Acho difícil conseguir defnir uma equivalência entre processadores pra dizer que um AMD X é igual a um Intel Y. Dá até pra separar em linhas específicas como core duo, 2 duo, quad, etc, dá até pra comparar por núcleos, core, clock, cache, mas mesmo assim não se chega a uma equivalência definitiva por modelos. Pelo menos os testes que eu vejo geralmente mostram um melhor pra tal coisa, outro melhor pra outra, então o tipo de uso também é mais uma variável na comparação.
Também tem o detalhe do conjunto, e aí que eu acho mais interessante de se comparar, pois se você pegar dois processadores iguais, dois i7 920 por exemplo, e montar com placa mãe de e memórias de modelos diferentes, você já tem uma performance diferente em cada conjunto.
Veja por exemplo, um teste de leitura de memória que eu fiz no meu pc com um i5, usando o Everest. O que ganhou ali não foi o processador, é que a minha memória é CL8 e a memória do i7 teste do Everest é CL9. Então o meu i5 mesmo ficando em primeiro, não é melhor que o i7 do teste, mas no conjunto é melhor nesse específico teste.
Eu sei que a pergunta foi sobre a equivalência de processadores e eu acabei saindo um pouco do assunto, mas imagino que se a pessoa quer comparar é porque está pensando em montar uma máquina de boa performace e quer conhecer as vantagens de cada modelo, e acredito que uma visão geral pode ajudar mais.
Tem um tópico de testes de benchmark de render que pode ser uma referência pra observar os conjuntos de hardware que o pessoal usa e a performance de cada um http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=23556&start=225