Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Shal   São Paulo
Max Idalgo   são paulo - MG
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
An3dre   Araras / SP - SP
APO   Rio de janeiro. - RJ

Portfólios Ver Mais

douglasbergamo   joinville - SC
ss90Gamer   MG - Contagem / R.Jaguara - MG
Matheus   RS - AC
Rick Rici   Brasil - SP

Vantagens SSD M2

Por: Dudamel  

Em: 27/03/2019 09:55

Há alguma(s) vantagem(ns) no uso de um SSD M2 como este
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-931098705-novo-modelo-250gb-samsung-evo-970-plus-m2-m2-nvme-ssd-_JM?quantity=1

além de dar boot mais rápido no w10?

Me refiro a algo do tipo: renderizar cenas com muito proxy / forest pack, etc.

Analisando o custoxbenefício de aderir ao uso 
________________________________________

www.zuinn.com.br/andresgsoares
Oi Duda, tudo bem?

Eu não conheço este modelo específico de SSD, mas como os leitores que entendem de Hardware parece que não estão mais dispostos a ajudar, eu vou tentar ajudar com o pouco que sei.

Se instalar o Windows e os programas no SSD tudo vai rodar muito mais rápido, não apenas o Boot do Windows, mas também o Boot dos programas e os próprios programas em si, principalmente os pesados, pois precisam gravar e acessar informações no Swap do Windows constantemente.
Também vai acessar e rodar mais rápido as simulações gravadas em Cache como Particle Flow, Hair, Fluids e Point Caches.
Se renderizar por CPU e a cena não couber na memória RAM o 3ds max passará a usar a memória virtual do Windows, que também fica no Driver C e será lida muito mais rapidamente do que numa HD comum.
Mesmo na renderização por GPU algumas coisas ficam no Swap, então, vai ajudar a agilizar.
Também vale para cenas com muitos Proxies e qualquer outra coisa gravada na HD, pois se estiverem no Drive do SSD serão lidos muito mais rapidamente.

Pelo que pesquisei agora do M2, ele é similar ao meu SSD, só que o meu não vai no PCI-E, então, tem que ver se você tem PCI-E disponível e com a velocidade certa!

Se você ainda não tem um SSD no seu PC acho que vai sentir uma grande diferença, pois quando instalei o meu primeiro SSD parecia que tinha trocado o processador do computador.
Para mim o SSD e a placa de vídeo fizeram muito mais diferença do que a melhora significativa do processador.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi, André, tudo bem?

Já utilizamos nos PCs alguns bons SSDs (samsung 850evo) como drive pro Windows, realmente há um bom ganho pra boot e acesso de programas.
O SSD M2 ainda tinha minhas dúvidas sobre um ganho real.

E realmente, as expectativas pairam sobre se o render via processador de uma cena com muitos proxies é consideravelmente mais rápido.
Minha dúvida é: os arquivos proxies e texturas precisam estar armazenados e acessados neste drive M2 rápido?

Na verdade, nem mesmo nos SSDs esses arquivos de texturas, proxies, etc ficam armazenados, aqui. Tudo em HD parrudo com mais capacidade de armazenamento.

Obrigado pela ajuda!
________________________________________

www.zuinn.com.br/andresgsoares
Oi Duda, tudo bem?

Apenas as coisas que estiverem no SSD serão lidas mais rapidamente, então, é essencial colocar os programas também no SSD.
Já os arquivos é melhor deixar nas HDs comuns porque ocupam muito espaço, porém, para poder ganhar alguma velocidade na leitura dos Proxies teria que mover os Proxies para o SSD também.
O ganho com Proxies vai existir, mas será apenas na leitura e não na renderização em si.
Acho que vai perceber melhor em cenas grandes que não caibam na memória RAM e o Max tenha que usar a memória virtual do Windows.
A única coisa que agiliza significativamente as renderizações é mais processamento, seja por CPU ou GPU.

Vou descrever a configuração que sempre fiz nas produtoras e emissoras onde trabalhei para você comparar com o seu sistema ai, no caso era para renderizar animação, mas serve para renderizar imagem também com DBR, por exemplo, além de facilitar muito o trabalho dirário em equipe nos projetos.

1- O ideal é deixar uma partição com o tamanho necessário para o Windows trabalhar bem, mas não muito maior do que isso, pois é mais rápido localizar os arquivos numa Data Table menor, este será o Driver C em todos os PCs e conterá o arquivo de Swap do Windows, que guarda a memória virtual.

2- Depois tem que configurar a memória virtual para um valor fixo colocando a mesma quantidade no Min e no Max, ai depende do espaço que tem disponível e das cenas que costuma renderizar.
O que sobrar do SSD você faz uma partição para instalar os programas, vai ser o Driver D em todos os PCs, e pode criar uma pasta para os Proxies nesta partição mesmo se for usar apenas 1 PC, depois precisa indicar o caminho no Customize > Configure User Paths > External Files do Max para ele sempre encontrar em qualquer renderização.
É só adicionar as pastas com texturas, HDRIs e tal na lista clicando no botão ADD, como mostra a primeira imagem em anexo.
No caso os meus caminhos são absolutos locais, mas os seus serão relativos de rede.

3- Se renderiza em rede é uma boa idéia deixar um PC antigo e mais fraco como Hub, não precisa de bom processador e pode ter pouca memória, mas tem que instalar um SSD nele.
Desta forma você copia todas as suas bibliotecas de texturas, HDRIs, Proxies e IES para o SSD deste PC mais fraco e aponta todos os PCs da rede para ele, então, quando mandar renderizar qualquer projeto de qualquer PC ou mesmo com todos juntos, sempre vai encontrar todos os arquivos necessários sem preocupação.

Você também pode mapear as pastas de texturas em cada PC da rede para os artistas lerem e salvarem as texturas diretamente no Hub, dai tudo funciona como uma coisa só, se abrir um projeto em outro PC da rede diferente do PC onde ele foi feito, tudo carregará perfeitamente sem ter que dar Archive, copiar recursos junto com o arquivo MAX e tal.

No caso, até os projetos poderiam ser salvos no Hub para todos terem acesso de qualquer PC, por exemplo.

4- Você define os caminhos padrões do Max no Customize > Configure User Paths > File I/O, como mostra a segunda imagem em anexo.
Por exemplo, se colocar a pasta de texturas da rede no item Images o Max sempre vai abrir nesta pasta quando for carregar qualquer textura, se colocar a pasta dos projetos no Scenes o Max sempre vai direto para essa pasta quando clicar no File > Open.

É uma forma muito mais prática de trabalhar do que usar a porcaria do sistema de Project Folders, pois não vai ficar arquivando as mesmas texturas e recursos várias vezes, poderá renderizar em rede facilmente quando quiser e tudo estará sempre disponível para todo mundo no escritório.

Se você já tem SSD nos PCs e já trabalha mais ou menos assim, creio que é a melhor forma possível, pois é facilmente escalonável, a qualquer momento pode conectar um novo PC na rede e ele participará das renderizações sem problema, só terá que definir os caminhos das texturas no External Files.

OBS: O único problema desse M2 é exigir um Slot PCI-E com alta velocidade sobrando, pois normalmente este Slot é usado pela placa de vídeo!

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Eu tenho uma certa ressalva em relação a SSD M2. Esse modelo ligado direto na placa mãe.
Pois como ele está na placa mãe vai adquirir um pouco do calor dos componentes em sua volta.

No meu caso o meu é modelo SATA e está aparafusado no chassi do gabinete. Acredito q esse formato é melhor para refrigerar e evitar problemas.

O outro formato interessante é esse que liga na PCI-e. Embora tenha mais velocidade, ele ainda estará perto das fontes de calor (placa de vídeo), mas é bem mais rápido que o meu. Só que tem um detalhe:Terá que ver o slot correto de PCI-e pra ligar ele pra obter a performance ideal.

Eu continuo confiando mais no modelo SATA e em breve pretendo adquirir outro de 500gb, aproveitar essa queda de preço que está ocorrendo.

Engraçado q na época tinha grana suficiente para comprar até 2teras de SSD ou mesmo esses M2. Mas na época placas mãe com M2 ainda estavam chegando. E como os SSDs estavam caríssimos não comprei, pois achei desaforo, exploração pagar aquilo tudo que custava na época. 

Mesma coisa minha GPU. Poderia pegar tranquilo uma 1080 mas optei por uma 1050 e com pensamento de aguardar a 1080 cair o preço pra comprar mais tarde. Nessa eu me ferrei, pois quando começaram a abaixar, rapidamente desapareceram dos estoques. O vendedor até me recomendou a 1060 e o mané aqui nem se ligou. Deixou pra lá.

Tempos depois q me dei conta da falta q está fazendo mais memória na placa de vídeo e me dei conta tbm do bus dela, que é de apenas 128. O ideal seria 256 ou mais.

Pra imagem STILL tá de boa. Agora pra animação, tá um pouco puxado essa placa de vídeo.







Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707124.

Total de membros registrados: 134886

Últimos membros registrados: Gu12, Bales, Fitspressoaustral, williamgueroa, 3010@Junior, Knkuro026, joaoddt, Guifaleta.

Usuário(s) on-line na última hora: 739, sendo 6 membro(s) e 733 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Gu12, WinterPT, info5, Wiliams, Bales, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.