_Sim, faz diferença, mas a relação não é diretamente proporcional.
_Não será 2x mais rápido por que tem 2x mais cache.
_A memória cache, de nível 1, é responsável pelo armazenamento dos comandos e dados, tais comandos e instruções podem ser previamente inseridos, como é o caso das instruções SSE, MMX, 3DNow, etc... Quanto mais informação tiver ali, próximo do núcleo melhor. Menor será o tempo de espera pela execução da instrução, já que o comando tb está próximo.
_A memória cache de nível 2 (L2), posterior ao L1, é nela que ocorrem as buscas na memória RAM e a execução dos comandos vindos do L1, a busca por endereços com dados úteis é aleatória e "na sorte" são encontrados e registrados, criando assim um banco de dados de endereçamento na memória cache de nível 2, é assim que a Intel tem a sua forma inclusiva de tratar os dados noL2, a AMD tem a forma exclusiva, onde os endereços onde já foram procurados naõ serão novamente vasculhados pelos mesmos comandos (puopando tempo e evit ando o retrabalho). São poucos os tipos de cálculos e tipos de aplicativos que se beneficiam de tal recurso. O After, o Premiere, o Combustion, o Final Cut, são alguns exemplos.
_Em geral a manipulação 3D em tempo real necessita muito do cache L2.
_A AMD recentemente lancará seu novo processador Opteron Quad Core que trará novamente ao mercado o bom e velho cache L3, só que dessa vez, revitalizado e reformado.
_O render, como é um cálculo de pós-processamento, não requer e não sente tanta falta do cache de nível 2. Nota-se mais facilmente tal diferença, quando dos primeiros frames renderados para os próximos. Após saber e guardar os endereçamentos de texturas e dados inerentes ao render o processo passa a ficar ligeiramente mais rápido, mas é só.
_A forma como a Intel e AMD tratam os Cache L1, L2 e brevemente o L3 é a grande diferença em se falando de cache.
ALFX® Computadores e Serviços Ltda
https://www.alfx.com.br