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Maquina vs Tempo de Render

Por: Miguel Vasco  

Em: 07/10/2004 14:20

estou com duvidas a respeito de tempo de renderização trabalho muito com vidros e cromados e qunado uso oscanais refraction e reflection o tempo de renderização aumenta muito principalmente associado com a iluminação avaançada Amaquina que uso e um micro DEll Sheon biprocessado memorias registradas sendo 3 pentes de 1giga placa de video randeon de 256 mb discos rigidos serial Ata um de 120 e outra de 200 Gigas o que faço para diminuir o tempo de renderização Assunto editado por Sandro :oi:
Oi Miguel, realmente você tem uma máquina ótima, qual o clock do seu processador? Para comentários sobre o tempo seria interessante postar uma imagem pra galera poder ver, e também detalhes sobre a mesma, como está fazendo os materiais, se está usando algum render com GI... Geralmente uma imagem com GI demora mesmo, as minhas eu sempre considero umas 4 horas para render em alta, muitas vezes dá menos, mas já deu bem mais também. :lol:
e quando vc usar os canais de reflection e refraction o tempo de render vai aumentar mesmo, não importa qual máquina for, porque tanto a reflexão quanto a refração exigem uma série de cálculos adicionais para a cena. o melhor cálculo de reflexão e refração é o feito com raytracing, pelo menos no scanline padrão. mas justamente por causa dessa qualidade vem a quantidade a mais de tempo no render. dependendo da situação, metais por exemplo, vc pode fakear o efeito de reflexão, usando bitmaps ou mapas procedurais. o método é o mesmo que vc usa pra colocar raytrace, mas aí troca para o mapa escolhido. se quiser aprender mais sobre isso, aqui na 3d1 tem alguns tutoriais muito bons sobre as várias formas de reflexão e refração. Um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
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Oi Miguel, tudo bem? 3D é demorado mesmo, ainda mais se a imagem for para impressão, profissionalmente usa-se diversas máquinas em rede para obter um render mais rápido, por melhor que seja a máquina é pouco uma só. Agora, conhecer bem o programa que está trabalhando, seus recursos e os recursos do renderizador é muito importante para obter um bom tempo de render. Por exemplo, quem começa com GI até consegue uma iluminação boa se tiver base, mas a um custo alto de renderização, depois que pega as manhas do render começa a obter renderizações mais rápidas com qualidade melhor. Abraços
Olá Miguel, tudo bem? Cara vc está com ótima máquina (dá pra ir pra lua), o maior desavio está na setagem de cada material e do render, ah colegas aqui no fórum que possuem uma AMD monoprocessada que fazem ótimas renderizações, é estudando bastante que se chega lá!!! Dê um lida nesta reportagem, é interessante, fala de tempo de renderização com um Workstation Dual Xeon 3.06Ghz 4.0 GB RAM ***** Certamente você já viu na TV os caranguejos animados ou a tartaruga que joga bola com uma latinha nas campanhas de cerveja. Se você gosta de clipes, também já deve ter visto Gilberto Gil contracenando com Bob Marley na versão de Three Little Birds, todos em animação 3D. Na época do Carnaval, a Globeleza marca presença na TV mesmo quando uma gravidez impede a participação da Valéria Valenssa real na vinheta, sendo preciso a criação de uma animação para substituí-la. Por trás dessas produções estão estúdios gráficos de última geração com uma imensa infra-estrutura de informática. A Seagulls Fly, aqui do Rio, é uma dessas empresas. Nos seus estúdios foi produzida a última vinheta da Globeleza, um projeto que levou três meses para ser executado, entre captura dos movimentos da própria Valenssa, criação de wireframes (esqueletos), texturização da pele e dos efeitos e a produção do filme em si. Foram realizadas mais de 40 provas de imagem até se chegar à versão final que vemos acima. Depois que todas as estruturas estavam prontas e os efeitos definidos, os frames (quadros) que formam o filme levaram 5 dias para serem renderizados em uma workstation Dual Xeon 3.06 GHz com 4 GB de RAM, que custa em torno de R$ 20 mil, e mais outras máquinas remotas gerenciadas pelo Render Manager, que aloca os recursos conforme a necessidade , como se fosse um grande processador virtual. Antes de adotar o Dual Xeon, Flavio usava um Dual Athlon MP 2000+ e levava o dobro do tempo para criar cada frame. Micros até mais simples do que o “velho” Dual Athlon seriam capazes de realizar as mesmas tarefas – para quem quiser começar a fazer suas animações em casa, por exemplo – mas o tempo de renderização na mesma qualidade será muitas vezes maior, o que inviabilizaria a produção nos prazos exigidos pelo mercado. Segundo Flavio Mac, o poder computacional tem relação direta com a qualidade final do produto. Se não há processamento suficiente para cumprir os prazos, os criadores e projetistas optam por modelos mais simples e mais rápidos de serem renderizados, abrindo mão de parte da qualidade final. Não é à toa que a empresa tem outras duas máquinas com essa mesma configuração, todas equipadas com três unidades de discos Serial ATA, sendo duas delas em RAID 0. Além disso, todos os computadores – incluindo pelo menos outros 10 poderosos PCs com 2 GB de RAM, servidores de backup e armazenamento e alguns Macs, como os novos G5 Dual de R$ 17 mil – estão interligados por duas redes, de 100 e 1000 Mbits. Todos disponíveis para o Render Manager. Curiosamente, cada quadro é finalizado individualmente e não necessariamente na mesma máquina. No final, todos os quadros são agrupados, seqüenciados e o filme é finalizado – tudo com os softwares 3D Studio Max e o Combustion, da Discreet, além do After Effects e Photoshop da Adobe. Esse parque de máquinas parece exagero, mas não é. Quanto mais rápido os projetos são entregues, mais projetos são contratados pelos clientes, e assim mais máquinas são necessárias. Muitas vezes vários projetos são executados ao mesmo tempo, como no período em que a Globeleza foi produzida. É um ciclo que não pára. Os últimos trabalhos da empresa envolvem carros de Fórmula 1, como essa incrível Williams usada para uma campanha da BR Distribuidora. Sim, todos os elementos dessa imagem foram criados artificialmente. Também está sendo produzido um filme para o Memorial Ayrton Senna, que contará a historia do piloto em uma única corrida, mostrando o Senna no seu Kart sendo ultrapassado por ele mesmo em seu Formula 3, e assim por diante passando por todos os carros que pilotou em sua carreira. Tivemos a oportunidade de ver uma prévia do filme, e o realismo é impressionante. Uma verdadeira homenagem ao grande Ayrton. Quando há a criação de um personagem, como é o caso do Siri ou da Tartaruga da cerveja, um estúdio com bom poder de processamento apresenta para ser aprovado pelo cliente 20 ou 30 amostras de personagens diferenciados, cada um com sua característica particular. Se não houver processamento suficiente para entregar as amostras no prazo, apenas dois ou no máximo três exemplos são apresentados, correndo o risco de o cliente não ficar satisfeito e o estúdio perder o negócio. Ter um parque de informática bem estruturado e com muito poder de processamento é fundamental para manter a competitividade dos estúdios de produção. Custo do hardware está caindo O custo do hardware para servidores e workstations tem caído muito nos últimos anos, e soluções sofisticadas antes voltadas apenas para eles, como as controladoras RAID, estão se tornando comuns até em desktops. HDs Serial ATA, especialmente os Seagate Barracuda 7200.7, estão ocupando espaços em aplicações antes restritas aos discos SCSI, mais caros e com menor capacidade. A oferta cada vez maior de componentes como placas-mãe, memórias, controladoras, gabinetes etc., faz com que os consumidores, mesmo nos EUA, optem por máquinas padronizadas de upgrade mais fácil, em vez de modelos com componentes proprietários da Dell, IBM, HP e similares. A vida útil de cada workstation em um estúdio de produção é estimada em 4 anos, mas a cada ano novas máquinas são contratadas e as anteriores são destinadas a tarefas menos críticas em um efeito cascata . valeu :brinde:
Valeu galera pelas dicas Acredito que com o passar do tempo e com muito estudo estarei pegando melhor o jeitão do max e conseguir imagens melhores com menor tempo. Mas como todos sabem patrão e patrão investem mais querem retorno mas um dia chego la valeu galera
Oi Miguel, tudo bem? Tente deixar com poucos polígonos os objetos mais distantes, nunca use reflexo ou refração Ray Trace em objetos distantes, use sombra Shadow Map nas luzes secundárias, só use Area Shadow na luz principal e olha lá ainda, Use o Exclude do Ray Trace para retirar os objetos distantes da cena do cálculo do reflexo, use o Exclude da luz para retirar da iluminação das Area Shadow os objetos distantes e os detalhes, se está usando GI deixe apenas os objetos principais da cena gerando GI, os móveis e objetos de decoração não precisam gerar GI, apenas receber. Esses são alguns dos macetes que tem que aplicar para ganhar tempo no render. Abraços

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