_Se o computador não apresentar, congelamentos, travamentos temporários, reinicializações espontâneas, estouro e despejo de memória e ou desligamento inadvertido, não haverá desgaste ou diminuição da vida útil de qualquer item.
_São os diversos ciclos de abertura e fechamento de circuitos que diminuem sencivelmente a vida útil.
_A elevação do clock nominal de processadores, desde que estes se mantenham estáveis não altera em nada a vida útil do equipamento.
_A afirmação acima tem base no processo produtivo dos processadores, que é assim:
_Um substrato de silício bruto é lapidado a laser, criando os milhares de dutos dos milhões de transistores de cada núcleo da aproximada centena de processadores que cabem em um único substrato.
_Depois de lapidados, estes processadores são individualizados, cortando-se o substrato tb a laser.
_Cada processador, é então montado e fixado a sua unidade base com as centenas de contatos (775, 771 ou 604 (caso dos Xeon 5400 (Quad-Core) e 7400 (Hexa-Core) respectivamente).
_Após este processo, todos são submetidos à linha de testes, para classificação e identificação, é somente nesta etapa que cada processador é identificado como sendo Q9300, Q9400, Q9500, Q9550, etc.... é somente após testes que se sabe, quantos processadores mais fortes ou mais fracos teremos no mercado.
_A medida em que são produzidos ocorrem micro variações no processo de escultura a laser, sejam elas verticais ou laterais, que tornam as trilhas mais ou menos uniformes e são estas micro variações que irão afetar a estabilidade do processador e por consequência sua classificação.
_Há somente linhas de procução para famílias de processadores e não para as suas classificações individuais, por exemplo:
_Há linhas de processadores ...C2D, C2Q, Xeon 5400, Xeon 7400..., mas não há uma linha de produção para C2Q 9300 e outra para o C2Q 9400.
_Por isso, os processadores mais fortes, que sairem da fabrica da Intel na Costa Rica serão mais caros, pois são mais difíceis de serem produzidos que os mais fracos.
_Os modelos intermediários, que são em maioria, são montados com redutores de clock e consumo, (resistores de tensão) para que a fabricante, não tenha apenas uma ou duas classificações de produto. Assim fica mais fácil criar uma família de produtos bem ampla, que vai hj do Q8200 até o Q9650, sem falar da série Extreme Edition e dos demais tipos.
_Com esse resumo apenas quero assinalar a possibilidade mais provável para um maior sucesso e melhor relação custo/benefício quando da experimentação de Over Clock, procurem processadores intermediários, geralmente do meio para baixo. Estes são os melhores.
_Os muito baixos, estão próximos de mais da linha tênue que os separa do refugo e os muto altos estão muto próximos do máximo possível da relação clock/estabilidade.
_Boa sorte!
ALFX® Computadores e Serviços Ltda
https://www.alfx.com.br