Olá pessoal, tenho já algumas considerações com o iray, pois já tive a oportunidade de testá-lo.
Bom, primeiro quero dizer para o Gilbran que eu "acho" que não será possível instalar 2 placas diferentes na mesma cpu, ou será SLI Quadro ou SLI GeForce, e acredito eu que SLI GeForce será muito "melhor" na questão custo x benefício, pois não acho que as Quadro terão um desempenho muito superior perante as GeForce 480gtx para se usar como render GPU.
Bem, sou usuário do mental ray e a primeira coisa que eu queria testar foi o comparativo em qualidade entre o mental ray e o iray, já que a minha vga é uma ATI das antigas ainda e não pude testar realmente o desempenho do iray, mas posso já adiantar que na questao "qualidade" o iray é superior ao mental ray, pelo menos nos testes pequenos que eu fiz eu pude notar uma diferença na iluminação, o iray trabalha melhor a luz, acho pq ele é baseado no render Unbiased, a luz é realmente correta.
Quanto as configurações do render são muito poucas, basicamente vc ajusta o tempo ou a qualidade do render e mais outras 4 opções:
* sobre a luz (se a luz será uma luz correta baseada em física ou o sistema de bouces já conhecido)
* O Filtro do render (Antialiasing)
* Configurações do Displacement
* e um material Override
Nada de Final Gather, Photons, samples, etc...
O que eu senti falta foi do DR (Distributed Render) do mental ray. Não sei se com o iray será possível fazer renders de uma mesma imagem usando uma render farm, como acontece no mental ray.
Mas nos pequenos testes que eu fiz, eu vi que ele é bem mais demorado que o Mental ray usando apenas a CPU, pois minha VGA como eu disse é uma ATI antiga, entao eu nao tenho uma vga com tecnologia CUDA pra testar, mas eu vi que se usar apenas a CPU é quase inviável de renderizar, ele renderiza, mas demora muito.
E também tem a questão da conversão dos shaders, pelo que eu pude testar, ele não aceita uma boa parte dos shaders padrão do max, os que eu testei e o iray não aceitaram a conversão foram:
Checker, Color Correction, Composite, Gradient, Gradient Ramp, Mask, Speckle, RayTrace e Tiles.
Pelo menos foram esses os shaders que eu testei, que acredito que seja os mais usados. É uma pena o iray não ter compatibilidade com algumas coisas do max ainda, pois eu uso muito desses shaders e se for realmente migrar pro iray, teremos que deixar de usar esses shaders criando outra alternativa para compor os materiais.
Outra coisa que parece que o iray não aceita é o Hair and Fur, pelo menos o teste que eu fiz dava erro no shader e nao renderizava.
Agora o que eu vou providenciar o mais rápido possível é uma vga descente, estou pensando em pegar 2x GF 460gtx do que 1x 480gx, porque o preço da 480gtx dá pra comprar as outras 2 460gtx e botar em SLI, que o desempenho deverá ser bem maior.
Bom, por enquanto é isso. Acho que o iray ainda terá uma longa caminhada para que nós usuários tenha condições de usá-lo sem maiores problemas de compatibilidade, abraços.