Olá Solrrac, tudo vai depender do seu trabalho, será que vc vai precisar usar mais do que 8GB de memoria?
Em meus trabalhos eu consigo renderizar praticamente qq projeto que eu faça apenas com 4GB DDR2, estou pensando em expandir pra 8GB.... Eu imagino que pelo menos agora vc nao vai precisar mais do que 8GB, mas se a grana permitir, é claro que compensaria vc ter logo 12GB. Mas uma coisa eu te falo, se for trabalhar com o max pra projetos "pequenos", 4GB e 12GB "quase" nao se ve diferença, apenas pra projetos grandes e renders em altas resoluções, daí sim quanto mais memoria melhor.
Sistema SLI é a solução pra se usar 2 placas gráficas ao mesmo tempo, tipo, vc colocaria 2x GF GTX 275 em sua cpu, eu sei que esse sistema acelera muito os jogos, mas nao posso te falar o quanto isso ajuda a trabalhar com o max e photoshop.
Como eu te falei, o futuro será o uso intenso da GPU (placa de vídeo) para renderizações em 3D em tempo real e processamentos de imagens em geral, então eu posso te afirmar que quanto melhor a sua VGA ou quantas VGA vc possuir, muito será acelerado o processo de imagens, seja 2D ou 3D.
Você pode acessar esse link do Allan Brito, que fala muito do processo de uso da GPU. Vale a pena conferir, daí vc vai ter uma idéia melhor do que estou falando.
http://www.allanbrito.com/2010/01/27/mais-renderizacao-com-path-tracing-e-gpus-para-maya-luxrender-e-mental-ray/
Abraços.