Animar rotação e ir acelerando?

Por: eduardo.dapper1977  

Em: 16/01/2019 16:44

Olá pessoal, tudo bem?
Estou precisando fazer uma animação onde uma peça começa a girar lentamente e vai acelerando a sua rotação ao longo do tempo, como faço? tem algum material/tutorial que possa ensinar a fazer isso?

Desde já, obrigado!!!

Abraços!!
Eu acho que é como na realidade, imagina no inicio ele roda 5º em 20 frames depois vai aumentando tipo no final nesses 20 frames ele roda os 360º, eu faria assim.
Oi Eduardo, tudo bem?

Você pode ir incrementando a rotação como o Fernando disse, por exemplo, coloca no Frame 10 e gira 3.6 graus, depois coloca no Frame 20 e gira 7.2 graus, assim por diante.
Ou então o oposto, gira a mesma quantidade de graus diminuindo a distância entre os Frames.
Por exemplo, gira sempre 36 graus, mas primeiro do Frame zero ao 30, depois do 30 ao 50 e assim vai.

Mas tem um jeito simples que não exige cálculos e facilita o controle exponencial da velocidade da rotação, que seria chato de calcular matematicamente.

Segue o passo a passo:

1- Habilite o Snap de rotação teclando A, depois habilite o Autokey para animar, mova para o Frame 20 e gire a peça 180 graus, como mostra a imagem 1 em anexo.
Não pode girar 360 de uma vez só porque zero e 360 é a mesma coisa e a peça não vai girar.

2- Então, agora coloque no Frame 40 e gire mais 180 graus.
Em seguida, continue girando 180 graus a cada 20 Frames até chegar na quantidade de rotações que desejar, como mostra a imagem 2 em anexo.
Você pode escolher outro intervalo de Frames se quiser, como de 40 em 40 Frames, por exemplo.
Quanto maior o intervalo, mais lenta será a rotação inicial.

3- Com a peça selecionada, abra o Track View - Curve Editor no menu Graph Editors.
Assim, verá a curva da animação que será praticamente uma reta inclinada, como mostra a imagem 3 em anexo, e isso faz o objeto girar de forma constante.

4- Selecione na lista lateral apenas o eixo que usou para girar a peça, no meu caso foi o eixo X, como mostra a imagem 4 em anexo.
Depois, selecione todos os Key Frames da curva e clique no ícone Set Tangents to Smooth, que está marcado na imagem 4.

5- Este gráfico mostra o valor da rotação em relação ao tempo, como marquei na imagem 5.
Então, quanto mais alto estiver cada Key Frame da curva, mais rápido vai girar.
Portanto, é só você clicar no ícone do Move para escolher o Move Keys Vertical, como está marcado na imagem 5, para mover apenas para cima e para baixo.
Dai mova os Keys do lado direito bem para cima, deixando os Keys iniciais nas mesmas posições ou até abaixando se quiser deixar a rotação mais lenta no início.
O importante é manter uma curva suave igual aparece na imagem 5 para não ter variações bruscas na rotação.

6- Se quiser pode manter a velocidade final da rotação para sempre habilitando o Out-Of-Ranges, dai a velocidade vai aumentar até o Frame que definiu e depois continuará girando para sempre com essa mesma velocidade.
É só entrar no menu Edit > Controller > Out-Of-Range Types, como mostra a imagem 6.

7- Dai vai aparecer a janelinha do Out-Of-Ranges e só precisa marcar a opção Linear na setinha de entrada e de saída, como mostra a imagem 7.
Assim, você verá que a curva vai continuar subindo para sempre e o objeto vai continuar girando mesmo depois do último Key Frame que definiu.

Qualquer dúvida ou problema é só falar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

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