Oi Jm, tudo bem?
O Datasmith também exporta em FBX, pois a única outra forma de levar modelos para o Unreal é Almenbic, então, pode comparar Alembic com FBX, mas não Datasmith com FBX.
O Datasmith é um conjunto de Plug-ins e Scripts para facilitar o intercâmbido de modelos entre os programas 3D e o Unreal, então, ele aplica mapeamento automático no segundo canal UV, cria materiais do Unreal similares aos materiais aplicados na cena no Max, também cria luzes similares, entre outros detalhes, mas os objetos são exportados em FBX.
Porém, nem tudo fica perfeito, principalmente por causa do mapeamento automático, então, é bom dar uma geral em todos os objetos depois do Bake para ver se algum apresentou problemas no sombreamento.
Outro inconveniente é a organização e nomenclatura dos objetos importados, dificultando o trabalho de criar interações, também tem o problema da eficiência, porque o Datasmith cria um material Unreal para cada material da cena, enquanto que o correto é você criar alguns materiais com as principais propriedades que precisa e usar instâncias dele nos objetos da cena.
Então, resumindo, se você tem uma ótima máquina com uma ótima placa de vídeo e pretende apenas criar imagens das cenas em alta resolução ou animações, tudo em Real-Time, pode usar o Datasmith que vai ser uma mão na roda.
Agora, se você quer criar maquete interativa para o próprio cliente passear por tudo, abrir portas, janelas, acender e apagar luzes, trocar cores, materiais e texturas de objetos, etc., tem que trabalhar como se estivesse fazendo um jogo que precisa rodar em equipamentos com placas inferiores a sua, portanto, tem que fazer tudo da forma mais eficiente possível e dai o Datasmith não serve.
Abração e tudo de bom.
André Vieira