Quadro 2000 é compativel com amd phenom2 x4 940 e placa mãe M4A78?

Por: delavega  

Em: 13/06/2012 21:53

Olá galera. Blza???
É o seguinte. tenho um pc com proc. amd phenom 2 x4 940, placa mãe M4A78, 4 gb memória, fonte 750w seventeen, placa mãe ATI RADEON 4850 e gostaria de começar a ir fundo em 3d. Conheço pouco 3ds max, to me aprofundando em maya, logo estudarei zbrush, photoshop, after efects, ou seja, quero me profissionalizar em modelagem e animação 3d. Tava pensando em trocar de maquina, ter uma \"mais potente\". O que pergunto é: com essa configuração que tenho, seria compativel com uma quadro 2000? Ou teria que mudar proc., placa mãe, etc? No momento não to nadando em dinheiro, então gostaria duma ajuda pra saber se melhoro essa maquina que tenho ou invisto em outra mais profissional, visto ser esse meu objetivo: profissional 3d.Obrigado.
Acho que pra começar estuda tua maquina ta boa e a fonte é 750w pode ir sim de quadro, talvez pega um Geoforce no lugar da quadro é até melhot
_Delavega, sim sua base é plenamente compatível coma Quadro2000, porém, a menos que vc faça animação de personagem ou tenha a necessidade técnica de ter antialiasing-lines em tela cheia (em wireframe view), a sugestão de melhor investimento é sem dúvida de uma Geforce competente, preferencialmente a nova série GTX 600.
ALFX® Computadores e Serviços Ltda https://www.alfx.com.br
Então com essa configuração que tenho, basta somente trocar a placa de video para um melhor rendimento? Qualquer placa série gtx atenderia minhas necessidades? Qual diferença entre uma gforce e uma gtx?
Aproveitando o tópico e o comentário do Adriano.
Pensando somente no desempenho da viewport, trabalhando em arquivos bem pesados, com mais de 15 ou 20 milhões de polys, uma GTX 680 teria um desempenho superior a uma Quadro 2000?
Só queria saber no desempenho focado na viewport, não importando o render pela GPU e cores CUDA que nesse caso eu sei que a GTX da série 600 é muito superior às Quadro.
Então com essa configuração que tenho, basta somente trocar a placa de video para um melhor rendimento? Qualquer placa série gtx atenderia minhas necessidades? Qual diferença entre uma gforce e uma gtx?

_Sim, é só trocar a GPU.
_Geforce é a marca da linha gamer da nVidia e GTX é um dos modelos de Geforce.
_Talvês vc queira saber as diferenças entre Geforce (linha gamer) e Quadro (linha profissional), é isso ?
Aproveitando o tópico e o comentário do Adriano.
Pensando somente no desempenho da viewport, trabalhando em arquivos bem pesados, com mais de 15 ou 20 milhões de polys, uma GTX 680 teria um desempenho superior a uma Quadro 2000?
Só queria saber no desempenho focado na viewport, não importando o render pela GPU e cores CUDA que nesse caso eu sei que a GTX da série 600 é muito superior às Quadro.

_Depende o cenário de utilização.
_Antes da resposta cabe um comentário.
_Muitos usuários daqui do forum 3D1, tem relatado sua profunda decepção na utilização da linha profissional da nVidia. Porém, até o momento, não li nenhum post que demonstre a real necessidade de tal investimento.
_A utilização da linha profissional e o modelo exato para atender satisfatoriamente a sua demanda, requer algum conhecimento e não apenas crer que a expectativa idealizada será atendida.
_Tem sido longa a nossa (integradores OEM) \"briga\" com a nVidia e com a PNY, no sentido de forçar a necessidade de se haver um treinamento oficial para as revendas. A certificação seria um caminho, para evitar estas insatisfações. Mas isso é assunto para outra conversa.

_Voltando à sua pergunta e respondendo-a de forma mais breve possível, sim a GTX680 teria um desempenho superior. Mesmo porque a Quadro 2000 não atende ao mercado High End.
_Mas voltando à primeira linha desta resposta, vc nota que há certo paradoxo com a última oração.
_Essa curiosidade se justifica tecnicamente, por que suponhamos que o cenário de utilização seja animação de personagem, o aplicativo seja o Maya e o usuário necessite que certos efeitos visuais sejam apresentados em RT. A Geforce nem vai rodar, porém a Quadro 2000 vai apresentar um desempenho baixíssimo, mas vai rodar. Por que isso ? Por que em animação de personagem e no Maya com tal necessidade, mais precisamente, são requeridos dois recursos presentes somente na linha Quadro (Video-overlay e 4 viewports aceleradas simultaneamente). Tais recursos, nem a mais poderosa aglomeração de Geforce em SLi é capaz de oferecer. Por que não se trata de força bruta, mas sim de recurso específico.
_Por tanto, é preciso entender o cenário de utilização para então dimensionar a GPU mais adequada. E atualmente, pouquíssimas revendas e integradores são capazes de fazer.
Bem, tratando-se do cenário, no meu caso específico seria maquete eletrônica com muitos elementos 3D mesclando em highpoly e lowpoly, quanto às texturas, dificilmente tenho mapas muito altos, em média 512px a 1k, e em algumas situações 3k usados em backgrounds ou objetos que demandam ter um mapa bem mais detalhado como em terrenos ou ruas.

No caso de animações, seria coisa bem básica, movimentos de câmeras, e alguns objetos em movimento como carros, pessoas andando, alguma árvore em movimentos simples e dependendo a situação, algum sistema de partículas, mas nada complexo.

Eu até consigo trabalhar nesses arquivos pesados com a minha humilde GTS 450 1GB, mas é claro que dependo muito de recursos como ligar de desligar layers, proxys, objects em box... enfim todo recurso de visualização possível para o melhor desempenho em viewport com minha placa, mas ás vezes confesso que sinto falta de uma visualização mais realista na viewport com tudo ligado, aí pesa muito o feedback da minha VGA. Mas mesmo assim, como eu disse antes, eu consigo trabalhar nesses aquivos pesados.
Tenho um arquivo aqui com mais de 30 milhões de polys, sem contar as centenas de proxys espalhados na cena, e a minha GTS 450 deu conta, é claro, dentro de sua limitação mas deu conta.

A minha dúvida era mesmo se a GT 680 ou até mesmo a 690 seria uma boa opção pra trabalhar na viewport para esse cenário que eu citei acima, ao invés da Quadro 2000 ou 4000. É claro que se o investimento for uma GTX690 ou até a 680, vou também querer usar um render pela GPU usando o iray, mas com essas cenas pesadas que eu trabalho, acredito que seja impossível usar a GPU pelo limite de memória, mas em cenas internas acho que daria certo.
Aproveitando o tópico, que todos falam do limite de memória da GPU para renders de cenas pesadas, será que um dia esses renders usando a GPU vão conseguir separar o processo de render usando a GPU e a alocação dos dados (objetos 3D e mapas) usando a memória RAM do computador e não a memória da GPU?
Isso seria possível?
Se fosse, aí sim encontraríamos a solução ideal para o tão sonhado render em real time.

Aqui tem um link até meio antigo, de quando saiu o iray e foi feito um teste nessa cena externa com quase 10 milhões de polys, não usando texturas e a cena ocupou 2.8GB de memória da placa que era uma Quadro 6000 tendo 6GB de memória, o que sobra uma boa quantia para as texturas e quem sabe em cenas mais pesadas.

http://jeffpatton.net/2011/06/iray-for-exterior-scenes/
_Starter, a alocação e desalocação de dados nas memórias da GPU, depende do pipieline (caminho) que o cálculo de render via GPU, percorre.
_Alguns renderizadores hibridos que usam GPU + CPU, fazem outro caminho, daí dá pra usar parte da mem RAM, mas ainda aassim, não toda e nem tão pouco só ela.
_A latência e a taxa de tráfego de dados das memórias vinculadas á CPU e à GPU são muito distintas e não há como, hoje, manter sincronia enter as duas ao ponto de uma substituir a outra.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710700.

Total de membros registrados: 138180

Últimos membros registrados: Cuc43D, Lu_Skinha, 12451LRE, Farland, slimbalance, Cmichelotto, miajackson11, Ronhsreseg.

Usuário(s) on-line na última hora: 1378, sendo 24 membro(s) e 1354 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: thanhnguyenkts, juliocarnesecca, Ricardo Paranhos, claro_lima, Henrique Ribeiro, Gabriel.C, Duda, Osvaldo Arquiteto, HALTTEMBERG, Reinaldo Silva, Le_Andro, Rodrigosouza3D, Moura, Roberto Movanni, eplima16, Geraldo Nunes, Ronaldo, Celso Borttoloto, billypaul, RAULRAMOS26, KIL, Thiago Couto, Jorge Henrique, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.