Willfant,
Cara, eu sou fã da Asus e por uma questão de preço comprei uma placa-mãe desta marca ao invés da Gigabyte. Eu queria a UD4R, mas a mais barata que achei era R$100 mais cara que a minha P6T-Deluxe V2, além desta placa contar com uns recursos a mais que a Gigabyte, porém em termos de desempenho pelo que eu pesquisei são muito parecidas.
Na realidade o que determina o desempenho geral é o conjunto, claro que aplicações mais específicas, como um render, o processador é quem manda. Dá pouca diferença de desempenho entre uma placa mid-end e uma hi-end. Entretanto em questões de workflow, aí o conjunto é que manda. Porque se você tem memórias rápidas, HD em RAID-0, de 10mil rpm ou até HDs SSD, você terá um grande ganho, sem falar na placa de video.
Uma boa placa, pelo que andei lendo também são as Biostar Tpower X58, tem um excelente Custo x Benefício, além de serem excelentes para overclock, além de mais baratas que as Asus e Gigabytes. Só não peguei este modelo porque não achei onde comprá-la, pois ia dar uma diferença de mais ou menos R$150 para a Asus.