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Informações sobre skilight

Por: jorgegpereira  

Em: 04/12/2018 09:17

Jorge uma pergunta porquê de ainda utilizar o Mental Ray?
O 3ds Max que ele tem é antigo (2009).
Oi Jorge, tudo bem?

A Skylight emite a mesma quantidade de luz por todos os lados, então, gera um sombreado bem difuso e as partes mais escondidas ficam mais escuras mesmo se não tiver GI na cena.

Se não deseja marcar a posição do sol com luz direta e sombra bem definida, você consegue muito mais controle no sombreado usando apenas o Ambient Occlusion do material Arch&Design em vez da Skylight, ele vai produzir o mesmo sombreado da Skylight, mas com muito mais qualidade.

Eu sugiro que tente iluminar com o Daylight como o New indicou, é a melhor opção, pois assim terá o céu físico com a posição do sol para emitir luz direta e marcar mais as sombras, além de aparecer nos reflexos, dai é só posicionar o Daylight para o sol pegar nas varandas, também é importante usar o controle de exposição para balancear melhor a claridade da imagem, você acessa o controle de exposição teclando 8.

Fica até difícil sugerir boas opções porque você está usando uma versão muito antiga do Max e do Mental Ray, se não me engano o Max 2009 não tinha Diffuse Bounces e dai precisa configurar com Photons e Final Gather, coisa que é completamente inviável nos dias de hoje.

Se tiver o parâmetro Diffuse Bounces no Final Gather, é só criar o Daylight com as luzes MR Sun e MR Sky, colocar 3 no Diffuse Bounces do Final Gather e pronto, não precisa mexer em mais nada, apenas no Antialiasing para não serrilhar a imagem.
Porém, se não tem Diffuse Bounces, será necessário configurar Photons para criar GI porque o Final Gather não produzia GI naquela época, apenas suavizava o mapa de Photons.

Eu garanto para você que vale a pena atualizar o seu Max pelo menos para o 2014, não terá muita diferença no peso do programa no seu PC, mas a diferença na qualidade e na facilidade de configuração do Mental Ray será bem maior.
Porém, estando no Max 2014 você já poderá usar um renderizador mais moderno como V-Ray, Corona ou Redshift, com qualquer um destes você vai renderizar 100 vezes mais rápido do que renderiza hoje no Mental Ray sem trocar de PC!!!!
Pense nisso.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Esqueci de mencionar o Diffuse Bounces como o André havia dito. No help do 3ds Max recomenda-se valor entre 3 a 7. Com ele as partes sombreadas ficarão mais claras. No 3ds Max 2009 e também na versão 9 possuia o diffuse bounces.

Como recomendado pelo André troque a versão do seu 3ds Max.
Oi New, tudo bem?

Agradeço muito por me lembrar que o Max 2009 tinha Diffuse Bounces, eu estou ficando velho e já não lembro mais das coisas antigas como lembrava antes.

Se tem Diffuse Bounces já fica bem mais fácil configurar, pois só de lembrar da configuração dos Photons dá vontade de chorar. rsrsrsrs

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi Jorge, tudo bem?

Se o seu Mental Ray do Max 2009 tem o Diffuse Bounces, é super fácil de configurar uma boa renderização, porém, tem o problema da demora para renderizar se comparado com o V-Ray, por exemplo.

Segue o passo a passo:

1 - Crie o Daylight pela vista Top e dê OK nas duas mensagens que aparecem, assim, ele vai aplicar o Physical Sky e o Exposure Control automaticamente.
O Daylight fica no painel Create > Systems

Com o Daylight selecionado, acesse o painel Modify e coloque as luzes MR Sun e MR Sky, como mostra a primeira imagem em anexo.

2- Se quiser também pode ajustar a posição do sol no planeta para ficar mais parecido com o sol no Brasil, você faz isso selecionando o Daylight e entrando no painel Motion.
Lá tem a hora, dia e ano, além do Get Location para posicionar o sol no planeta, como mostra a segunda imagem em anexo.

3 - Em todos os materiais que aplicar, acesse o menu Special Effects e habilite o Ambient Occlusion com as configurações que mostrei na terceira imagem em anexo, 24 Samples e 50 cm no Max Distance.
É muito importante marcar a opção Use Colors From Other Materials (Exact AO).

OBS: Não precisa configurar o AO em vidros, cromados e materiais pretos.

4 - A forma mais fácil e eficiente de configurar o Mental Ray é criar o sombreado refinado com o AO nos materiais e deixar o Final Gather apenas para o rebatimento da iluminação, pois se tentar usar o Final Gather para gerar o sombreado refinado vai levar anos renderizando.

Portanto, basta teclar F10 para entrar no Render Setup, acessar a aba Indirect Illumination no seu caso, pois apenas nas versões mais novas que mudaram para Global Illumination, e colocar 3 no Diffuse Bounces, como mostra a quarta imagem em anexo, em cenas internas use 5 ou 6.

A única outra configuração que precisa fazer é do Antialiasing, para eliminar o serrilhado na imagem, então, é só entrar na aba Renderer e colocar 1 no Min e 16 no Max, como mostra a quarta imagem em anexo.

Pronto, pode renderizar.

5 - Porém, por padrão o Exposure Control estará com o valor 15 no EV, que costuma ser alto e deixar a imagem mais escura.
Então, é só teclar 8 para abrir o Environment, também pode acessar pelo menu Rendering  > Environment, e diminuir o valor do EV para 14 ou 13 conforme o horário que definiu no Daylight.

O EV clareia e escurece a imagem, se diminuir o valor clareia e se aumentar escurece.

É só isso, creio que assim suas imagens ficarão melhores e vão renderizar rápido para os padrões do Mental Ray, o meu exemplo levou 4 minutos e meio como mostra a última imagem.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

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