Windows Computer Cluster para trabalhar com 3Ds max

Por: Marcus Lutz  

Em: 24/03/2007 08:01

Olá pessoal !! Estou aqui para tirar uma dúvida. Será que vale a pena transformar minhas 3 máquinas em nodos para um desktop só, utilizando o sistema de Computer Cluster com o Windows Computer Cluster 2003 ? Segundo Renato Sommer da UFRGS: "Um cluster é um sistema que compreende dois ou mais computadores (denominados nodos), ligados em rede, na qual trabalham em conjunto para executar aplicações ou realizar outras tarefas, de tal forma para que os usuários que os utilizam tenham a impressão que somente um único sistema responde para eles, criando assim uma ilusão de um recurso único (computador virtual). Este conceito é denominado transparência do sistema. Utiliza-se de um tipo especial de sistema operacional classificado como sistema distribuído. Como características fundamentais para a construção destas plataformas inclui-se elevação da confiança, distribuição de carga e desempenho." Teoricamente eu renderizaria com uma performance de 3 máquinas juntas sem precisar do backburner, Mental Ray DBR ou vraysawner. Também teria uma performace de modelagem estupidamente maior, com maior processamento de vídeo para trabalhar nas viewports, e poderei usar muito mais memoria ram, ja que esta seria o somatorio total de cada máquina. "Os clusters paralelos têm uma importante participação na indústria cinematográfica para renderização de gráficos de altíssima qualidade e animações, relembrando que o Titanic foi renderizado dentro desta plataforma nos laboratórios da Digital Domain." Será que existe alguém com experiência nisso aqui pela 3d1 ??? Estou ancioso para discutir o assunto.... Abraços...
Olá, ja fiz essa pergunta no forum! Tambem tenho muito interesse em testar minhas maquinas com esse sistema. Abraço
rapa... se tem não sei! mas se tiver... e estiver disposto a montar um sistema deste para eu renderizar com o mental ray do 3dsmax estou interessado. Pode entrar em contato comigo q a gente negócia até valores em dindin.
DEUS é maior!
Bem, se eu não me engano, para você ter um cluster bom e funcional, você precisa ter todos os computadores com hardware identico(mesma placa mãe, processador, mb de ram, essas coisas) e normalmente os sistemas operacionais bom para ele é o linux, se você procurar dá para configurar o windows server para fazer isso. espero ter dado uma ajuda abraço
_Olá a todos. _Curiosamente, já estamos (www.alfx.eti.br) em estudo de implantação e lançamento de um novo produto com o CCS 2003. _Em breve vou passar mais informações sobre ele no site. _Mas já adianto que é possível sim, porém precisa de certas adaptações e condições ideais para pleno funcionamento.
ALFX® Computadores e Serviços Ltda https://www.alfx.com.br

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710665.

Total de membros registrados: 138143

Últimos membros registrados: fercomin, Lopez31Yasir, Djavan, Ferhsq, mggarcia, rosivalerio, bia.lavagnini, JamilyNepo20.

Usuário(s) on-line na última hora: 1334, sendo nenhum membro e 1334 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Nenhum.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.