Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Max Idalgo   são paulo - MG
Murilo_Zimmer   Nova Petrópolis-RS
dallest91   Porto Alegre - RS - RS
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR

Portfólios Ver Mais

arbarcelos   Porto Alegre
DouglasdaRocha   Blumenau - AC
Eliot   Santos - AC

Informações sobre skilight

Por: jorgegpereira  

Em: 04/12/2018 09:17

como faço para manipular área de sombra utilizando o recurso de iluminação do skilight do 3dmax 2009?
Essa área de sombra tu diz como deixar com sombreamento de forma a aparecer os detalhes de modelagem da cena?

seria mental ray?

Se for o caso aumente o valor de Initial FG Point density do Final Gather. Talvez em torno de 1,0 ou 2,0 no valor.

tu tem a cena de exemplo?
Eu aumento o valor, clarea a imagem toda mas as parte escura como o fundo da varanda continua muito escuro
tenho,  mas como faço para postar ela aki?
aki esta a imagem
veja as varandas, estão muito escuras
olha outra imagem
veja como as varandas estão escuras?
tu está usando mental ray, né?

ao invés de usar Skylight use mr sky do sistema daylight, pois obterá resultados de sombreamento melhores. Só use skylight se for configurar iluminação no modo IBL, porém no 3ds max 2009 não há esta opção (somente a partir da versão 2012 que há por meio de script).

Há alguns ciudados que tu deve tomar para que o sombreamento fique melhor.
- a escala da cena deve estar correta.
- a resolução da imagem renderizada também influencia. Para testar a iluminação sempre mantenha a imagem na resolução final. Em resolução pequenas a qualidade do sombreamento diminui mantendo a mesma configuração de iluminação.
- o gi depende de objetos ao redor do modelo para que os raios da iluminação indireta possam ser rebatidos e gerar gi adequado. Se você inserir um pequeno plane que servirá de terreno para o prédio muitos raios não serão rebatidos em objeto algum e a iluminação indireta ficará escura deixando as sombras mais escuras ainda. Se tu inserir um plane grande em relação ao prédio grande parte dos raios serão rebatidos nesse plane e depois no prédio resultando em iluminação indireta mais intensa e deixando as sombras mais claras (fracas).

No Final Gather tu pode configurar alguns parâmetros para melhorar o sombreamento, mas de forma que o tempo de renderização não seja muito grande:
- initial fg point density: quanto maior o valor melhor será a qualidade do sombreamento. Tu pode deixar no valor de 0,5 para testar.
- rays per fg point: quando maior o valor terá maior suavização de granulados (ruídos). Pode deixar em torno de 150.
- interpolate over num. fg point: quanto maior o valor menor será a qualidade do sombreamento e sem granulado. Quanto menor o valor maior será a qualidade do sombreamento, porém com muitos granulados. Pode deixar no valor padrão (30), já que valores menores, apesar de melhorar a qualidade do sombreamento irá resultar em muitos granulados fazendo com que tu aumente muito o valor de rays per fg point.

Agora se tu quer a máxima de qualidade deixe o valor de interpolate over num. fg point em 0 (zero) que daí terá cálculos em brute force. Tu poderás até diminuir o initial fg point density para 0,2, mas com valores de rays per fg point em torno de 500 para tirar os granulados. Leve em conta também que o tempo de renderização será bem alto.

Uma outra opção que tu também tem seria usar ambient occlusion ao invés de configurações elevadas no final gather. O ambient occlusion é configurado em cada material e sempre deixe marcado o exact ao para ter resultados de sombreamento que se comportam conforme a iluminação da cena respeitando-as.
Obrigado, vou tentar, depois te mostro o resultado.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707495.

Total de membros registrados: 135152

Últimos membros registrados: tavin21, cynthh_, renatosiqueira740, Mario Santos, Bunny, Evandrotrindade1, HAIRA, agenttina1.

Usuário(s) on-line na última hora: 705, sendo 21 membro(s) e 684 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Gabriel.C, Juarez, Henrique Ribeiro, Victor Mendonça, Joao Barreto, JMDesign, Le_Andro, Reinaldo Silva, cretz, Abilio, Moura, Adalberto Rocha, Ronaldo Junior, cadplan85, claro_lima, tavin21, Felipe Duarte, Fabio Catelleno, Lucas Reis, Alexandre Longo, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.