um Plug-in para importar SKP que vem junto com o programa, porém, como sempre, eles não atualizam e dai não serve mais para nada, pois só importa arquivos antigos do SketchUp.

Se realmente precisa importar um arquivo recente no formato SKP sem converter para OBJ ou FBX, então, a única opção que eu conheço é o Plug-in de importação da Simlab.

O Plug-in é comercial e fica neste link: http://www.simlab-soft.com/3d-plugins/sketchup-to-3DSMAX-main.aspx

Sai mais barato exportar do SketchUp para algum formato de CAD que o 3ds max reconheça.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Obrigado André.
Perdi um trabalho pois não consegui trabalhar do skp para o max, fiz uma importação más não conseguia manipular, muito pesado. 

valeu obrigado.
abração
Oi Neosmar, tudo bem?

Eu fico triste de saber que perdeu o projeto por causa disso.

Não tinha como pedir para a pessoa exportar em outro formato em vez de SKP?

A documentação do SketchUp diz que ele exporta em FBX e OBJ, então, qualquer um destes dois formatos seria bem aceito pelo 3ds max.

A página que fala isso está neste link: https://help.sketchup.com/en/sketchup/using-sketchup-data-other-modeling-programs-or-tools

Sobre o peso do arquivo, se ele tiver muitos objetos pequenos soltos pela cena, fica mais pesado na Viewport do que se você anexar estes objetos com Attach.
Também pode transformar os objetos mais densos em Proxy para aliviar, como os telhados, por exemplo.
Ainda tem o Display As Box no Object Properties que pode usar para não exibir o Mesh dos objetos mais pesados na Viewport.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Boa tarde, pessoal, vou dar meu pitaco.
Eu pego alguns trabalhos modelados no sketchup para renderizar no max.  O máximo de tamanho que já me mandaram foi de uns 200 mb.  Demora para importar mesmo, parece que travou, mas depois de uns 20 minutos aparece na tela.  Seguinte, eu uso o max 2017, mesmo assim eu tenho instalado o sketchup para abrir o arquivo e salvar numa versão anterior, salvo até na versão 8 para garantir, aí importa sem problema.  Eu importo arrastando o arquivo através do windows explorer para uma janela do max, como eu disse demora, mas dá certo.  Dá problema de faces invertidas as vezes, os materiais que vem standard não tem reflexo, mas tem os mapas, assim tem que meio que refazer o material.  Alguns vem em arch design também, mas sem reflexos.  Se a pessoa modelou no sketch só num layer, tipo o zero, a malha vem uma só, se que alterar tem que ser no poly mesmo, fica bem confuso mas é por aí.   Os materiais pega com o conta gotas e vem em multi tipo 30 ou 50 materiais.  Aí eu crio o material com o mesmo mapa de cada um e arrasto pro referente no multi.  Eu dou desconto quando já vem modelado, mas no fundo dá praticamente o mesmo trabalho que modelar tudo, se contar que tem que consertar a malha.  Já pensei até em aprender a usar melhor o sketchup com vray para esse tipo de trabalho.  Bem, é isso, contei minha experiência, espero que ajude em algo. Abraço povo.
Oi Byboca, tudo bem?

Eu agradeço muito por você compartilhar a sua experiência aqui com a gente, assim, além de ajudar o Neosmar, também vai ajudar quem estiver pesquisando sobre isso na internet e encontrar o tópico.

Eu não conheço nada de SketchUp, você já tentou exportar o projeto dele em FBX ou OBJ como diz ser possível na documentação do programa para ver se chega melhor do que em SKP antigo?

Abração e obrigado novamente.

André Vieira
Valeu moçada. 

Obrigado a todos.
Testei aqui.  Obj deu um "error vertex alguma coisa".  Mas FBX realmente veio com materiais standard com seu brilho correto.  Algumas faces invertidas, mas isso se resolve fácil, assim não precisa criar materiais de novo, a menos que queira materiais vray ou arch design.  Valeu André por instigar, eu estava importando em .skp achando que era a forma mais correta.  A princípio, então, FBX é mais produtivo.  Vou continuar com obj para encontrar o erro.
Oi Byboca, tudo bem?

Eu que agradeço por você dedicar parte do seu tempo para testar e esclarecer essa minha dúvida, também fico feliz da vida de saber que ajudou a encontrar uma forma melhor de intercâmbio entre o SketchUp e o 3ds max.

Assim, quando alguém perguntar poderei indicar o formato FBX com certeza e não apenas por especulação.

Sobre as faces invertidas, primeiro eu tentaria usar o modificador Normal com a opção Unity habilitada, se não desse certo ligaria o Face Orientation no Views > XView para identificar facilmente as faces invertidas e iria dando Flip no Editable Poly.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707504.

Total de membros registrados: 135164

Últimos membros registrados: vsdfvasdf, jvmferreira, THIAGO BARCELLOS, WASHINGTON.NBO, JessicaSNR, Rova, djsoul, LETICIACRISTINA77.

Usuário(s) on-line na última hora: 733, sendo 16 membro(s) e 717 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Wamdersilva, Nuno, wdesign2006, magster, Fernandostd44, Abilio, vsdfvasdf, Reinaldo Silva, Le_Andro, Carlos E. Nogueira, nandao, Frederico Wagner N. R., Roberlane Godoi, Thiago Couto, ricardo duarte, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.