Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

An3dre   Araras / SP - SP
Nhuks   Goiânia-GO - GO
Grasiano   Campo bom - RS - RS
Paulo Fernando   Parnaíba-Pi - PI
waldemar   Porto Velho

Portfólios Ver Mais

annaluiza   Mairiporã-SP - AC
brunoestephanio   rio de janeiro - RJ
rudieriel   Gravataí - RS
Juninho   Belo Horizonte - MG

Potencias diferentes e o mesmo tempo de render ?

Por: Simbjji  

Em: 24/04/2012 09:01

Ola amigos estou com uma coisa que me deixou meio desanimado, pequei um animação que criei no meu serviço, o video tem 20 segundos no MR e vai levar 18 horas nesta configuração:

Xeon 2.13 Ghz
4GB de ram
Quadro 600

Levei o projeto para casa e fiz o render lá, so recoloquei as texturas novamente, quando mandei renderizar o video na hora de ele fazer akelas passages que o MR faz ( esqueci o nome dos quadradinhos ) ele foi 3x mais rapido mas na hora que finalizar ele ficou lerdissimo e mostrou que vai levar 18 horas tbm. Porque ?

i7 2600 3.8Ghz
16GB de ram
GTX 460 1GB

Indignado eu fiz uma cena com espelhos que postei aqui na 3d1.
Fiz o render em casa e com 1 foto levou 50 Segs e o video 8H
Levei o projeto para o serviço e refiz o render: 1 foto levou 1:41 e o video 16:36H

Alguem pode me ajudar ?
www.simbjjimufsa.com www.twitter/simbjji www.youtube.com/simbjji07 Designer 3ds max e Second Life Vida VIRTUAL com possibilidades REAIS.
O que é mostrado na janela sobre o tempo de duração é somente uma estimativa, que acho que é feito a partir do último quadro (frame) renderizado. Outra coisa, o i7 são 8 núcleos simulados no total e o xeon aí são quantos?

4Gb ou 16Gb de RAM não fará nenhuma diferença se toda a cena exigir menos 3GB (contando que só o windows 7 64bits, as vezes consome em torno de 1GB). VGA menos ainda, somente quando se usa render via GPU e se suas memórias forem o suficientes para toda a cena. Os renders normais só reconhecem os CPUs para fazer os cálculos e renderizar. Eles foram contruídos assim.
uma dúvida?
Como escolher a troca de GPU por CPU, ou menor de CPU para GPU?

Obrigado
Davi Emidio Produtor Multimidia - Fotógrafo 31 9262-1552
Pelo o que entendi da sua pergunta, na verdade é o renderizador que faz essa troca (no caso do MR, v-ray RT não sei muito ao certo). O Iray usa a GPU para renderizar, mas se a memória da GPU não forem suficientes para renderizar a cena, então ela é descartada e o iray passa a usar somente o CPU.
tenho basicamente a mesma dúvida. tenho um PC com 16gb de ram porém quando eu renderizo não utiliza nem 4 gb...
Eu visualizo o desempenho e não passa de 4 gb.

alguém sabe como posso utilizar \"tds\" gb de ram para acelerar o tempo de render?
tenho basicamente a mesma dúvida. tenho um PC com 16gb de ram porém quando eu renderizo não utiliza nem 4 gb...
Eu visualizo o desempenho e não passa de 4 gb.

alguém sabe como posso utilizar \"tds\" gb de ram para acelerar o tempo de render?

Olá nuts165,

A memória RAM não vai influenciar diretamente no tempo de render. Ela serve apenas como um meio de transporte para as cenas. Por exemplo, quando mandamos renderizar uma cena com o mental ray, a cena é transferida do software 3D (3ds Max, Maya, etc.) para o mental ray. Essa cena é convertida e renderizada no mental ray e o resultado final é enviado de volta ao software 3D. No entanto, como o mental ray é totalmente integrado à interface desses softwares, não percebemos todo esse processo*. O mesmo ocorre com o V-Ray, Renderman, entre outros. O V-Ray tem um recurso que permite definir uma maior quantidade de memória RAM para esse processo de armazenamento e transferência. Analogamente, seria como transportar objetos em uma única viajem**. A memória RAM é o porta-malas do veículo, onde vão os objetos quando queremos transportá-los. Já o processador é o motor do veículo, ou seja, quanto mais potente mais rápido podemos transportar esses objetos. Não adianta ter um veículo rápido e possante, mas com pouco ou nenhum espaço para transportar os objetos (ex., uma moto de alta cilindrada).

Caso a memória RAM não seja suficiente para armazenar e tranferir todos os elementos contidos na cena, do software 3D para o renderizador, uma mensagem de erro é exibida. Ter mais memória RAM não vai fazer com que o render seja mais rápido, mas vai permitir armazenar uma quantidade maior de elementos (ex., modelos, texturas, luzes, efeitos) na hora de transferi-los para o renderizador e, dessa forma, vai evitar mensagens de erro e travamentos durante a renderização.

No entanto, se o objetivo é aumentar o desempenho do PC durante a renderização, o mais indicado é adquirir um processador melhor, ou seja, com maior frequência (clock) e maior quantidade de núcleos.

LEGENDAS:

* - Tirado do texto do livro \"Rendering with mental ray & 3ds Max\" de Joep Van Der Steen. O texto diz: \"Actually, a scene that is made in 3ds Max is passed on to the mental ray rendering engine and then transformed and rebuilt inside mental ray. Finally, it is rendered and the end result is shown on your computer screen. Since mental ray has been totally integrated inside the main user interface, you are never aware of this process\".

** - Foi usado um exemplo de transporte de objetos em uma única viagem pois, como foi mencionado, o software 3D transfere toda a cena para o renderizador. Somente depois de ter sido totalmente transferida, a cena é convertida e finalmente renderizada pelo renderizador.
hum, muito obrigado. essa era uma duvida cruel. Em muitos outros foruns explicavam isso porém sem muita luz. cheguei a ver até uma medida legal, que era de 8gb para cenas internas e 16 para externas.
Isso já me da um horizonte para uma nova maquina que quero montar.
_Antes de responder ao Sinbjji, gente, para assuntos novos, abram tópicos novos. Se naõ vira bagunça, moderador cadê vc !? rsrs

_Simbjji, como o new escreveu é uma prévia, deixe ele terminar mais quadros, que a previsão será mais precisa, geralmente depois do 4 ou 5 frame vc terá um resultado um pouco mais confiável.
_Porém se no meio da animação, vc vier a ter um aumento de complexidade, tipo efeitos de video post, materiais, mais objetos na cena, etc..., esse tempo aumenta.
ALFX® Computadores e Serviços Ltda https://www.alfx.com.br
Perfeito. Farei um teste aqui e verei. Obrigado
www.simbjjimufsa.com www.twitter/simbjji www.youtube.com/simbjji07 Designer 3ds max e Second Life Vida VIRTUAL com possibilidades REAIS.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710700.

Total de membros registrados: 138180

Últimos membros registrados: Cuc43D, Lu_Skinha, 12451LRE, Farland, slimbalance, Cmichelotto, miajackson11, Ronhsreseg.

Usuário(s) on-line na última hora: 1403, sendo 23 membro(s) e 1380 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: thanhnguyenkts, juliocarnesecca, Ricardo Paranhos, claro_lima, Eber.Silva, rafaelgmarotta, Osvaldo Arquiteto, HALTTEMBERG, Reinaldo Silva, Lu_Skinha, Rodrigosouza3D, Moura, Fabrício, Roberto Movanni, eplima16, Geraldo Nunes, Ronaldo, Celso Borttoloto, billypaul, RAULRAMOS26, KIL, Thiago Couto, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.