Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Antonio Neosmar P Silva   São Paulo - SP - SP
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
bender   Lajeado-RS - RS
Daian   Belo Horizonte - MG

Portfólios Ver Mais

tiagofaller   Passo Fundo-RS - RS
calile   arapongas paraná - PR
JEAN.CARLOS   Primavera do Leste - mt - MT
prata   Brasil - SP

RenderFarm - (5x Intel I7) ou (10x Intel Quad Core)

Por: [email protected]  

Em: 18/03/2010 11:52

Olá pessoas... estamos precisando ampliar a RenderFarm da empresa e estamos na dúvida se compramos mais 10 Pcs com QuadCore... ou arriscamos nos novos I7. Já vi uns papos que 5 Pcs com I7 equivaleriam ao processamento dos mesmo 10 QuadCore. Alguem sabe se isso é verdade? Linhares
Caro Luiz, eu andei fazendo uns testes aqui sobre essa questão. O que vale mais a pena 1 Core i7 ou 2 Quad? E eu cheguei na conclusão que sem sombra de duvidas 2 Quad é mais rápido pra renderizar do que 1 i7. Se o seu objetivo é ampliar sua renderfarm compra 10 Quad que além de ser mais barato vc terá um melhor desempenho nos render de animação. Eu baixei um arquivo de teste de render do site http://www.3dspeedmachine.com/?page=3 lá vc vai encontrar diversas versões do mesmo arquivo e pra vc testar com o mental e o vray, pois bem, eu usso esse arquivo de teste no max 2010 usando o mental ray. Testei esse arquivo num Core i7 920 com 6GB de ram, ele renderizou em 10:48min e fiz a mesma coisa num Phenom II x4 920(@3.10GHz), e renderizou em 13:24min, daí eu coloquei 2x Phenom II iguais pra renderizar a mesma imagem usando o DR do mental, os 2 Phenom fizeram a imagem em 7:52min, viu a diferença? Com certeza, 2 Quad seja Intel ou AMD serão mais rápidos pra renderizar, seja imagens still ou animações, e além do mais, 2 Quad ficam mais baratos que um sistema Core i7. Se quiser, entra no site, baixa o arquivo da versão que vc possui e faz alguns teste, vc mesmo chegará nessa conclusão. Abraços.
Starter, Qual a velocidade do i7? Estava com o mesmo clock do Phenom? E você acha que compensa financeiramente ter 10 Quad ao invés de 5 i7? Falo isto por um simples motivo, vale a pena ter 10 PCs com fontes para mais de 500W (isso se não tiver nenhuma placa de video forte que necessite de muita energia) consumindo uma energia do cão? Além do que para uma renderfarm é obrigatório você ter um bom nobreak e para aguentar 10 PCs tem que ser algo violento, será que o custo a mais gerado por 5 PCs extras compensa o menor tempo de render? Foi exatamente isto que pensei quando comprei meu i7 LGA1366, o consumo do meu PC não iria compensar o tempo de render menor. Infelizmente empresa não pode pensar somente na velocidade, tem que pensar em custos senão acaba com um produto mais caro por simples erro de Custo x Benefício, ou seja, o menor consumo de energia acaba compensando um maior investimento em i7. E outra, o LGA1366 tem muito terreno pela frente, visto que ele tem apenas 2 anos de vida e logo estarão chegando os i9 LGA1366 com 6 núcleos com HT (12 núcleos). Já o Quad Core já foi descontinuado.
Gilbran, sempre vai existir as vantagens e desvantagens em se optar por 5x core i7 ou 10 C2Q, mas vamos tentar chegar numa conclusão. Primeiro, vc está certo de que se pensar em médio e longo prazo, os Core i7 soquete 1366 terão um longo futuro e ainda há possibilidade de se usar os i9 no mesmo soquete. Agora eu tenho aqui em meu estúdio 12x Phenom II x4 945 (3.0GHz), pois damos aula também e temos 2 salas com 6 Phenom em cada sala de aula, e já aproveito pra usar os Phenom em renderizações. Os Phenom são soquete AM3, (que tb suportarão os novos Phenom x6) que estão instalados numa placa mãe ECS A780GM-A, com 8GB de memoria, tem vga onboard ATI 3200 e tb tem boa capacidade de overclock e um HD de 160GB, ou seja, pra dar aula, essa cpu com vga onboard está bom demais, e numa renderização tanto faz ter vga onboard ou uma vga caríssima que o tempo de render será o mesmo, (não vamos entrar na questão do futuro que será render usando a GPU). Esse sistema que eu montei com os Phenom, tem um custo x benefício muito bom, pois utilizo uma fonte de 400w e o consumo de energia é relativamente baixo, se comparado a um sistema Core i7, que pra começar será muito difícil de vc encontrar uma mobo boa pra ele que tenha vga on board, pra vc não gastar mais ainda em uma vga só pra deixar seu core i7 renderizando. Conclusão, se pensarmos a longo prazo e futuros upgrades de processadores e até mesmo na questão de espaço, talvez os core i7 (pra usar em renderfarm) seja a melhor opção, mas eu te garanto que tando so C2Q da Intel ou os Phenom da AMD se bem montados, vão te proporcionar pelo menos por enquanto um custo x beneficio melhores que os Core i7, pelo menos nesse momento. Só pra vc ter uma idéia, eu montei um Phenom II x4 com essas configurações acima por menos de R$ 1.000,00, tudo com processador, MB, 8GB memoria, HD, gabinte e fonte. Quanto que vc irá gastar num Core i7 com 8 ou 12GB de memoria, Mobo, vga, HD e pelo menos uma fonte de 500w boa?..... Pelo menos nesse momento, os Phenom são melhores no custo x beneficio do que os Core i7 ou até os C2Q da Intel, agora se eu fosse montar uma Workstation pra trabalhar direto, daí sim investiria num Core i7 ou até mesmo num sistema xeon dual processado. Abraços,

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710681.

Total de membros registrados: 138161

Últimos membros registrados: neyandre, Miudooo, xenoprostactive, diaquilin, davidtwins1, Auiospmame, pIS, ChargecardChargerPriceUK.

Usuário(s) on-line na última hora: 1269, sendo 25 membro(s) e 1244 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: felipemattoli, Fabianomonte, Victor Mendonça, Bruno, Joao Barreto, jessicatorres, Fabio Catelleno, Henrique Ribeiro, Ricardo Paranhos, gago, Osvaldo Arquiteto, Gabriel.C, Geraldo Nunes, Adalberto Rocha, Hot, claro_lima, Thiago Couto, ale.bs1, Duda, glaucejane, Eduardo Ramos, Bruno8302, Ronaldo, Max Idalgo, ricardo duarte, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.