E ai Bruno, blz. Bom cara mouse para qualquer tipo de trabalho grãfico tem que ser laser e com uma boa precisão. Uma das melhores marcas do mercado é logitch (http://www.logitech.com/index.cfm/mice_pointers/mice/&cl=br,pt). Mas sinceramente eu tenho um mouse laser marca diabo com uma precisão legal, paguei 30 reais e não vejo necessidade nenhuma de gastar 300 reais em um outro mouse.
Quanto a tablet, eu não sei se o pessoal que esta indicando realmente usa ou já usou muito tablet com o max. Usar uma vez é uma coisa, mas trabalhar todos os dias é outra bem diferente, é ai que vc realmente ve que não é 100% prático. Claro tudo é questão de costume, mas eu já trabalhei no max com a bamboo de 6x4, com a intuos 3 de 6x11 e com a cintiq. Digamos que a cintiq é o sonho de todo mundo, mas sinceramente é uma tablet que só serve pra quem desenha. Pra qualquer outra coisa ela já não é tão boa, é claro ela pode ser usada como um tablet comun, mas e for pra fazer isso então qual é o sentido de se gastar uma fortuna nela, ai se compra um intuos mesmo. Em resumo a cintiq é a pior de todas, pois como o max não desmembra a interface e vc precisa usar o teclado pra trabalhar ela acaba prejudicando.
As demais tablets isso fica um pouco mais fácil, mas ainda assim, é uma questão de se acostumar com os botões da tablet e customizar os botões de acordo com as necessidades. Eu gosto de algumas coisas no max com tablet e outras eu detesto. Sinceramente não há necessidade de tablet pra max. Tablet pra zbrush, eu não diria nem que é bom eu diria que é indispensável, mas pra max...
E RATO... :? :!: :!: Acho que mouse né!!! Já que não chamamos por ex shopping center de centros comerciais... mouse é mouse, huahuahuahuahua.