Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Weverson M   Guarapari - ES
Osvaldo   São Paulo - Brasil - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
lima121   são luis -maranhão - AC
ti_roc   Mauá, SP - AC

Portfólios Ver Mais

efeito3d   São José dos Campos - SP
Vynycius   Petrópolis
Helio Lima   Taubaté - SP - SP

OVERCLOCK seguro no Q6600

Por: Dudamel  

Em: 25/10/2008 15:04

Olá, Pessoal. Tenho e trabalho com um Quad Q6600 já há quase um ano. Nem vou falar que, para quem vinha de um Athlon XP 3200, foi como ver a luz no fim do túnel. Queria saber aí, do pessoal que entende de hardware, especialmente de OVERCLOCK, se existe uma configuração, mesmo que tímida, que preze a segurança, de overclock para este processador em tempo integral que possa não comprometer tanto a segurança do processador e dá vida útil do mesmo. Uso uma fonte de 500W O Gabinete não é lá uma maravilha. O gabinete ainda tem uma "ventoinha" auxiliar no canto inferior, fazendo exaustão. Pergunto isso porque até a preview, já vendeu um Q6600 configurado para games, que dizia vir já com um overclock de fábrica. Abraços, Se falei muita besteira, desculpem a ignorância.
bom dia, Dudamel. na verdade não vejo vantagem em fazer um OC minimo...ja que qualquer OC faz com que o processador trabalhe sobre um certo stress. o ganho não justificaria. como trabalhos em muitos casos com uso intenso do processador...não seria muito indicado fazer com que trabalhe em condições acimas do seu normal. resumindo: não vejo motivos significativos para se fazer um OC num q6600...sua performance ja é excelente.
só pra acrescentar.... os C2Q aguentam bons overclocks! Eles foram feitos com essa intenção! Mas não depende só dele para ter esse ganho de desempenho! Vai muito da placa mãe tb! Concordo com o mmartins uando a questão de desempenho e vida útil do processador! QUem faz overclock para testes de reviews pela internet, posso lhe garantir que tem uma infra estrutura de ponta e equipamentos excelentes para realizar tal tarefa. Ao contrário de nós que no máximo podemos usar water coolers, o que não é nem de perto o equipamento que eles tem. Mas fica ao seu critério! Se quiser fazer OC, comece com valores baixos! Aumente sempre de 0,1 em 0,1 e veja como fica a estabilidade do seu PC! Só a título de curiosidade, a umas 3 semanas atrás li um artigo que mostrava uma equipe inglesa fazendo um OC em um C2D. Passou ele de 3,2 Ghz para incríveis 6.07Ghz e afirmaram estar estável para o trabalho! Mas imagina só o aparato que eles utilizaram para resfriar o processador!
_Se o computador não apresentar, congelamentos, travamentos temporários, reinicializações espontâneas, estouro e despejo de memória e ou desligamento inadvertido, não haverá desgaste ou diminuição da vida útil de qualquer item. _São os diversos ciclos de abertura e fechamento de circuitos que diminuem sencivelmente a vida útil. _A elevação do clock nominal de processadores, desde que estes se mantenham estáveis não altera em nada a vida útil do equipamento. _A afirmação acima tem base no processo produtivo dos processadores, que é assim: _Um substrato de silício bruto é lapidado a laser, criando os milhares de dutos dos milhões de transistores de cada núcleo da aproximada centena de processadores que cabem em um único substrato. _Depois de lapidados, estes processadores são individualizados, cortando-se o substrato tb a laser. _Cada processador, é então montado e fixado a sua unidade base com as centenas de contatos (775, 771 ou 604 (caso dos Xeon 5400 (Quad-Core) e 7400 (Hexa-Core) respectivamente). _Após este processo, todos são submetidos à linha de testes, para classificação e identificação, é somente nesta etapa que cada processador é identificado como sendo Q9300, Q9400, Q9500, Q9550, etc.... é somente após testes que se sabe, quantos processadores mais fortes ou mais fracos teremos no mercado. _A medida em que são produzidos ocorrem micro variações no processo de escultura a laser, sejam elas verticais ou laterais, que tornam as trilhas mais ou menos uniformes e são estas micro variações que irão afetar a estabilidade do processador e por consequência sua classificação. _Há somente linhas de procução para famílias de processadores e não para as suas classificações individuais, por exemplo: _Há linhas de processadores ...C2D, C2Q, Xeon 5400, Xeon 7400..., mas não há uma linha de produção para C2Q 9300 e outra para o C2Q 9400. _Por isso, os processadores mais fortes, que sairem da fabrica da Intel na Costa Rica serão mais caros, pois são mais difíceis de serem produzidos que os mais fracos. _Os modelos intermediários, que são em maioria, são montados com redutores de clock e consumo, (resistores de tensão) para que a fabricante, não tenha apenas uma ou duas classificações de produto. Assim fica mais fácil criar uma família de produtos bem ampla, que vai hj do Q8200 até o Q9650, sem falar da série Extreme Edition e dos demais tipos. _Com esse resumo apenas quero assinalar a possibilidade mais provável para um maior sucesso e melhor relação custo/benefício quando da experimentação de Over Clock, procurem processadores intermediários, geralmente do meio para baixo. Estes são os melhores. _Os muito baixos, estão próximos de mais da linha tênue que os separa do refugo e os muto altos estão muto próximos do máximo possível da relação clock/estabilidade. _Boa sorte!
ALFX® Computadores e Serviços Ltda https://www.alfx.com.br
Recentemente, adquiri 4 maquinas com o q6600, e em todas desde que recebi as máquinas, já deixei elas com um clock de 3,24GHz o que nos da 35% a mais de processamento em cada máquina, chegando a um total de ganho em desempenho de mais de mais um processador, pois a somatória do total de processamento passou de 38,4GHz p/ 51,84GHz, nestas quatro máquina não foram trocados o coolers estão com o cooler Box funcionando a mais de 6 meses estáveis, tenho uma máquina um pouco mais antiga que passou de 2,66GHz para 3.45 GHz esta com este over há quase 2 anos sem apresentar em nenhum momento instabilidade, na máquina mais recente que adquiri optei em experimenta UM COOLER ZALMAM, o resultado surpreendente, 48% de over clock, a máquina ficou um foguete, sendo mais rápida que duas estações que tenho com 2x Intel xeon x5345... Apenas aconselho para quem vai fazer over clock, que tenha conhecimento da BIOS da máquina, pois caso a máquina trave por excesso de temperatura ou alguma coisa relacionada ao over clock, é por lá quer vc vai restaurar seu sistema. SDS.
LG
Puxa, muito obrigado aí, pessoal, pelas dicas. Realmente, se eu tivesse um pouco mais seguro sobre meu conhecimento para over, eu faria. Acho que, por enquanto, vou trabalhar com ele normal. Pois esse meu Q6600 acho que não saiu da Costa Rica, rsrsrs. Acho que tá mais próximo de refugo de Quad do que linha intermediária. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710669.

Total de membros registrados: 138146

Últimos membros registrados: mikael_a, felipemattoli, cineboss, fercomin, Lopez31Yasir, Djavan, Ferhsq, mggarcia.

Usuário(s) on-line na última hora: 1420, sendo 17 membro(s) e 1403 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: weberton santos, Augusto Peixoto, Renatto, rebeca_demoura, TadeuB79, Ricardo Paranhos, Reinaldo Silva, gago, Joao Barreto, Eber.Silva, Duda, Gabriel.C, AlexTerra, Lucas Reis, Thiago Couto, Osvaldo Arquiteto, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.