Memória Cache x Render

Por: allecco  

Em: 14/05/2007 16:39

Olá a todos.Gostaria de saber se alguém conhece a relação entre a memória cache de um processador e o tempo de render.Por exemplo,faz diferença entre um processador AM2 com mem cache de 2x512kb e outro com mem cache de 2x1Mb ? Abraços
nos testes que pesquisei, aparentemente não tem diferença, mas levando em conta que o Cache é uma memoria mais rapida para não abusar da Ram, sempre quanto mais cache , melhor (Cache L2)
www.greenlamp3d.com
_Sim, faz diferença, mas a relação não é diretamente proporcional. _Não será 2x mais rápido por que tem 2x mais cache. _A memória cache, de nível 1, é responsável pelo armazenamento dos comandos e dados, tais comandos e instruções podem ser previamente inseridos, como é o caso das instruções SSE, MMX, 3DNow, etc... Quanto mais informação tiver ali, próximo do núcleo melhor. Menor será o tempo de espera pela execução da instrução, já que o comando tb está próximo. _A memória cache de nível 2 (L2), posterior ao L1, é nela que ocorrem as buscas na memória RAM e a execução dos comandos vindos do L1, a busca por endereços com dados úteis é aleatória e "na sorte" são encontrados e registrados, criando assim um banco de dados de endereçamento na memória cache de nível 2, é assim que a Intel tem a sua forma inclusiva de tratar os dados noL2, a AMD tem a forma exclusiva, onde os endereços onde já foram procurados naõ serão novamente vasculhados pelos mesmos comandos (puopando tempo e evit ando o retrabalho). São poucos os tipos de cálculos e tipos de aplicativos que se beneficiam de tal recurso. O After, o Premiere, o Combustion, o Final Cut, são alguns exemplos. _Em geral a manipulação 3D em tempo real necessita muito do cache L2. _A AMD recentemente lancará seu novo processador Opteron Quad Core que trará novamente ao mercado o bom e velho cache L3, só que dessa vez, revitalizado e reformado. _O render, como é um cálculo de pós-processamento, não requer e não sente tanta falta do cache de nível 2. Nota-se mais facilmente tal diferença, quando dos primeiros frames renderados para os próximos. Após saber e guardar os endereçamentos de texturas e dados inerentes ao render o processo passa a ficar ligeiramente mais rápido, mas é só. _A forma como a Intel e AMD tratam os Cache L1, L2 e brevemente o L3 é a grande diferença em se falando de cache.
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Malucow e Adriano Leal, Obrigado pelas informações. Abraço

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