Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

NataliaEM   Carlos Barbosa, RS - RS
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
Ricardo 3D   Brasil - BA

Portfólios Ver Mais

cheida   vila velha
pietroniro   Jundiaí - SP
iarcheski   Chapecó - SC - AC

>>3DSMxx 2011<< Considerações iniciais

Por: Adriano Leal  

Em: 25/04/2010 13:54

Acho que dei sorte também, o 2011 aqui ta ótimo. Pô Adriano... ficar testando com bolinhas na viewport e com anti alias ligado... no max e xp 32-bit... eu testo ele em trabalhos reais no dia a dia e pra mim ta ótimo, ja não me vejo mais montando materiais complexos sem o slate. E óbviamente que sem anti alias ligado e trabalho é no 64-bit. Além disso o ribbon ta bem mais leve e customizável, o viewport canvas melhorou muito, mas é óbvio que nunca vai agradar a todos. É claro que ele tem uns problemas, o quicksilver pra mim tb não é grandes coisas, mas eu acho que entre os prós e os contras ele ta muito bom. E quando é que vc vai trabalhar com 8.5 milhoes de poligonos na viewport? Até pro render vai sofrer... :P
fiz o teste do adriano e não fechou pq tenho muita memória e trabalho com 64 bits, mas a interfvace ficou pesada e ocupou uns 2.3 gb de memória do max. É pesado mesmo. Mas acho que pra cada versão de software, esperam que compremos a ultima versão de hardware. é o American way live, trocar tudo todo ano. Acompanhe quem puder
"Fla3DMadness" disse: Acho que dei sorte também, o 2011 aqui ta ótimo. Pô Adriano... ficar testando com bolinhas na viewport e com anti alias ligado... no max e xp 32-bit... eu testo ele em trabalhos reais no dia a dia e pra mim ta ótimo, ja não me vejo mais montando materiais complexos sem o slate. E óbviamente que sem anti alias ligado e trabalho é no 64-bit. Além disso o ribbon ta bem mais leve e customizável, o viewport canvas melhorou muito, mas é óbvio que nunca vai agradar a todos. É claro que ele tem uns problemas, o quicksilver pra mim tb não é grandes coisas, mas eu acho que entre os prós e os contras ele ta muito bom. E quando é que vc vai trabalhar com 8.5 milhoes de poligonos na viewport? Até pro render vai sofrer... :P
_Ops Flávio, o Anti aliasinglines não tá ligado não, pode ser impressão mas não foi habilitado. _Esse teste é com primitivas e da forma mais simples justamente para ser um balizador, que todos os usuários podem fazer, sempre fazemos esse teste aqui com o mesmo equipamento a anos e é a primeira vez que isso acontece. _Tal teste fora a anos atraz recomendado por dois profissionais que prezo muito, Leo Santos (Animador na Blur Studio - http://www.leosantos.com/animation.htm) e Alexander Espechit Bicalho (Eng. de qualidade do 3DSMax). Exatamente com esse mesmo propósito, servir de balizador. _O teste é proposto apenas com o propósito de ver o comprometimento de memória do novo aplicativo e sua relação com o hardware envolvido nessa operação. Nada além disso. Em testes anteriores, não passava de 900MB e o teste seguia. _Agora para faze-lo passar, é preciso criar cópias instance das esferas, como demonstro nas imagens a seguir. Imagem 03 (cópias instance) Imagem 04 (cópias simples) _O lance é que com ou sem o Quicksilver habilitado como renderizador padrão será essa é a dor de cabeça que o usuário vai ter, ser forçado a operar com cópias instance. _O gerenciamento de cena é uma prática comum e recomendada, é lógico. Mas forçar o usuário a trabalhar de uma forma que ele não gosta ou nem pode em muitos casos! Não é aceitável! _O equipamento de teste tem uma configuração bem dentro da média. CD2 2.13GHz 2GBRAM DDR2 800Mhz 2HDs Raptor 74GB RAID-0 GForce 8800GTS 320MB XP Professional 32Bits SP3 _Ps. Em outras áreas o aplicativo tem pontos positivos!? Claro que tem e parabéns à equipe de desenvolvedores destas outras partes, sem eles o software estaria fadado ao insucesso total ou então a Autodesk seria forçada a uma nova promoção dele a R$ 2900,00 como no começo desse ano pra desovar o estoque! _Bora lá melhorar o software, pq se não vamos vender mais hardware, poluir mais, gastar mais energia, etc, etc...
ALFX® Computadores e Serviços Ltda https://www.alfx.com.br
realmente o consumismo leva a poluição e é antiecológico. É por isso que os americanos são tão avessos ao protocolo de kioto... é um paradigma... Evoluir sem destruir
No meu o modificador skin da um erro ao tentar associar os bones a malha..
Eae Adriano. Pois é, no youtube parecia que tava com AA ligado. :-P É lógico que eu lembro do Leo Santos e do Bicalho (que por sinal sumiu... vc sabe onde ele anda?), mas como vc falou, faz tanto tempo esse teste... mas aquela época era legal, né? :D Pena que a 3donline se foi... mas gosto muito aqui da 3D1. Acredito que nessa época a Autodesk tinha mais cuidado com o consumo de memória, mas depois que veio o max 64 talvez tenham deixado de lado essa preocupação. Eu repeti o teste no 32-bit e realmente travou o max, o que eu quero dizer é pra mim isso não muda nada... o 32-bit uma hora ou outra vai travar por falta de memória, seja com 8,5 milhoes de poligonos na viewport, seja para renderizar um displace mais pesado... a real é que quem quer trabalhar a sério com o max tem que usar sistema 64-bit. Eu sempre estive acostumado a cada versão nova do max esperar um tempo pra pelo menos sair uns hotfix antes de começar a usa-lo a sério em produção, mas pra mim 2011 é a primeira versão que pra mim está bom desde o lançamento. Como de costume eu fiz varios testes no dia que peguei a versão demo e fiquei surpreso como ele se comportou bem, pra quem usava o 2010 esse 2011 parece uma evolução natural e ainda tem a vantagem do save as 2010 em caso de emergencia, mas até agora só usei pra mandar arquivos pra quem não tem o 2011. Pode consumir mais memória, mas infelizmente acho que é uma tendencia, um preço que pagamos pelas evoluções que vieram. É uma pena ele não ter passado no teste das bolinhas com 200 segmentos na viewport no 32-bit, o que eu queria dizer é que para alguns isso não faz a menor diferença. ;) E acho que aquele projeto ta quase saindo a licitação, eu te aviso, o max 2011 deve voar naquelas máquinas que a gente orçou... :D Abraço, Flávio
_Ele tá na Blur Studio na CA. _Eu tb vim pra cá, assim que o Marcelo Souza desistiu de vez de continuar o forum 3DOnline, o pessoal me convidou pra ser moderador aqui e até fui por duas vezes, mas não dá mais, não tenho mais tempo. E como tudo deve evoluir, o pessoal mais novo tomou o lugar dos tiozões, rsrs (Ouvi essa no novo forum que abriu as portas recentemente o 3DMotion) Agora sou um tiozão! Puts!! _Naquelas cavalas deve ficar bem mais levinho sim! kk _Inclusive, mudaríamos os processadores para algo mais atual né! Uma atualização para melhor sem mexer no orçamento $$ não tem problema! _Mas voltando à vaca fria das bolinhas. _O teste com primitivas, não tem outro objetivo além do de ser um balizador. _Por exemplo, podemos usar ele como balizador sempre, não importa quão novo o software é. _Primitiva é primitiva e todo software tem. Seguindo a mesma lógica de aplicação do teste (valores de segmentos e quantidade de elementos) em todas as máquinas é o que vale. _Isso serve a qualquer tempo para mensurar o quanto compromete-se de cada sistema. Seja de placa de vídeo, CPU ou memória RAM. _Por exemplo, serviu para que notasse-mos que o XP em 32 bits não aguenta cópias simples nesta nova versão do Max, apenas libera da memória, o peso dos elementos, quando com cópia instance. Já nos sistemas operacionais em 64bits a coisa rola, pesada, mas rola. _Outros testes de manipulação com modificadores aplicados, que ocupam também outras partes do sistema ou testes com modificadores e malhas animadas que demonstram as capacidades e as incapacidades de certas GPUs, podem ser aplicados. Mas não foi preciso ir além do simples teste com primitivas para ver que o 2011 ficou não apenas bem mais pesado, mas com um freio de mão tremendo pra quem não tem máquina nem sistema operacional em 64bits. _Não diferente do que vc pensa e defende, e que coincide com o que eu tb acho, afinal faço equipamentos para profissionais, mas meu objetivo foi defender os que estão começando e nem todos podem migrar para uma situação (equipamento) ideal, tem que iniciar seus estudos com o que tem. _Vc pode dizer, "Mas quem tá começando não vai chegar a 8.5 milhões de polígonos de primitivas" Concordo, mas o teste com primitivas tem tão só a capacidade de balizar. Como vc mesmo disse não tem a mesma validade que os arquivos do dia a dia tem. E esse é o objetivo, servir de balizador. Por exemplo, o cabra vai sair do equipamento dele atual, com esse teste mostrando a ele que ele tem por exemplo a capacidade de manipular o teste a 30fps, mas ao instalar o 2011 ele percebe que (em não travando) ele precisará investir em mais memória, mais GPU e mais CPU. Daí ele pensa se vale a pena migrar ou não, cabe a ele ponderar se as vantagens, que vc bem salientou que o 2011 trouxe, valem ou não para o trabalho dele. _É +- como pensar assim: Eu conseguia manipular bem mais coisas com a versão X, migro ou não para a Y!? _Eu poderia meter uma quantidade bem micro de bolinhas,só pra agradar, ma meti logo uma socada delas pra pesar mesmo, pra ver onde é o calcanhar de aquiles do 2011, e como sempre, é no que doi mais em todo mundo! No bolso! O povo vai ter sim que investir em mais equipamento. _Assim como vc não trabalha na Autodesk eu tb não tenho nada contra ela, por isso não temos motivos pessoais nem profissionais para tendencionamentos. Mas porr Flávio, o treco ficou pesaaaado! _Só quero esclarecer a todos que nos leem, q eu e Flávio somos antigos conhecidos (amigos que já nos vimos algumas vezes ao vivo, já fui a casa dele em Floripa (mora mal o infeliz!!) (desde 99 quando a 3DOnline era em lista via texto plano por email e que depois virou forum via web)) e essa é uma discussão saudável é assim mesmo que a gente escreve a anos! kkkkkk
ALFX® Computadores e Serviços Ltda https://www.alfx.com.br
Opa, quem sabe vamos trocar os quad por hexa? Conversamos amanha sem falta! :D E o Leo Santos eu acompanho o trabalho dele na Blur, o Bicalho é que eu nunca mais vi em lugar nenhum. Mas eu entendo o teu teste, é como os renders que faziamos antes... scanline, sem GI, só um fake, mas muito leve. Eu demorei a usar GI pq era inviável em animação sem flickar, mas hoje não vivo sem. Logico que pesa bem mais que um render simples, da mesma forma que o max 2011, com tantos recursos novos, é mais pesado que o 2010, que o 2009 e que o maravilhoso max 4... mas ja não vivo sem as melhoras... eu ficaria bravo se ele ficasse mais pesado à toa. :-P E aquela casa é da minha mãe, eu moro em um apartamento comunzinho... kkkkkkkkkk... um dia eu chego lá! Abraço, Flávio

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710685.

Total de membros registrados: 138164

Últimos membros registrados: eltinho1234, alexseen, rodrigo.lodetti, neyandre, Miudooo, xenoprostactive, diaquilin, davidtwins1.

Usuário(s) on-line na última hora: 1632, sendo 28 membro(s) e 1604 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ricardo, eltinho1234, Moura, AlexTerra, Eng Damasceno, Luis Antonio, Osvaldo Arquiteto, Nuno, Frederico Wagner N. R., Nieledoranne, Lucas Batalhoti, Roberto Movanni, Celso Borttoloto, emersonforentin, gago, Saviel, Fabrício, Thiago Couto, Geraldo Nunes, Ronaldo, Adalberto Rocha, João Von Rondow, rabellogp, Fabio Catelleno, eplima16, Max Idalgo, Elis, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.