Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Ricardo   Teixeira de Freitas - Ba. - BA
jeff   ARAPONGAS - PR
Thiago Peitl   Marília/SP
jeff   ARAPONGAS - PR

Portfólios Ver Mais

DavidMartony   centro da terra
Oyarzabal   Porto Alegre RS - RS
3ddesignmatheus   rio de janeiro
ruhena1978   Juiz de Fora - MG - AC

>>Hyper-Threading X 3DStudio <--> !Desvendado o

Por: rabellogp  

Em: 10/04/2004 20:35

Galera, à um tempo postei um tópico aqui no fórum onde estava em dúvida quanto ao desempenho de um P4 HT no 3Dstudio, resolvi realizar uns testes, leiam: Todos nós já ouvimos falar sobre o Pentium 4 Hyper-Threading (HT). Para quem não conhece, esse é um modelo de processador da Intel, que, diferente do Pentium 4 comum pois tem 800Mhz de Bus System e 512kb de Cachê. Agora, o que é realmente interessante nesse processador é que ele é capaz de simular dois processadores no sistema (como se fosse um sistema dual). E eu fiquei com uma grande duvida depois de ler sobre esse P4, será que ele funciona bem com o 3Dstudio, digo, será que seu desempenho será melhor do que os P4 normais? Pois é, cansado de pesquisar e não obter respostas convincentes, resolvi fazer a loucura de arriscar e investir, correndo o risco de perder dinheiro. Agora, equipado com a nova máquina, não me contive em fazer alguns testes para desvendar esse mistério, afinal, o P4 HT tem ou não melhor desempenho no 3D? Confiram abaixo, o resultado dos testes por sinal muito interessantes: Os testes que realizei são bem simples, nada a mais do que uma mini-animação de 2 quadros idênticos. Realizei 3 testes onde os diferenciei somente na resolução, e calculei o tempo total da renderização dos dois quadros, como se fosse um filme. Esse processador me oferece a opção de desativar o Hyper-Threading no setup da placa-mãe, transformando-o em um P4 comum. Já com o HT ativado, fuçando no sistema aqui, descobri algo interessante, o HT não só simula superficialmente um sistema dual, como o simula perfeitamente, dando a opção até de escolher o processador (entre os 2 virtuais) que cada programa utilizará. Então eu tive a interessante idéia de abrir dois 3Dstudios simultaneamente e definir para cada um, um processador diferente. Simulando assim 2 computadores diferentes, ambos com o 3D aberto, eu renderizei cada um dos dois quadros do teste em um 3D diferente, simultaneamente. A comparação será feita então entre um P4 comum, um P4 HT, e um P4 HT com a artimanha dita acima. O sistema utilizado foi: -P4 2.8Ghz -1gb de ram DDR400 Sansung (em dual channel) -3Dstudio MAX 4.2 -Windows XP Professional No teste 1, foram renderizadas duas imagens de 750x250 No teste 2, foram renderizadas duas imagens de 1500x500 No teste 3, foram renderizadas duas imagens de 3000x1000 A imagem é o projeto de um hospital, é uma composição simples (cerca de 25mil faces) foi utilizado o render padrão do 3DSmax, sem nenhum efeito ou recurso adicional com exceção do raytrace nas janelas de vidro. Abaixo, o gráfico mostra os resultados: (os números são o tempo em minutos da renderização) As diferenças foram pequenas mas como podem ver, o P4 HT obteve menor desempenho frente ao P4 comum, isso deve-se provavelmente à ineficiência do sistema operacional para distribuir os processos entre as 2 unidades. Mas ao utilizar dois 3Dstudios abertos simultaneamente, eu posso dividir manualmente o papel de cada processador ‘’virtual’’ e, apesar do maior consumo de memória, o resultado foi agradável. O P4 HT com dois 3Ds, apresentou uma média desempenho cerca de 15% à mais que o P4 comum, isso significa que à cada 6 horas de render, ganha-se cerca de 1h. Isso prova a performance do P4 HT, que apesar de tudo, continua sendo somente 1 processador. Nenhum outro processador comum conseguiria renderizar 2 imagens ao mesmo tempo, com dois 3Ds abertos ao mesmo tempo e conseguir esses resultados. Concluindo, o Pentium 4 HT não chega nem perto do desempenho de uma máquina com sistema dual, mas tem uma vantagem levemente significativa em relação à um processador comum, se levado em conta sua diferença de preço em relação à de um sistema dual. Apesar de eu não ter conseguido o resultado que esperava, não me arrependi de ter investido nele. É isso aí, espero ter tirado a dúvida de muita gente. Abraços.
galera, alguem sabe se há muita diferença de performance entre um P4HT de 512kb de cache e um de 1mb de cache????
Muito legal os testes Giga! Vou colocar uma nota na red sobre eles :) Sobre sua dúvida, não saberei lhe ajudar pois não entendo muito de hardware :joiad: Abraços,
Filipe M. Deschamps
cgFAQs.com
Valeu pelos testes e sempre que puder, de uma canja de como um sistema influencia o soft pelos recursos do sistema e o hardware em si. Assim teremos mais poder de decisao naquilo que pretendemos comprar ou melhorar futuramente em nossas maquinas.
Trabalho com um dual xeon de 2.8 cada, e enquanto estava trabalhando com o Max5.1 achava que era show de bola, bom, instalei o Max 6 e fui renderizar com o Mental Ray, tive uma estranha impressão que o Mental Ray estava renderizando mais rápido que o Render padrão do Max, e lendo esse seu teste constatei que o Mental Ray divide o render para os processadores, pois o Dual Xeon faz o que o P4 HT faz, simula 4 processadores, e o Mental Ray fica distribuindo Tarefas para esses "4 Processadores", achei demais. Se é só impressão minha e eu estou falando besteira, me consertem, Valeu. abraços
Fabiano Olsieski
Fabiano, vc nao esta falando besteira não, o Mental Ray realmente tem a capacidade de indentificar os processadores num amáquina e distribuir aqueles ''quadradinhos'' dos calculos da cena entre eles. Pode reparar que quando vc manda renderizar no Mental, aparecem 4 quadrados por vez na tela ( se seus Xeon forem HT, caso contrario aparecerão 2).
gigahz Enviada: Dom Abr 11, 2004 1:13 pm Assunto: -------------------------------------------------------------------------------- galera, alguem sabe se há muita diferença de performance entre um P4HT de 512kb de cache e um de 1mb de cache? -------------------------------------------------------------------------------- Se há muita diferença eu não sei, mas um acréscimo de performance generoso eu não tenho dúvida. Quanto mais memória cache, mais informações temporárias poderão ser guardadas nelas sem ter que acessar a memória RAM, que é muito mais lenta.
Oi moçada, vou dar meu depoimento aqui. Estou usando um P4 3,2 Ghz. Renderizei uma cena no VRay com o HT desligado e o tempo foi 31 minutos. Depois renderizei a mesma cena com o HT ligado e o tempo foi 26 minutos. Fiquei surpreso com a diferença. até mais
Apesar do teste que vc fez fosse correto, a sua conclusão eu não concordo. Não é o sistema operacional que não consegue distribuir o processamento, e sim o algoritmo do seu 3D4.2, que não foi feito para aproveitar essa tecnologia, porém, se vc instalar o 3ds 6.0 e renderizar com o MentalRay, aí sim vc vai ver o que é performance, meu camarada, quando vi eu não acreditei, claro que o sistema que eu trabalho é dual, mas no Pentium 4 HT aqui também é sensacional, não depende do Windows, e olha que não sou nenhum defensor do Ruindows, hehehe, mas é realmente o soft do render que tem que distribuir essas tarefas, um abraço. Fabiano Olsieski
Fabiano Olsieski
E ai,, tenho um P4 2,8HT, e gostaria de saber como eu especifico os processadores para cada 3d abertos ( como o gigahz fez em seu teste) valew

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707644.

Total de membros registrados: 135253

Últimos membros registrados: alesacramento, LU887MELLO, mc29, Caleb Tales Oliveira, brnuness, kellyabs, erickjapa, kadsanbva.

Usuário(s) on-line na última hora: 491, sendo nenhum membro e 491 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Nenhum.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.