Abilio, é bem isso que o Marcelo Fonseca falou, não tem como comparar a Cintiq com a Intuos. São produtos diferentes, com forma de uso diferente e principalmente preços diferentes.
Eu comprei uma Genius (que é bem simples, tanto em níveis de pressão como superfície para trabalho) mas só para testes. Queria ver se me adaptava no uso ta tablet, e realmente é muito confortável para as mãos. Agora quanto para fazer desenhos livres direto na tablet, a Genius não é exemplo de boa tablet para isso. Isso pq tem uma superfície muito lisa e a caneta acaba escorregando mais que numa folha de papel, o que torna mais dificil de se acostumar.
QUanto a Cintiq ela é pra profissionais que realmente utilizam a tablet na maior parte do tempo, é uma tela de LCD sensível ao toque e vc fica olhando direto para o desenho que vai realizar. O preço dela é de 999,00 dolares (vi no site da BestBuy)
A Intuos, é profissional e a diferença é que vc tem que se acostumar com desenhar na mesa e olhar para a tela, fora isso é tão boa quanto a Cintiq (pelo pouco que sei).
Quanto ao tamanho da área de trabalho vai de vc. Depende de como vc desenha, com traços longos ou curtos, pra mim isso é questão de gosto.
Estou atrás de uma Intuos, pois das duas vezes que estive nos EUA tive o azar de só encontrar nas lojas o modelo Bamboo que é mais simples e popular. Resolvi não comprar e esperar outra oportunidade.