Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

mdpontes   Macapá - AP
Daian   Belo Horizonte - MG
Cidral   Curitiba pr - AC
arbarcelos   Porto Alegre
dallest91   Porto Alegre - RS - RS

Portfólios Ver Mais

Marcelo   sao paulo
mdpontes   Macapá - AP
Lopes Junior   São Luís - MA - MA

>>Iray no 3DS Max<< Agora é oficial!

Por: Adriano Leal  

Em: 01/10/2010 10:37

_Ontem pela manhã a Mental Images, susidiária da nVidia, anunciou oficialmente o lançamento da incorporação do Renderizador IRAY ao pacote avançado de susbcrição do 3DS Max 2011 e 3DS Max Design 2011. _Em testes comparativos, entre as soluções profissionais Quadro 5000, Tesla C2050 frente a um cenário padrão Dual Xeon X5570, o ganho de desempenho no tempo de render, ficou em 5x. _A espectativa do mercado é enorme e nos resta esperar para saber sua estabilidade real, limites de usabilidade e por fim e não menos importante sua compatibilidade com as bases de GPUs não profissionais da maioria dos profissionais. _Vida longa à nVidia! _Mais informações: http://www.mentalimages.com/news/detail/article//mental-image-32.html
ALFX® Computadores e Serviços Ltda https://www.alfx.com.br
Hehehehe! Galera podem preparar os bolsos para começarem a investir pesado nas placas de vídeo!
Adriano, Me tira uma dúvida que está me martelando de uns tempos para cá, e acredito eu que seja a dúvida de muitos aqui, é possível instalar uma placa Quadro e uma GeForce na mesma máquina? E mais, se for possível isto, também é possível que eu utilize os CUDA cores tanto da Quadro quanto da GeForce ao mesmo tempo ou só de uma das duas? Acredito eu que não seja possível, porque afinal acho que poderá incompatibilidade de drivers já que os mesmos para ambas as placas são diferentes. Porque se for possível isto valerá MUITO a pena investir em uma GTX480. Claro que com isto vem um custo embutido de uma nova fonte para alimentar a gulosa, uma de uns 1000W para mais, acredito eu para que não haja nenhum gargalo. Até dá para se montar digamos uma "render farm" com um Quad-SLI de GTX480, totalizando 1920 cores CUDA, ou seja, um absurdo de rápido, cada placa hoje pode ser encontrada por R$1500 aproximadamente, porém muito mais barato que uma render farm de Xeons. Só não achei uma fonte suficiente para aguentar as 4 GTX480, afinal só uma consome 250W, quatro seriam 1kW, então uma fonte de uns 1400W seria recomendável. E haja bolso para aguentar a conta de luz.
Olá pessoal, tenho já algumas considerações com o iray, pois já tive a oportunidade de testá-lo. Bom, primeiro quero dizer para o Gilbran que eu "acho" que não será possível instalar 2 placas diferentes na mesma cpu, ou será SLI Quadro ou SLI GeForce, e acredito eu que SLI GeForce será muito "melhor" na questão custo x benefício, pois não acho que as Quadro terão um desempenho muito superior perante as GeForce 480gtx para se usar como render GPU. Bem, sou usuário do mental ray e a primeira coisa que eu queria testar foi o comparativo em qualidade entre o mental ray e o iray, já que a minha vga é uma ATI das antigas ainda e não pude testar realmente o desempenho do iray, mas posso já adiantar que na questao "qualidade" o iray é superior ao mental ray, pelo menos nos testes pequenos que eu fiz eu pude notar uma diferença na iluminação, o iray trabalha melhor a luz, acho pq ele é baseado no render Unbiased, a luz é realmente correta. Quanto as configurações do render são muito poucas, basicamente vc ajusta o tempo ou a qualidade do render e mais outras 4 opções: * sobre a luz (se a luz será uma luz correta baseada em física ou o sistema de bouces já conhecido) * O Filtro do render (Antialiasing) * Configurações do Displacement * e um material Override Nada de Final Gather, Photons, samples, etc... O que eu senti falta foi do DR (Distributed Render) do mental ray. Não sei se com o iray será possível fazer renders de uma mesma imagem usando uma render farm, como acontece no mental ray. Mas nos pequenos testes que eu fiz, eu vi que ele é bem mais demorado que o Mental ray usando apenas a CPU, pois minha VGA como eu disse é uma ATI antiga, entao eu nao tenho uma vga com tecnologia CUDA pra testar, mas eu vi que se usar apenas a CPU é quase inviável de renderizar, ele renderiza, mas demora muito. E também tem a questão da conversão dos shaders, pelo que eu pude testar, ele não aceita uma boa parte dos shaders padrão do max, os que eu testei e o iray não aceitaram a conversão foram: Checker, Color Correction, Composite, Gradient, Gradient Ramp, Mask, Speckle, RayTrace e Tiles. Pelo menos foram esses os shaders que eu testei, que acredito que seja os mais usados. É uma pena o iray não ter compatibilidade com algumas coisas do max ainda, pois eu uso muito desses shaders e se for realmente migrar pro iray, teremos que deixar de usar esses shaders criando outra alternativa para compor os materiais. Outra coisa que parece que o iray não aceita é o Hair and Fur, pelo menos o teste que eu fiz dava erro no shader e nao renderizava. Agora o que eu vou providenciar o mais rápido possível é uma vga descente, estou pensando em pegar 2x GF 460gtx do que 1x 480gx, porque o preço da 480gtx dá pra comprar as outras 2 460gtx e botar em SLI, que o desempenho deverá ser bem maior. Bom, por enquanto é isso. Acho que o iray ainda terá uma longa caminhada para que nós usuários tenha condições de usá-lo sem maiores problemas de compatibilidade, abraços.
_Oi Gibran. _Sua dúvida é bem comum mesmo. _E a resposta é sim. _Na verdade é possível vc ter não apenas uma das placas diferentes, mas várias placas diferentes, inclusive de marcas e tipos diferentes, por exmeplo: Uma Quadro e uma Ati FirePro Uma Quadro e uma Geforce. Uma Geforce e uma ATi Radeon etc... _Vc pode não somente ter várias placas para CUDA, mas tb para Phsyx, exemplo. _Duas Geforce GTX480 para CUDA e uma Geforce GT240 para Phsyx. _Vc determina quem entra ou sai da ciranda, no painel de controle da nVidia que é comum a todas as placas instaladas no equipamento. _Quanto a um render server de GPUs, nós temos este produto, chama-se GPU-RN ou GPU Render Node. _Em nossa linha de produtos, temos vários modelos de GPU-RN, 2-Way, 3-Way e 4-Way SLI e não é preciso estar em SLi para calculos CUDA, por tanto o máximo hj é até 7 GPUs numa só placa mãe, porém single slot cada GPU. Nesse caso podemos usar a nova Quadro 4000 que tem 256 processadores streaming e ter no total 1792 cores num só sistema operacional. Isso em teoria é lindo, mas na prática não é vantajoso. Melhor vc ter um GPU-RN com 4-way SLI com GPUs de maior nº de processadores/GPU do que ter mais GPUs menores. _Por outro lado e a prematura chegada dessa tecnologia chama a atenção para outro ponto, a memória disponível, daí a lógica manda ter mais GPUs menores, que somadas geram maior quantidade de memória, que menos GPUs. _Porque o grande problema está sendo a quantidade de memória disponível em cada GPU. Quando o render é grande (leia-se maior quantidade de elementos em cena) a memória é proporcional. _Todos aqui podem notar, as cenas de exemplos feitas até agora, raras as excessões, que aparecem em vídeos demonstrativos são em geral muito limpas e "leves", bem diferente das cenas do dia a dia que hj rolam nas produções reais. _Por tanto, recomendo cautela. Antes de sair investindo, consulte e pesquise bem antes. Faça testes para ver se essa forma de render realmente vai lhe atender e se vc está pronto para essa mudança já.
ALFX® Computadores e Serviços Ltda https://www.alfx.com.br
Bom, na questão de hardware acho que o Adriano explicou bem, então realmente dá pra instalar várias placas em uma só placa mãe. Realmente devemos ter um pouco de cautela no investimento de hardware, pois acredito que ainda é muito cedo pra migrar definitivamente para uma solução de render via GPU.
Me respondam uma pergunta galera, Iray usará so placas nvidia? to testando em uma ati aqui e nao está rolando, ele calcula mais nao mostra a imagem .
6x dual Intel Xeon E5649 - 12 gb ram - 6 tb hd _____________ Valorize-se !!!
Adriano, Valeu, essa matou minha curiosidade de vez. Acho que fim de semana que vem farei um teste com isto, vou pegar a placa e video do meu PC lá de casa uma 8800GTS e espetar no meu PC junto com a Quadro para ver o resultado. Ontem depois dos primeiros testes com o Iray tive uma certa decepção porque ele não aceitou muitos shaders de uma cena que estou acabando, como o Starter disse, aqueles shaders são muito usados, nem o mapa tiles ele aceita. E também me fez pensar com mais moderação antes de partir para um sistema de GPU.
A dúvida do cleber3d é a mesma que eu tenho. O Iray só rola nas placas NVIDIA? porque se for assim eu só lamento, pois não pretendo vou trocar a minha ATI tão cedo. Espero que seja feita alguma coisa para usar o potencial das GPUs da ATI também (ainda que não tenha CUDA e nem Physx). Mas, eu não sei se foi impressão minha, mas a sensação que tive foi que o Maya (mesmo renderando em modo Maya Software) é bem mais rápido que o 3dsmax.
"SERPA" disse: A dúvida do cleber3d é a mesma que eu tenho. O Iray só rola nas placas NVIDIA? porque se for assim eu só lamento, pois não pretendo vou trocar a minha ATI tão cedo. Espero que seja feita alguma coisa para usar o potencial das GPUs da ATI também (ainda que não tenha CUDA e nem Physx).
Nem adianta ter esperanças, a Mental Image é da nVidia então não espere que ela faça algo para rodar nas placas Ati, até porque o iray é acelerado pelo CUDA. Achei legal o iray para testes mas nesse estagio atual, com tantas limitações, eu não usaria ele como um render final.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710686.

Total de membros registrados: 138167

Últimos membros registrados: KIL, M@RIAa, draziw, eltinho1234, alexseen, rodrigo.lodetti, neyandre, Miudooo.

Usuário(s) on-line na última hora: 1505, sendo 7 membro(s) e 1498 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Thiago Couto, claro_lima, Fabrício, m.schnaider, KIL, M@RIAa, new.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.