tenho basicamente a mesma dúvida. tenho um PC com 16gb de ram porém quando eu renderizo não utiliza nem 4 gb...
Eu visualizo o desempenho e não passa de 4 gb.
alguém sabe como posso utilizar \"tds\" gb de ram para acelerar o tempo de render?
Olá nuts165,
A memória RAM não vai influenciar diretamente no tempo de render. Ela serve apenas como um meio de transporte para as cenas. Por exemplo, quando mandamos renderizar uma cena com o mental ray, a cena é transferida do software 3D (3ds Max, Maya, etc.) para o mental ray. Essa cena é convertida e renderizada no mental ray e o resultado final é enviado de volta ao software 3D. No entanto, como o mental ray é totalmente integrado à interface desses softwares, não percebemos todo esse processo*. O mesmo ocorre com o V-Ray, Renderman, entre outros. O V-Ray tem um recurso que permite definir uma maior quantidade de memória RAM para esse processo de armazenamento e transferência. Analogamente, seria como transportar objetos em uma única viajem**. A memória RAM é o porta-malas do veículo, onde vão os objetos quando queremos transportá-los. Já o processador é o motor do veículo, ou seja, quanto mais potente mais rápido podemos transportar esses objetos. Não adianta ter um veículo rápido e possante, mas com pouco ou nenhum espaço para transportar os objetos (ex., uma moto de alta cilindrada).
Caso a memória RAM não seja suficiente para armazenar e tranferir todos os elementos contidos na cena, do software 3D para o renderizador, uma mensagem de erro é exibida. Ter mais memória RAM não vai fazer com que o render seja mais rápido, mas vai permitir armazenar uma quantidade maior de elementos (ex., modelos, texturas, luzes, efeitos) na hora de transferi-los para o renderizador e, dessa forma, vai evitar mensagens de erro e travamentos durante a renderização.
No entanto, se o objetivo é aumentar o desempenho do PC durante a renderização, o mais indicado é adquirir um processador melhor, ou seja, com maior frequência (clock) e maior quantidade de núcleos.
LEGENDAS:
* - Tirado do texto do livro \"Rendering with mental ray & 3ds Max\" de Joep Van Der Steen. O texto diz: \"Actually, a scene that is made in 3ds Max is passed on to the mental ray rendering engine and then transformed and rebuilt inside mental ray. Finally, it is rendered and the end result is shown on your computer screen. Since mental ray has been totally integrated inside the main user interface, you are never aware of this process\".
** - Foi usado um exemplo de transporte de objetos em uma única viagem pois, como foi mencionado, o software 3D transfere toda a cena para o renderizador. Somente depois de ter sido totalmente transferida, a cena é convertida e finalmente renderizada pelo renderizador.