Oi Jorge, tudo bem?
Se o seu Mental Ray do Max 2009 tem o Diffuse Bounces, é super fácil de configurar uma boa renderização, porém, tem o problema da demora para renderizar se comparado com o V-Ray, por exemplo.
Segue o passo a passo:
1 - Crie o Daylight pela vista Top e dê OK nas duas mensagens que aparecem, assim, ele vai aplicar o Physical Sky e o Exposure Control automaticamente.
O Daylight fica no painel Create > Systems
Com o Daylight selecionado, acesse o painel Modify e coloque as luzes MR Sun e MR Sky, como mostra a primeira imagem em anexo.
2- Se quiser também pode ajustar a posição do sol no planeta para ficar mais parecido com o sol no Brasil, você faz isso selecionando o Daylight e entrando no painel Motion.
Lá tem a hora, dia e ano, além do Get Location para posicionar o sol no planeta, como mostra a segunda imagem em anexo.
3 - Em todos os materiais que aplicar, acesse o menu Special Effects e habilite o Ambient Occlusion com as configurações que mostrei na terceira imagem em anexo, 24 Samples e 50 cm no Max Distance.
É muito importante marcar a opção Use Colors From Other Materials (Exact AO).
OBS: Não precisa configurar o AO em vidros, cromados e materiais pretos.
4 - A forma mais fácil e eficiente de configurar o Mental Ray é criar o sombreado refinado com o AO nos materiais e deixar o Final Gather apenas para o rebatimento da iluminação, pois se tentar usar o Final Gather para gerar o sombreado refinado vai levar anos renderizando.
Portanto, basta teclar F10 para entrar no Render Setup, acessar a aba Indirect Illumination no seu caso, pois apenas nas versões mais novas que mudaram para Global Illumination, e colocar 3 no Diffuse Bounces, como mostra a quarta imagem em anexo, em cenas internas use 5 ou 6.
A única outra configuração que precisa fazer é do Antialiasing, para eliminar o serrilhado na imagem, então, é só entrar na aba Renderer e colocar 1 no Min e 16 no Max, como mostra a quarta imagem em anexo.
Pronto, pode renderizar.
5 - Porém, por padrão o Exposure Control estará com o valor 15 no EV, que costuma ser alto e deixar a imagem mais escura.
Então, é só teclar 8 para abrir o Environment, também pode acessar pelo menu Rendering > Environment, e diminuir o valor do EV para 14 ou 13 conforme o horário que definiu no Daylight.
O EV clareia e escurece a imagem, se diminuir o valor clareia e se aumentar escurece.
É só isso, creio que assim suas imagens ficarão melhores e vão renderizar rápido para os padrões do Mental Ray, o meu exemplo levou 4 minutos e meio como mostra a última imagem.
Abração e tudo de bom.
André Vieira