_Oi Gjo.
_O assunto gerenciamento de memória ram é sempre recorrente em todos foruns e em todos os tempos, desde que comecei "nessa vida" rs.
_Mas vamos lá novamente.
_O XP 32 bits reconehce 4GB e os gerencia totalmente, porém, de uma forma que apresenta sempre para o usuário o seu total decrescido da quantidade de memória já mapeada pelo BIOS, para diversos usos, como shadow, mem extendida para placa de vídeo (mesmo esta sendo dedicada), etc... Assim não é errado afirmar que toda a memória (supondo um cenário com 4GB RAM) está sendo utilizada e gerenciada. Porém ao usuário interessa o que ele tem realmente livre para seus aplicativos e arquivos, não é mesmo!? E o XP 32 usava (já digo usava pq sinceramente essa "merd_a" já teve seu tempo na face da terra) a memória da seguinte forma, (como bem mencionaste) metade para uma coisa e metade para outra. Deixando o XP 32 de lado, aliás bemmm de lado (do lado de dentro da lixeira) kaka. Vamos aos atuais sistemas operacionais MS.
_O Vista (natimorto da vez) tem várias versões e cada uma com seu limite de gerenciamento de memória RAM, mas num contexto geral todas, sem excessão, gerenciam de forma igual a memória, indepemdentemente do seu limite. A alocação e desalocação é dinâmica e total (somente após a isntalação do Service pack 2) e toda a memória RAM disponível é utilizada, por todas as seções sejam elas de aplicativos, arquivos e/ou recursos do sistema operacional. Por tanto não se preocupe mais com esse "cancro psicológico" que o XP deixou de herânça.
_O mesmo vale para o Windows 7, que diferentemente do Vista não é preciso instalar Service Pack algum "por enquanto", akakakakakak.
ALFX® Computadores e Serviços Ltda
https://www.alfx.com.br