Olá krys.mangini,
Você pretende fazer o que com este monitor gigante?
Trabalho num iMac de 24", tinha saido de um monitor de 17". A diferença foi brutal. Levei 2 semanas para me acostumar com tanto espaço na tela. Literalmente a seta do mouse viajava pela tela, hoje já me acostumei e posso lhe dizer que um monitor de 24" está de ótimo tamanho.
Existem aparelhos que fazem calibração de monitores e aqui mesmo no Brasil tem uma empresa que representa a Color Vision mas não me lembro do nome.
Fiz uma
pesquisa rápida para você se inteirar melhor sobre o assunto conhecendo pelo menos os aparelhos de calibração.
Sobre monitores de LCD mais claros.
Tenho em casa um AOC dos mais simples e realmente ele é super claro e sempre me engana no que tange ao que é muito escuro ou muito claro mas para mim, em casa está de bom tamanho. No monitor do iMac, o técnico que faz a calibraçaõ para nós, na empresa, nos disse que ele não é um bom monitor para calibração, pois o nível mínimo de brilho dele é grande e o calibrador não consegue baixar, portanto ele faz a calibração mas o trabalho não apresenta as cores reais.
Como eu trabalho com material impresso, vale mais a minha experiência em usar constantemente os valores da retícula, no caso de eu estar trabalhando no Photoshop. Portanto, para mim a janela INFO no Photoshop fica aberta direto, mas mesmo assim é necessário levar o trabalho para um monitor CRT (calibrado, claro!) para ter uma idéia final do que estou fazendo. É a vida!
Portanto antes de comprar um monitor gigante, vale mais a pena pesquisar e ouvir opiniões sobre qual o melhor monitor na relação custo x benefício.
Repito a pergunta: você pretende fazer o que com este monitor gigante? Será necessário?