Galera, à um tempo postei um tópico aqui no fórum onde estava em dúvida quanto ao desempenho de um P4 HT no 3Dstudio, resolvi realizar uns testes, leiam:
Todos nós já ouvimos falar sobre o Pentium 4 Hyper-Threading (HT). Para quem não conhece, esse é um modelo de processador da Intel, que, diferente do Pentium 4 comum pois tem 800Mhz de Bus System e 512kb de Cachê. Agora, o que é realmente interessante nesse processador é que ele é capaz de simular dois processadores no sistema (como se fosse um sistema dual).
E eu fiquei com uma grande duvida depois de ler sobre esse P4, será que ele funciona bem com o 3Dstudio, digo, será que seu desempenho será melhor do que os P4 normais?
Pois é, cansado de pesquisar e não obter respostas convincentes, resolvi fazer a loucura de arriscar e investir, correndo o risco de perder dinheiro.
Agora, equipado com a nova máquina, não me contive em fazer alguns testes para desvendar esse mistério, afinal, o P4 HT tem ou não melhor desempenho no 3D?
Confiram abaixo, o resultado dos testes por sinal muito interessantes:
Os testes que realizei são bem simples, nada a mais do que uma mini-animação de 2 quadros idênticos.
Realizei 3 testes onde os diferenciei somente na resolução, e calculei o tempo total da renderização dos dois quadros, como se fosse um filme.
Esse processador me oferece a opção de desativar o Hyper-Threading no setup da placa-mãe, transformando-o em um P4 comum.
Já com o HT ativado, fuçando no sistema aqui, descobri algo interessante, o HT não só simula superficialmente um sistema dual, como o simula perfeitamente, dando a opção até de escolher o processador (entre os 2 virtuais) que cada programa utilizará. Então eu tive a interessante idéia de abrir dois 3Dstudios simultaneamente e definir para cada um, um processador diferente. Simulando assim 2 computadores diferentes, ambos com o 3D aberto, eu renderizei cada um dos dois quadros do teste em um 3D diferente, simultaneamente.
A comparação será feita então entre um P4 comum, um P4 HT, e um P4 HT com a artimanha dita acima.
O sistema utilizado foi:
-P4 2.8Ghz
-1gb de ram DDR400 Sansung (em dual channel)
-3Dstudio MAX 4.2
-Windows XP Professional
No teste 1, foram renderizadas duas imagens de 750x250
No teste 2, foram renderizadas duas imagens de 1500x500
No teste 3, foram renderizadas duas imagens de 3000x1000
A imagem é o projeto de um hospital, é uma composição simples (cerca de 25mil faces) foi utilizado o render padrão do 3DSmax, sem nenhum efeito ou recurso adicional com exceção do raytrace nas janelas de vidro.
Abaixo, o gráfico mostra os resultados: (os números são o tempo em minutos da renderização)
As diferenças foram pequenas mas como podem ver, o P4 HT obteve menor desempenho frente ao P4 comum, isso deve-se provavelmente à ineficiência do sistema operacional para distribuir os processos entre as 2 unidades.
Mas ao utilizar dois 3Dstudios abertos simultaneamente, eu posso dividir manualmente o papel de cada processador ‘’virtual’’ e, apesar do maior consumo de memória, o resultado foi agradável. O P4 HT com dois 3Ds, apresentou uma média desempenho cerca de 15% à mais que o P4 comum, isso significa que à cada 6 horas de render, ganha-se cerca de 1h.
Isso prova a performance do P4 HT, que apesar de tudo, continua sendo somente 1 processador. Nenhum outro processador comum conseguiria renderizar 2 imagens ao mesmo tempo, com dois 3Ds abertos ao mesmo tempo e conseguir esses resultados.
Concluindo, o Pentium 4 HT não chega nem perto do desempenho de uma máquina com sistema dual, mas tem uma vantagem levemente significativa em relação à um processador comum, se levado em conta sua diferença de preço em relação à de um sistema dual. Apesar de eu não ter conseguido o resultado que esperava, não me arrependi de ter investido nele.
É isso aí, espero ter tirado a dúvida de muita gente. Abraços.