datasmit melhor que fbx?

Por: JMDesign  

Em: 27/09/2018 10:16

a pergunta diz tudo
Att: João Maciel.
Oi Jm, tudo bem?

O Datasmith também exporta em FBX, pois a única outra forma de levar modelos para o Unreal é Almenbic, então, pode comparar Alembic com FBX, mas não Datasmith com FBX.

O Datasmith é um conjunto de Plug-ins e Scripts para facilitar o intercâmbido de modelos entre os programas 3D e o Unreal, então, ele aplica mapeamento automático no segundo canal UV, cria materiais do Unreal similares aos materiais aplicados na cena no Max, também cria luzes similares, entre outros detalhes, mas os objetos são exportados em FBX.

Porém, nem tudo fica perfeito, principalmente por causa do mapeamento automático, então, é bom dar uma geral em todos os objetos depois do Bake para ver se algum apresentou problemas no sombreamento.
Outro inconveniente é a organização e nomenclatura dos objetos importados, dificultando o trabalho de criar interações, também tem o problema da eficiência, porque o Datasmith cria um material Unreal para cada material da cena, enquanto que o correto é você criar alguns materiais com as principais propriedades que precisa e usar instâncias dele nos objetos da cena.

Então, resumindo, se você tem uma ótima máquina com uma ótima placa de vídeo e pretende apenas criar imagens das cenas em alta resolução ou animações, tudo em Real-Time, pode usar o Datasmith que vai ser uma mão na roda.

Agora, se você quer criar maquete interativa para o próprio cliente passear por tudo, abrir portas, janelas, acender e apagar luzes, trocar cores, materiais e texturas de objetos, etc., tem que trabalhar como se estivesse fazendo um jogo que precisa rodar em equipamentos com placas inferiores a sua, portanto, tem que fazer tudo da forma mais eficiente possível e dai o Datasmith não serve.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
e alembic é melhor que fbx?
Att: João Maciel.
Oi JM, tudo bem?

O formato Alembic ainda é experimental no Unreal, mas é útil para importar animações de vértices como a simulação de um tecido, por exemplo.
Não sei porque o Unreal não importa animação de vértices em FBX, pois o Unity importa.

Normalmente vai usar sempre FBX, seja para objetos estáticos, personagens e animações com Bones, apenas nos casos que a animação está ambutida nos vértices do Mesh que precisa do Alembic.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
obrigado
Att: João Maciel.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707598.

Total de membros registrados: 135218

Últimos membros registrados: Defending, André.fs, LUHIDALGO, Fnoronhars , annarafaellab, kennedy337, eurafaeldavila220, Omyketoukreviews.

Usuário(s) on-line na última hora: 1022, sendo 2 membro(s) e 1020 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: magster, Victor Mendonça.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.