Essa é uma ótima discução, talvez num dia quem sabe, num futuro distante isso aconteça.
O que temos hoje, são alguns softwares que usam a GPU pra auxiliar no render tradicional (calculado pelos processadores) e vizualizadores de viewport com muita precisão. A pixar, esse ano na sigggraph vai mostrar o sistema deles (que desenvolveram pro filme carros) que eles usam pra iluminar as cenas, praticamente em tempo real, conjunto de hardware e software. Eu tenho uns videos disso, é assustador, a sombra em tempo real tem area shadow, tudo que é raytrace é calculado em tempo real, mas como disse é só pra viewport.
O grande problema de hoje é: os softwares nao evoluem na velocidade do hardware, se isso acontece-se hoje, talvez teriamos render em tempo real.
Sou de uma época jurassica de CG, se eu comparar o que o hardware de hoje era em relação ao que era na época que comecei (1990) , seria um abismo . Mas o software evolui muito sim, mas muito menos que o hardware, se parar pra pensar o raytrace tem mais de 20 anos, algoritimos de sombra de area shadow tem mais de 15 anos, modelagem poligonal então nem sei de que ano , Global Illumination tem mais de 10 anos (que é utilizado em produção , a Blue Sky foi a primeira a usar) e porai vai.
Isso só falando de 3d, se for falar de outras areas de CG vai ser uma baita lista que nao vai ter mais fim.
Um bom exemplo dessa incapaciade do software acompanhar o hardware é o que temos hoje: Vc compra um software com uma versão X, dai faz um upgrade pra uma versão X+1 e tem que ter mais ram, outra palca de video, as vezes novo processador (o que aconteceu com que editava Premiere e saiu da versão 6 para a versão PRO, no pentium 3 nao tinha a função SSE no processador que o premiere pro usa) e muitas vezes essa nova versão não tem tão mais recursos assim, vide max 8 e max 9. O hardware tem que ser explorado de forma correta proque senão cada versão de cada software vai exigir um hardware melhor pra fazer apenas algumas coisas a mais que a versão anterior.
Nossa, se ficar falando disso vai ser uma SALMO da biblia isso aqui, então vou ficar poraqui.
vlw !!!!