Vou tentar esclarecer alguns pontos aqui, me corrijam se estiver errado.
Sobre aparecer o nome \"Nvidia\" na frente do Mental Ray é só pelo fato que o Mental Ray pertence a Nvidia, ela comprou a Mental Images no final de 2007 e achou conveniente divulgar mais ainda a marca Nvidia apenas incorporando essa marca no nome do renderizador Mental Ray nas versões 2014 dos produtos Autodesk, acho que ela já deveria ter feito isso há muito mais tempo.
Sobre o Mental Ray suportar renderização pela GPU, ainda não suporta e acredito eu que nunca vai suportar. Toda a programação do Mental Ray é baseada para suporte a CPU, alterar isso implicaria em remodelar completamente o Mental Ray para dar suporte a GPU, pois na linguagem da programação, são duas coisas bem distintas.
Afinal a Nvidia já tem um produto que use a GPU, é o iRay e vem junto também com o Max a partir da versão 2011. A Nvidia está se esforçando pra deixar o iRay mais competitivo no mercado dos renderizadores que usam a GPU, pois nesse mercado ela tem concorrentes bem fortes.
Quanto ao After CS6, não precisa desbloquear nada, apenas informar seu modelo de VGA num arquivo chamado \"raytracer_supported_cards.txt\" que está localizado na pasta \"SUPPORT FILES\" na instalação do After, basta abrir esse arquivo e inserir o modelo da sua VGA, no seu caso \"GeForce GTX 780\". Nesse arquivo já existem alguns modelos suportados, mesmo que seu modelo não esteja na lista, basta inserir, desde que sua VGA possui CUDA.
Só uma observação, a sua GTX 780 é uma placa bem recente, mas ainda é a mesma arquitetura da sua geração anterior, a Kepler. Acredito eu que a sua VGA vai funcionar normalmente no After, agora se fosse uma outra arquitetura, aí seria bem provável que o After não iria dar suporte, assim como aconteceu com a arquitetura Fermi (GTX 500) e a Kepler (GTX 600), na época demorou um pouco para os softwares suportarem as novas Kepler.
Bem, acho que é isso, se eu esqueci de alguma coisa, é só completar, abraços.