Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

irenapalermo   españa - PR
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Avs   Rio de janeiro Nova iguaçu - AC
Primo   Araçatuba-SP - SP
Erlon   João Pessoa - PB

Portfólios Ver Mais

juniormaccedo   rio de janeiro - AC
mse   Novo Hamburgo

quad core é 2.4 ghz? ou 9.6 (2.4 x 4) ghz?

Por: Mad Max  

Em: 07/11/2008 04:21

Oi pessoal sempre tenho essa duvida...no quad q 6600 vem escrito 2.4 ghz... mais como ele tem 4 nucleos..eu tenho 9.6 ghz de processamento?
olá Mad.... belezinha? então.. é 2.4 ghz mesmo... cada núcleo tem essa frequencia.... mas não multiplica tudo não... o que acontece é que com 4 núcleos ele pode executar 4 microinstruções exatamente ao mesmo tempo.. por isso fica mais rápido... mas espera os feras em harwdare comentarem.. rssr eu só quebro o galho.. valeu... abraço.
Olá gente. É isso mesmo o que o Chthome falou, o 2.4 ghz é a frequência total do processador, por ser Quad ele tem 4 núcleos. Eu tenho um Mac Xeon 2.66 ghz duo, só que ele tem 2 processadores 2.66 ghz com 2 núcleos cada. Nesse Caso ele tem 5.32 ghz de processamento total dividido em 4 nucleos. Abração
não há muito o que entender sobre isso, basicamente é como se vc tivesse 4 processadores, entendeu? vc não soma eles pq na verdade eles trabalham separados. assim, um tempo atrás vi uma comparação que vai fazer vc entender: Imagine 4 carros andando a 100 km/h, vc não pode dizer que é um a 400 km/h certo? com o processador é a msm coisa.
_Oi Pessoal. _Entendo, seu ponto de vista T-rex e demais companheiros do forum, mas é normal somar o clock de todos os núcleos, por ser a forma mais usual de se entender quanto poder processual total cada equipamento disponibiliza ao usuário. _De certa forma, isso é arcaico, mas ainda é a forma mais comum de perceber tal capacidade dos processadores pelos usuários. _Hj há muito mais coisas que apenas clock nominal a se distinguir um processador do outro, dentre eles destaco: quantidade de Cache L1, Cache L2, Cache L3, quantidade de pipelines, número de transistores, instruções ondie, front side bus, tipo de tratamento que se dispensa ao Cache (se inclusivo ou exclusivo), distância média entre transistores, etc... _Cada processador tem uma finalidade, pode parecer simples escolher qual será mais indicado para determinada função, mas não é. Por exemplo, muito se fala do desajustado desempenho dos processadores AMD Phenom™, mas poucos são os que sabem como usa-los corretamente e a que se destinam como melhor opção que os concorrentes da marca Intel. _Um exemplo clássico e prático é a geração de código CNC, um processador Intel de 4 núcleos (4x2.4Ghz) leva mais tempo a executar a tarefa que um processador AMD de dois núcleos (2x3.2Ghz). Esse é um tipo de cálculo, que se dá melhor com processadores, AMD que Intel. Outro exemplo é o MagmaSoft que faz simulação de fundição, o maior gargalo de processamento não está focado no calculo em si, mas na taxa de transferência de dados entre o núcleo, a controladora de memórias, estas próprias e os HDs, todo este tráfego de dados é muito, mas muito melhor nos processadores AMD Opteron que nos porcessadores Intel Xeon. _Estes são apenas dois dos muitos exemplos que diariamente são vistos, e apesar disso é complexo demais sempre explanar certos assuntos relacionados a desempenho, sobremaneira quando a decadas, o clock nominal é o que sempre foi visto como sendo o mais relevante.
ALFX® Computadores e Serviços Ltda https://www.alfx.com.br
_Addendum: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Moore
E ae pessoal tuido blz!? valeu pelo toque! T - rex: legal o exemplo do carro....entendi...fico imaginando cada "carro" levando sua "bagagem" ..e percorrendo uma certa distancia... a 100 km/h cada carro... eles vão levar mais mala pq estão em 4....mais não vão ser mais rapidos...acho que é isso né...hehe Mais isso ainda me deixa um pouco..em dúvida pelo...fato se cada..processador pode executar sua tarefa...a 2.4 ghz...(NÃO É tudo bem...mais é como se eu tivesse 9.6ghz de processamento...) Mais essa minha duvida surgiu por causa dos caulculos das Render Farm....que multiplica GHZ x Hora x R$ Então fique na duvida como eles podem não fazer diferença....de 2.4 ghz de um quad para um Pentium 4 de 2.4 ghz(não sei se existe pntium de 2.4ghz)....A questão é como eles podem encarar da mesma forma....um quad 2.4ghz...para um processador simples de 2.4 ghz.... Desculpa ..se falei besteira hehe..ainda sou meio novo nessa area (mais entendi sim sim o esquema) Abs!
eh, aí num sei te responde. não sou nenhum expert no assunto, tbm ja tive essa dúvida, mas acho que o render é mais rapido, não sai o quanto. Imagino que o max reconheça os 4 nucleos de processamento e se necessário use mais de um, aí tem diferença né. mas não sei bem ao certo, a pessoa ideal pra responder seria alguém especializado nisso.
_Sim o 3DSMax (e não apenas ele) tem a capacidade de reconhecer não apenas os núcleos com seus dois módulos processadores de cálculos (ALU e FPU, Inteiros e ponto flutuante) como também, usa-los separadamente e simultaneamente. Desde que o processador assim o permita. _Em breve, chegará o novo processador da Intel ao mercado (Intel Core i7), ressucitando esse recurso (Hyper Threading). Usuários do Max, usando o Vray e o MentalRAy por exemplo terão 8 buckets de render simulataneamente. Isso graças a gracinha que a intel escavou das trevas. A técnica deixada de lado a mais de 2 anos apartir dos primeiros PentiunD classe 800, resurge revigorada, mas é a mesma em outros termos.
li uma reportagem que dizia exatamente isso, como fazer 2 núcleos somarem. pois como 2 carros em uma alto estrada andando a 110km/h eles não estariam nunca a 220km/h, mas poderiam os 2 levarem mais carga do que apenas 1.. é simplesmente o que o chthome disse. por exemplo na abertura de um programa. ou no render, quando vc ve 4 quadradinhos renderizando ao mesmo tempo... 1 processador não pode fazer 2 coisas ao mesmo tempo, mesmo que vc abra vários programas ao mesmo tempo, ele lerá 1 instrução de cada vez. lógico que com a velocidade parece que está lendo tudo junto, já um de 4 núcleos, se vc abre 2 programas pesados, ele vai abrir normalmente, pois fará 4 leituras ao mesmo tempo.. numa auto estrada, é como um caminhão leva 5 toneladas... ele precisa levar 20 toneladas de uma cidade a outra... então 1 terá que fazer 4 viagens. mas se vc coloca 4 caminhões ao mesmo tempo levarão mais rápido.. agora se vc tem um caminhão de 300bhp, e um de 600bhp, o de 600 fará as viagens mais rápidas.... mas mesmo assim ainda terá que fazer 4 viagens... poir isso um q6600 é bem mais barato que o próximo da linha,, os 2.6
https://www.youtube.com/channel/UCIMY4hKVfHRxcJ8GObaFWGg

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710669.

Total de membros registrados: 138146

Últimos membros registrados: mikael_a, felipemattoli, cineboss, fercomin, Lopez31Yasir, Djavan, Ferhsq, mggarcia.

Usuário(s) on-line na última hora: 1459, sendo 14 membro(s) e 1445 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: weberton santos, Augusto Peixoto, Renatto, rebeca_demoura, TadeuB79, Ricardo Paranhos, gago, Joao Barreto, Eber.Silva, AlexTerra, Lucas Reis, Thiago Couto, Osvaldo Arquiteto, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.