Bem vinda ao fórum!
Vamos lá:
Placa de video: Se você trabalha com arquitetura, acho que o ideal é você pegar uma Quadro, como a FX1800, ela é quase o mesmo preço da GTX295 porém, é altamente otimizada para trabalhar com gráficos 3D. Diferente de jogar em 3D.
Processador: Realmente o valor do i7 950 não compensa. Com um leve overclock no 920 você consegue um desempenho próximo ao 950.
Placa mãe: Para o i7 LGA1366, tem a Gigabyte X58 UD5, Asus P6T Deluxe V2 e a Biostar Tpower X58.
Memória RAM: Aconselho já colocar 12GB e DDR3-1333 ou DDR3-1600, apesar de que para as memórias chegarem a estas frequências ter que fazer overclock nelas. Compre sempre Kits de memória RAM para Triple Channel e com voltagem de 1,65. Marcas Corsair, OCZ, G.Skill, GeIL, Patriot, Muskin e Kingstone, nesta ordem.
Alimentação: Se for pegar uma Quadro, não precisará de uma fonte tão forte, uma de 650W real dá conta. Se for pegar uma GeForce como a GTX295, aí vai precisar de no mínimo uma de 850W. Marcas OCZ, Corsair, Thermaltake e Enermax.
HD: Aí depende do que você quer armazenar, se não for fazer RAID, aconselho a comprar um HD de 320 para ser o HD principal e um de 1TB ou mais para ser o de armazenamento de dados. Marcas: Samsung, Seagete ou Western Digital, porém se quer desempenho aí tem que pegar HDs SSD ou SAS, o primeiro são HDs em estado sólido, como se fosse um "pen-drive" gigante, porém ao invés de usar portas USBs que são limitadas, utilizam a SATA que é muito mais rápida. E o SAS é um HD que grava dados por magnetismo e tem mecanismo móvel de gravalão, só que gira em alta velocidade, acima de 10 mil RPM.
Monitor, bom mesmo e que te aconselho é o Dell U2410. Fidelidade de cor muito alta.
Sobre os MACs, eu sou fã deles, porém ainda não tenho um por um motivo, eles ainda não tem suporte nativo ao CAD e 3D Max, somente ao Maya. Se eu quisesse usar esses softwares lá, precisaria de um "emulador" como o BootCamp para poder rodar o Windows lá. Porém, há perda de desempenho com isto.
Windows, não há mais motivos para se pensar no XP após o lançamento do Windows 7, ainda mais que ele é um sistema que nasceu para ser 64 Bits, diferente do XP.