Gilbran, sempre vai existir as vantagens e desvantagens em se optar por 5x core i7 ou 10 C2Q, mas vamos tentar chegar numa conclusão.
Primeiro, vc está certo de que se pensar em médio e longo prazo, os Core i7 soquete 1366 terão um longo futuro e ainda há possibilidade de se usar os i9 no mesmo soquete.
Agora eu tenho aqui em meu estúdio 12x Phenom II x4 945 (3.0GHz), pois damos aula também e temos 2 salas com 6 Phenom em cada sala de aula, e já aproveito pra usar os Phenom em renderizações. Os Phenom são soquete AM3, (que tb suportarão os novos Phenom x6) que estão instalados numa placa mãe ECS A780GM-A, com 8GB de memoria, tem vga onboard ATI 3200 e tb tem boa capacidade de overclock e um HD de 160GB, ou seja, pra dar aula, essa cpu com vga onboard está bom demais, e numa renderização tanto faz ter vga onboard ou uma vga caríssima que o tempo de render será o mesmo, (não vamos entrar na questão do futuro que será render usando a GPU).
Esse sistema que eu montei com os Phenom, tem um custo x benefício muito bom, pois utilizo uma fonte de 400w e o consumo de energia é relativamente baixo, se comparado a um sistema Core i7, que pra começar será muito difícil de vc encontrar uma mobo boa pra ele que tenha vga on board, pra vc não gastar mais ainda em uma vga só pra deixar seu core i7 renderizando.
Conclusão, se pensarmos a longo prazo e futuros upgrades de processadores e até mesmo na questão de espaço, talvez os core i7 (pra usar em renderfarm) seja a melhor opção, mas eu te garanto que tando so C2Q da Intel ou os Phenom da AMD se bem montados, vão te proporcionar pelo menos por enquanto um custo x beneficio melhores que os Core i7, pelo menos nesse momento.
Só pra vc ter uma idéia, eu montei um Phenom II x4 com essas configurações acima por menos de R$ 1.000,00, tudo com processador, MB, 8GB memoria, HD, gabinte e fonte. Quanto que vc irá gastar num Core i7 com 8 ou 12GB de memoria, Mobo, vga, HD e pelo menos uma fonte de 500w boa?.....
Pelo menos nesse momento, os Phenom são melhores no custo x beneficio do que os Core i7 ou até os C2Q da Intel, agora se eu fosse montar uma Workstation pra trabalhar direto, daí sim investiria num Core i7 ou até mesmo num sistema xeon dual processado.
Abraços,