Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Vinicius Paciello   São Paulo - AC
Abducted47   Limeira/Americana - SP
DavidToledo   Rio de Janeiro - AC
loskim   Goiânia - GO
Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC

Portfólios Ver Mais

Brian   Santa Catarina - AC
efeito3d   São José dos Campos - SP
pietroniro   Jundiaí - SP
Tiago Barrozzo   Fortaleza - CE

Primeiras impressões: painel e-IPS - MONITOR DELL 2209WA

Por: Dudamel  

Em: 12/05/2009 16:31

Olá, pessoal. Depois de esperar mais de 40 dias, chegou meu monitor DELL 2209WA, painel e-IPS, indicado pelo amigo Juliano Lisboa, neste tópico: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=47538 As primeiras impressões foram ótimas! Realmente impactante, para quem vem de um monitor LCD com painel TN, como o meu Samsung 932BW de 19". Em algumas imagens postadas aqui, eu liguei os 2 monitores para fazer a comparação - se é que se pode ter uma comparação neste caso - do comportamento de uma painel comum TN, como o da maioria dos monitores lcd nacionais, e o do painel e-IPS do Dell 2209WA. A diferença é gritante quando se muda um pouco que seja o ângulo de visão, diferente dos 90º. Essa era minha grande frustração com o meu antigo monitor: às vezes, apenas uma diferença minha de postura na poltrona, já alterava em pouco o ângulo de visão e a imagem já ficava diferente. A seguir tem um link para um site gringo de testes e comparações de monitores, o qual tem um teste com este monitor. Foi um link passado pelo Juliano Lisboa: http://www.digitalversus.com/duels.php?ty=6&ma1=35&mo1=472&p1=4614&ma2=88&ph=6 http://www.digitalversus.com/article-358.html Os ajustes de altura, ângulo, rotação dos monitores Dell também são muito bons, e neste caso, dá para girar o monitor a 90º, usando-o "de pé", como dá para ver em uma foto que tirei, se assim desejar. O monitor é importado dos EUA, por isso demorou tanto para vir, e o preço é maior que os monitores comuns LG, Samsung, Acer... da vida, mas é muito menor que um display Apple, por exemplo. Com o frete, paguei R$ 1082,00. Aqui está o link para o monitor no site da Dell: http://www1.la.dell.com/content/products/productdetails.aspx/monitor-dell-2209wa?c=br&cs=brdhs1&l=pt&s=dhs Sinceramente, os outros monitores disponíveis na Dell, com painel comum TN, acho muito difícil valer a pena pagar por eles, já que são razoavelmente mais caros que os outros. Mas este 2209WA, para mim, sem dúvida é a melhor opção para quem não quer ou não pode gastar uma fortuna com monitores top como os displays da apple. Já peguei um perfil de calibragem deste monitor, disponível neste site: http://www.focus-numerique.com/test-42/telecharger-un-profil-calibre-pour-son-ecran-dell-24.html é claro que é um perfil feito em determinadas condições. Mas, a partir deste perfil, fiz uma rápida calibragem via software (adobe gamma) para fazer um ajuste fino às minhas condições de trabalho. Enfim, parece ser um ótimo monitor e uma ótima opção nesta faixa de preço, para quem quer um monitor LCD eficiente para o trabalho em computação gráfica. Depois de conhecer um painel IPS ao vivo, é difícil querer voltar para um monitor lcd comum. Há vários vídeos disponíveis no youtube com comparações entre monitores de painel TN e o IPS do Dell 2209WA. Espero que ajude e inspire quem tiver dúvidas e a fim de adquirir um monitor. Abraços!
po cara mto manero. Eu tava de olho nesse monitor da Dell. A HP lançou um tambem a pouco tempo que parece ser mto bom tambem. Em casa eu tenho um samsung de 22'' igual ao seu antigo e acho que nao valeu a pena. a resoluçao é baixa pro tamanho da tela e a cor muda mto de acordo com o angulo. No trabalho eu uso um Apple de 23" e é muito bom. o unico contra dele é que as vezes ele mancha e precisa ficar desligado ou rodando algum video pra voltar ao normal. mto boa compra cara
Obrigado, Raoni. Se vc usa um Apple 23" no trabalho então tem experiência com uma tela de qualidade. Como eu disse, essas são as primeiras impressões. Mas acho difícl eu querer voltar para outros tipos de tela agora. Só se for uma estação Mac e tal... rsrsrs. Esqueci de dizer: o monitor tem conexão USB com o pc e tem duas portas USB laterais para downstreaming. Abraço

www.zuinn.com.br/andresgsoares
Que bom que pude ajudar amigo. Fico contente com a aquisição. É um ótimo monitor. Parabéns!
Valeu Juliano! Foi por sua causa, porque quando dei uma pesquisada no site da Dell, passei batido e nem vi este monitor. Queira Deus que a Dell não retire de linha esta linhagem de monitores com painel PVA e IPS! Obrigado mesmo, amigo!

Oi dudamel,venho acompanhando com interesse, pq to pra comprar um ... Se der vou comprar este mesmo... Se a grana ficar curta compro um pra ser o segundo monitor, mais barato mesmo, mas acho que é esse o cara! Vc já comparou com um crt?
Olá, Marco. Eu tenho um CRT: LG flatron 17" meio velhinho, por isso, deve tá com os fósforos um pouco gastos. Só que ele está em outra casa, então não deu pra colocar lado a lado. Mas eu nem uso ele profissionalmente. O que eu percebi, de princípio, é que a reprodução de cor é mais próxima do CRT neste Dell do que o meu antigo Samsung de painel TN. Mas o que me faz desistir há muito tempo de CRT para o meu trabalho é o tamanho, o formato (4:3) e a emissão de radiação do tubo de imagem, que dá uma sensação de desconforto e dor de cabeça, depois de horas de trabalho na frente do monitor. Eu acho que este tipo de painel é o que melhor se aproxima em fidelidade e ângulo de visão de monitores CRT. Logicamente, não estou entrando aqui no mérito dos painéis retro-iluminados por LED dos monitores Apple, disponíveis até nos macbook. Abraço.

blz, já ajuda a decidir, tenho um AOC CRT de 19 polegadas que pretendo passar para 2º plano ou para um computador de stand by (que breve será este meu)... O meu de 19 polgadas vai para o concerto assim q comprar um novo... Abs e boa sorte!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710670.

Total de membros registrados: 138150

Últimos membros registrados: karolinarrrrrr, cosmicswiftie, lucasbertazzo666, eduardoaraujo, mikael_a, felipemattoli, cineboss, fercomin.

Usuário(s) on-line na última hora: 1435, sendo 12 membro(s) e 1423 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Eduardo Ramos, DiogodaRosa, Paulo Rodrigues Lima, Duda, Le_Andro, Thiago Couto, Gabriel.C, Joao Barreto, Carla Franco, alan.eu, karolinarrrrrr, renaz.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.