Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

gutobocchi   Ribeirão Preto - SP
An3dre   Araras / SP - SP
Flavio Novi   Ribeirao Preto
Clovis.L   São Paulo - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

iarcheski   Chapecó - SC - AC
ken3d   brasil - AC
guarabana   Galicia, España
Tiago   Portugal

Renderizar para fotogramas

Por: SERPA  

Em: 05/02/2019 17:46

Eu estou com uma animação que vai consumir um tempo se eu colocar pra renderizar toda de uma vez.

Gostaria de saber como eu renderizo pra fotogramas, aos poucos, tipo 50 frames hj, mais 50 amanhã...

E depois juntar tudo isso em uma animação?
na janela do render setup...> aba common

time output
range: 0 (aqui não altere o valor)     to: 50 (aqui altere para até qual frame deseja que seja renderizado)

não me lembro mais, mas acho que tu precisa salvar antes da renderização em:
render output> file... (escolha o formato de imagem desejado).
assim todos os frames serão salvos na hora da renderização.

obs: a animação já deve estar pronta para seguir os procedimentos acima.

para juntar cada frame renderizado tu pode usar after effects ou premiere, ambos da Adobe.

este video talvez possa ajudar um pouco:
https://www.youtube.com/watch?v=cQI8pf6k67M


Oi Serpa, tudo bem?

O normal é renderizar em sequência de imagens, ou fotogramas como disse, pois renderizar em formato de vídeo igual AVI ou MOV é um desperdício, já que normalmente vai aplicar um Codec para encodar o vídeo e vai perder qualidade, dificultando qualquer coisa que quiser fazer depois.
Se renderizar em formato de vídeo sem compressão, o arquivo fica imenso e difícil de trabalhar, fora outras desvantagens como dar algum problema durante a renderização, desligar o PC e perder tudo.

Você não precisa fazer nada para renderizar como sequência de imagens, basta escolher a pasta, o nome do arquivo e o formato de imagem no Render Output da aba Common, normalmente usamos TGA ou EXR.

Depois você usa a opção Range no início da aba Common para definir de qual Frame até qual Frame deseja renderizar, igual o New explicou e como mostra a primeira imagem em anexo.

Automaticamente o 3ds max vai renderizar e salvar a imagem com o numero do Frame na frente dela, portanto, você pode montar o vídeo em qualquer lugar, até mesmo no Max pelo Ram Player, mas não é o ideal.

O RAM Player fica no menu Rendering > Compare Media in RAM Player.

Ele abre a janela mostrada na segunda imagem em anexo, é só clicar no ícone da pasta para abrir a sequência de imagens que renderizou, quando selecionar o arquivo 000 ele vai ver que é uma sequência e vai pedir para criar um arquivo IFL, é só dar OK e dai vai carregar a animação no RAM Player, você pode escolher o Frame Rate para rodar mais rápido ou mais devagar e pode salvar em AVI ou MOV no ícone do disquete.

Se quiser um programinha bem leve e simples para fazer isso, mas com mais recurs do que o RAM Player, eu indico o VirtualDUB, é gratuito e Open Source.

A página de download do VirtualDUB é essa: http://www.virtualdub.org/download.html

Ele funciona bem parecido com o RAM Player, é só abrir o primeiro Frame que vai carregar todos e mostrar como vídeo, dai pode escolher Codecs e opções de vídeo no menu Video e opções de som no menu Audio.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Nossa pessoal!

Quanta dica interessante!

Virtualdub. Nossa, tinha até me esquecido desse baita programinha. rsrs

Ram Player, nunca usei, vou dar uma fuçada depois dessa dica.

New, valeu pelo link!

obrigado a todos pela ajuda!
Oi Serpa, tudo bem?

Outra coisa muito útil e importante na renderização de animação é o Backburner, que normalmente é instalado junto com o 3ds max e está no menu Iniciar > Autodesk > 3ds max.

Ele serve para você colocar vários computadores renderizando a animação ao mesmo tempo, portanto, se tiver 2 PCs, cada um pegará 1 Frame para renderizar, quem terminar primeiro pega o próximo e assim vai até terminar.

Este é um vídeo tutorial explicando como usar: https://www.youtube.com/watch?v=Vik_Y0eJ4Sg

Também tem este PDF: https://www.researchgate.net/publication/315827928_Backburner_Management_For_Network_Rendering_3DS_MAX

Ainda tem este tutorial em português aqui no site, que é antigo, mas serve porque não mudou nada até hoje: https://3d1.com.br/tutoriais/backburner-e-net-render-render-em-rede/tutoriais-dos-usuarios/backburner-e-net-render-render-em-rede

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707603.

Total de membros registrados: 135224

Últimos membros registrados: saulo favero, sanerreddie, Humberto1082, pdsanbvha, annastark, Ztesu026, Defending, André.fs.

Usuário(s) on-line na última hora: 1189, sendo 24 membro(s) e 1165 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Carlos E. Nogueira, Frederico Wagner N. R., MIIRAGE CREATIVE STUDIO , Le_Andro, pinart, Thiago, Reinaldo Silva, Henrique Ribeiro, Sergio1987, mastermax, Lucas Reis, Thaynara Fernandes, Daniel Monteiro, hawph, wdesign2006, Ronaldo Junior, Thiago Couto, saulo favero, clastac, Fernando Cunha, marcio.alain, SaavedraCG, Marco Rocha, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.