Andre Vieira:Grande André!!!
Oi Alexandre, tudo bem?
As suas perguntas são excelentes, pois você vai sempre no ponto crítico das coisas!!!
É fácil fazer o que deseja, só precisa colocar o Node StaticSwitchParameter para escolher entre só a cor e a textura com multiplicador de cor, como mostra a primeira imagem em anexo.
Digita Switch na lista de Nodes que ele vai aparecer.
O Switch funciona como um Boolean de Falso e Verdadeiro, Sim e Não, então, ele cria um caixinha de seleção na instância do material para você ligar e desligar, como mostra a segunda imagem em anexo.
Com o Switch desabilitado na opção Falso, o material vai exibir os Nodes conectados no Falso como os parâmetros Textura e Cor Textura, igual aparece na segunda imagem.
Com o Switch habilitado na opção Verdadeiro, o material vai exibir os Nodes conectados no Verdadeiro, dai não aparece mais o parâmetro Textura e nem mesmo o Cor Textura, agora aparece apenas o parâmetro Cor, como mostra a terceira imagem em anexo.
Os parâmetros fora do Switch aparecem com ele ligado ou desligado, como o Metalic e o Rough.
Portanto, é como se tivesse dois materiais em um, compartilhando parâmetros, e isso não é eficiente porque na compilação ele vai gerar todas as possibilidades do material em Shaders diferentes, ou seja, neste exemplo que postei serão gerados 2 Shaders, nada grave, mas se você colocar um Switcher dentro do outro o aumento será exponencial e pode gerar centenas de Shaders.
Por isso tem que tomar cuidado com o uso do Switcher, neste exemplo não fica pesado como eu disse, mas o ideal seria criar dois Shaders Master, um apenas para usar com texturas e outro apenas para usar com cores, assim você terá dois Shaders que podem ser bem complexos sem um interferir no outro.
Uma dica legal neste caso é usar uma imagem de amostra só para preencher o parâmetro em vez de usar um Switch para ligar e desligar, por exemplo, se você colocar uma imagem branca de 64 x 64 Pixels como textura, poderá usar o parâmetro da cor da textura para definir qualquer cor no material sem o Switch e quando quiser aplicar textura é só trocar a imagem branca pela textura, o resultado será exatamente o mesmo e vai economizar bastante.
Abração e tudo de bom.
André Vieira
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