rafael.aguiar,
MINHA EXPERIÊNCIA COM IPAD
Eu tenho um iPad2 e posso dizer, com segurança, que ele NÃO é capaz de substituir uma tablet para desenho profissional da Wacom. Mesmo com os softwares e acessórios disponíveis, como é o exemplo das canetas, ainda é possível obter muito mais precisão e níveis de pressão usando uma tablet Wacom.
MINHA EXPERIÊNCIA COM WACOM
Tenho uma Wacom Bamboo e uma Wacom Intuos 4. A Bamboo e a Intuos são \"tablets para desenho\" (do inglês \"drawing tablets\"), enquanto que a Cintiq é uma \"tela tablet\" ou \"monitor tablet\" (do inglês \"tablet monitor\"). Sendo assim, não dá para comparar Bamboo e Intuos com Cintiq por serem produtos distintos. Mas por já ter trabalhado com uma Cintiq, e se tratando do meu gosto pessoal, eu ainda prefiro a Intuos pois ela permite que a tela do monitor fique totalmente livre para a visualização do artista, enquanto que na Cintiq a mão do artista quase sempre encobre parte da tela. No entanto, algumas pessoas preferem muito mais a Cintiq por remeter às formas tradicionais de arte (lápis + papel, pincel + tela, etc...).
MINHA OPINIÃO FINAL
Pegue o valor do iPad e invista numa Intuos. Detalhe: a Intuos 5 acabou de ser lançada.