Seguinte, acabei fazendo uns testezinhos e finalmente cheguei a um resultado.
Realmente um quadro tem lá o seu valor, mas não é nada lah expressivo, ela realmente ajuda na viewport, fiz uma cena com 2kk de polys ativei todos os recursos do 3dsm2011, com AO, softshadowns, etc tudo na viewport para ver a que FPS rodava, teste foi com 4 placas.
ATI 3850 512
GTS 250
GTX 580
Quadro 1800
Não so nenhum benchmarkeiro hahahah, naum gravei resultados, so vo citar a experiencia de trabalhar com cada uma. A ATI que uso em casa para dar uma brincada, realmente um desanimo na viewport, acho de dah -1 FPS, GTS já deu pro gasto, 5 FPS por ae mas com boas travadas, horrivel, gtx 580 já foi melhorzinho, media de 15fps, mas a quadro foi suave, mais de 30 fps quedas a 20, a questão é cetar ano painel da nvidia e dentro do 3ds para funcionar 100% mas tenho que fazer uma comentario da gtx 580 para quadro 1800, quadro 1800 realmente ajuda a trabalhar em cenas com inumeros poly e fazer semi previa na viewport mesmo, no AE mesmo, a previa e a questão de mover na timeline corre mais suave, mas agora, em questão de render via GPU, massacre, gtx 580 realmente mata a pau, uma placa fora de serie e por um preço próximo, mas em questão de trabalho durante desenvolvimento quadro 1800 é a escolha.
Outro comentario, tava fazendo uma logo em 3D, a quadro rodo na vp a mais de 230fps, na gtx 580 menos de 60fps, da para ver como eh suave trabalhar numa quadro.
Espero ter sido de alguma forma informativo para os que tenham alguma duvida como eu tinha antes de pegar a 1800, mas sugiro pegra a nova versão, quadro 2000 que parece ser muito mais vantajoso a um preço quase similar
www.rafaelcoelho3d.com.br