Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Guilherme Galiciani   São Caetano do Sul - SP - SP
Alexandro   Cascavel - PR
woshngton   Guarulhos - SP - SP
lzanlorenzi11   curitiba - AC

Portfólios Ver Mais

ss90Gamer   MG - Contagem / R.Jaguara - MG
R.A.Diniz   Itaperuna - RJ
Rafah   Rio de Janeiro - RJ
Xiko Gomes   Av. J 1332B - CE

Unwrap UVW

Por: Saulo  

Em: 12/11/2018 17:35

Pessoal, 

 

Alguem sabe se existe uma ferramenta , onde  é possivel deixar simétrico o espaçamento dessas linhas, sem que eu tenha que ficar ajustando isso manualmente?

Oi Saulo, tudo bem?

Geralmente já fica tudo retinho quando mapeia com o Unfold Strip nestes casos de ruas, calçadas e demais objetos lineares.

Respondendo diretamente a sua pergunta, agora que já está com o Ring de Edges selecionado, é só clicar no ícone Space Vertically, que aparece no canto inferior direito do menu Quick Transform, o primeiro na lateral do editor do Unwrap, como mostra a imagem 6 em anexo.

Porém, gostaria de aproveitar para te mostrar como é super fácil mapear ruas e similares, seja Low ou High Poly.

Segue o passo a passo:

1- Fiz uma rua igual a sua, mas com mais polígonos no interior, pelo menos um Loop de Edges no meio da rua ajuda bastante em várias situações, no caso eu coloquei 2 Loops para complicar, mas poderia ter quantos quiser.

OBS: Se deseja mesmo uma rua bem Low Poly sem nenhum Loop no centro, no final do mapeamento você pode removêlos colapsando em Poly, selecionando o Loop e teclando CTRL+Backspace.

2- Aplique o Unwrap, entre no Sub-Object Edge, selecione qualquer Edge em qualquer Loop do interior e clique no ícone Loop XY Edges, o item B na imagem.
Assim, vai selecionar o Loop todo no sentido da rua, dai é só clicar no Unfold Strip para mapear automaticamente, é o item C na imagem.

3- Abrindo o Editor do Unwrap verá que a rua está mapeada com todos os Loops de Edges alinhados, como mostra a imagem 3.
Porém, está numa escala imensa e vai precisar afastar bastante para ver.
Mas é só entrar no modo Polygon, teclar CTRL+A para selecionar tudo e aplicar o Pack Uvs que fica dentro do menu Tools, como mostra o passo 8.

4- Entretanto, supondo-se que os vértices estejam bagunçados é fácil alinhar.
Eu movi vários vértices aleatoriamente para desalinhar os Loops como mostra a imagem 4.

5- Depois selecionei um dos Loops transversais dando dois cliques numa das Edges dele, em seguida cliquei no ícone Ring UV marcado na imagem 5 para selecionar todos os Loops transversais.

6- Dai é só clicar no Space Vertically para alinhar.

7- Fiz a mesma coisa com os Loops longitudinais, selecionei um deles dando dois cliques em uma das Edges, depois cliquei no ícone Ring UV para selecionar todos e no final cliquei no ícone Space Horizontally, pois agora o sentido do espaçamento é horizontal.
Desta forma a malha volta a ficar alinhada perfeitamente.

8- Para a texturização ficar legal e poder usar em qualquer lugar, seja nos Softs 3D ou nas Engines de Games, é importante manter as ilhas de mapeamento dentro da área útil do UV.
Então, no final de tudo você entra no modo Polygon, tecla CTRL+A para selecionar todas as ilhas de mapeamento, que no caso da rua é uma só, dai entra no menu Tools e clica no Pack UVs.

É só dar OK na janelinha que aparece e o mapeamento ficará contido na área útil do UV.

Porém, como a rua é muito mais longa do que a sua largura, ela acaba ocupando uma pequena área útil do UV, exigindo que use texturas em alta resolução e/ou ladrilhe muitas vezes, problema que é comumente chamado de Textel Density.

Portanto, para melhorar o Textel Density e aumentar a área de mapeamento usada pelos polígonos, você deve usar o Scale Horizontal para alargar a rua até ela ficar do tamanho da textura, também pode usar o Move Horizontal para alinhar a rua com a textura.

Você habilita a exibição da textura aplicada no objeto acessando a listinha que aparece no canto superior direito da janela do Unwrap, assim, pode alinhar perfeitamente.

9- Depois que fechar o Unwrap você pode aumentar o ladrilhamento da textura em U ou V conforme a direção da textura, no meu caso foi em V.
O Offset permite mover a textura no sentido da rua, o Tiling ladrilha fazendo repetições no sentido da rua e o Mirror espelha no sentido da rua, eu usei o Mirror porque a minha textura não repete perfeitamente e o Mirror ajuda a esconder a emenda.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707507.

Total de membros registrados: 135168

Últimos membros registrados: Fastburndiets, Neesaun, qdsakhba, Shishui026, vsdfvasdf, jvmferreira, THIAGO BARCELLOS, WASHINGTON.NBO.

Usuário(s) on-line na última hora: 623, sendo 3 membro(s) e 620 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: pinart, Junior, Allen Anderson.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.