eu uso a xp pro e nunca tive problemas com ele....pode ser q seus drivers estão desatualizados ou o hardaware com problema.... qto ao xp 64, como eu disse em um outro tópico, ele infelizmente não foi bem explorado pela microsoft e os fabricantes de hardware para compor os drivers, mas de qualquer forma eu tive um ganho mto alto de desempenho com ele, tanto q eu até vou deixar ele em dual boot assim q eu comprar um HD maior, pois vale a pena sim....o max fica turbinado nele, tanto para as viewports qto para o render....eu até pensei em comprar um tablet wacom para usar no xp 64, ja q meu genius não tem driver para ele e o z-brush tb fica mto mais rápido. o win 2003 tem a mesma kernel no xp 64, portanto funciona de maneira parecida, mas a vantagem é q tem mais drivers, e mesmo assim ele é um pouco mais lento q o xp 64. o vista está ainda em crescimento e não compensa instalar, pois os drivers são mto recentes e ainda falta mto para chegar a um desempenho esperado. Usar ele agora só se for por curiosidade, ja q ele acaba sendo mais lento q o xp pro 32 mesmo em dual core, mas como eu disse é apenas problema de drivers e acredito q daqui a pouco mais de 6 meses a situação se inverta e ele passará a ser o melhor da geração de 64 bits. só uma coisa....não se deve julgar um operacional por um teste pessoal ruim....deve se pelo menos saber o pq está ruim e pesquisar sobre isso, pois as vezes o problema é na peça q está na frente do monitor....uahuahuhauhauha boa sorte para vcs