Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

rafaelgmarotta   Belo Horizonte / MG - MG
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Vinicius Paciello   São Paulo - AC
J.F.Verissimo   Recife - AC
Andre Bittencourt   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

Alexsander Mendes   rio de janeiro - RJ
david1993   cornélio procópio
arq.luciana   são paulo
Lucas   Brasil - SP

NvidiaMental ray: Até que ponto a placa de video ajuda?

Por: virino  

Em: 01/07/2013 00:31

Galera seguinte, antes eu usava uma radeon e por isso nem me ligava nesse lance de nvidia mental ray, nucleos cuda e etc..
Mas comprei um gtx 780 sobre promessas de que os nucleos cuda ajudariam no render do max 2014 (Nvidia Mental ray) e no after cs6.
No entanto, não senti ganho nenhum de performace, pelo contrario, os renderes ficaram alguns segundos mais lentos em comparação com minha antiga e defasada radeon 5870.
Sei que o render é trabalho do processador, mas o mental ray incorporou o nome Nvidia no nome dele e queria saber o que mudou com isso. Queria saber se para usar os tais nucleos cuda da Geforce eu preciso configurar algo tanto no 3ds Max quanto no after effects. Ou a placa não vai ajudar em nada no final das contas?
Anderson Bezerra Façanha Virino
Eu ainda vou trabalhar na squaresoft!!!!!
Pelo que sei nao precisa configurar nada, e quem faz o render é o CPU indifernte da GPU instalada
Cara eu não uso o Iray... mas pelo que já vi ele que utiliza o CUDA para acelerar a renderização e vizualização. não sei se o cuda influencia em outros renderizadores tbm.
Agora no after se quiser mais desenpenho é memoria ram.
Que eu saiba, posso estar enganado, mas o que a Nvidia esta fazendo com MR e Iray é ao longo prazo, isso pode demorar alguns meses ou ate anos. No MR max 2013 e 2014 ele renderiza pela CPU so que se ela não aguentar a GPU pode entar em ação.

A Radeon era parceira da Adobe. Mas a Radeon começou a se preocupar com a disputa contra a NVDIA e deixou a Adobe ao vento. Aumentou a capacidade de suas placas e não utilizou para Adobe crecer, e isso acabou com a parceiria.
E no outro lado a Nvidia estava se destacando com suas tecnologias, NVIDIA e AutoDesk estão juntas e isso esta dando muito certo.
Com isso a Adobe fez parceiria com Nvidia com CS6
E ate a NASA usa tecnologia da NVIDIA

Vendo a necessidade de agilidade em seus renderizadores a Iray, e Mental Ray encorporaram a Nvidia. Assim como outros rendeziradores estão fazendo, encorporando a Nvidia devido sua capacidade de renderização e seus 2 tipos de placas GTX e Quadro que são para usuarios diferentes.Logo não teremos mais renderizadores somente CPU e sim CPU e GPU que esta acontecendo.

Nvidia não quer dominar o mercado e sim fazer parceirias para deixar outras empresas crescerem tambem.

90% mercado de games recomenda NVIDIA
80% mercado de Design recomenda NVIDIA
90% mercado de tecnologia ( nasa, medicina, policia, veiculos etc ) NVIDIA

Bem é que eu estou vendo acontecer. Certo 100% não estou
www.simbjjimufsa.com www.twitter/simbjji www.youtube.com/simbjji07 Designer 3ds max e Second Life Vida VIRTUAL com possibilidades REAIS.
então, eu sempre tive esse conhecimento que renderização é exclusivamente trabalho da CPU. Mas fiquei intrigado quando vi lá o nome \"Nvidia Mental Ray\" e queria saber o que mudou de fato. Pelo que vc me falou Simbjji, isso é mais pra mudanças que podem acontecer no futuro, é isso?
Sobre o after, eu achei um tutorial na net sobre como destravar os núcleos cuda para auxiliar no render. Pelos foruns parece ter funcionado pra todo mundo, mas comigo não funcionou. Acho que é pq a gtx 780 é muito recente e por isso ainda não tem suporte. Vou ter de esperar novas atualizações, drivers e etc.
No mais, só queria mesmo saber em que uma placa nvidia com tantos cudas sobrando pode melhorar no meu trabalho.
Anderson Bezerra Façanha Virino
Eu ainda vou trabalhar na squaresoft!!!!!
Amigo, so o futuro dira, mas creio que logo teremos o MR com renderização GPU.
O caso do seu after, usar o destravamento dos cudas NÃO é o correto, isso deve acontecer automaticamnte com as versoes corretas. Se forçar não tera resposta
www.simbjjimufsa.com www.twitter/simbjji www.youtube.com/simbjji07 Designer 3ds max e Second Life Vida VIRTUAL com possibilidades REAIS.
Vou tentar esclarecer alguns pontos aqui, me corrijam se estiver errado.

Sobre aparecer o nome \"Nvidia\" na frente do Mental Ray é só pelo fato que o Mental Ray pertence a Nvidia, ela comprou a Mental Images no final de 2007 e achou conveniente divulgar mais ainda a marca Nvidia apenas incorporando essa marca no nome do renderizador Mental Ray nas versões 2014 dos produtos Autodesk, acho que ela já deveria ter feito isso há muito mais tempo.

Sobre o Mental Ray suportar renderização pela GPU, ainda não suporta e acredito eu que nunca vai suportar. Toda a programação do Mental Ray é baseada para suporte a CPU, alterar isso implicaria em remodelar completamente o Mental Ray para dar suporte a GPU, pois na linguagem da programação, são duas coisas bem distintas.
Afinal a Nvidia já tem um produto que use a GPU, é o iRay e vem junto também com o Max a partir da versão 2011. A Nvidia está se esforçando pra deixar o iRay mais competitivo no mercado dos renderizadores que usam a GPU, pois nesse mercado ela tem concorrentes bem fortes.

Quanto ao After CS6, não precisa desbloquear nada, apenas informar seu modelo de VGA num arquivo chamado \"raytracer_supported_cards.txt\" que está localizado na pasta \"SUPPORT FILES\" na instalação do After, basta abrir esse arquivo e inserir o modelo da sua VGA, no seu caso \"GeForce GTX 780\". Nesse arquivo já existem alguns modelos suportados, mesmo que seu modelo não esteja na lista, basta inserir, desde que sua VGA possui CUDA.
Só uma observação, a sua GTX 780 é uma placa bem recente, mas ainda é a mesma arquitetura da sua geração anterior, a Kepler. Acredito eu que a sua VGA vai funcionar normalmente no After, agora se fosse uma outra arquitetura, aí seria bem provável que o After não iria dar suporte, assim como aconteceu com a arquitetura Fermi (GTX 500) e a Kepler (GTX 600), na época demorou um pouco para os softwares suportarem as novas Kepler.

Bem, acho que é isso, se eu esqueci de alguma coisa, é só completar, abraços.
Acho q é por aí Starter. No caso do max, cada um deles - MR e iray - deve caminhar com suas próprias pernas em direções diferentes, mantendo algumas compatibilidades.
O Xikote strala

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710700.

Total de membros registrados: 138186

Últimos membros registrados: STUDIO DI, Zizou1986, Andrey Menegaz, ansopbar, Wmartiniart , Guedes_1986, Cuc43D, Lu_Skinha.

Usuário(s) on-line na última hora: 1319, sendo 25 membro(s) e 1294 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: emersonforentin, Felipe Duarte, Jorge Henrique, Fabianomonte, Bruno, Fabio Amorim, Celso Borttoloto, Eber.Silva, tsmodelagem3d, Ricardo Paranhos, Moura, Max Idalgo, Fabrício, Geraldo Nunes, Nuno, claro_lima, Eduardo Ramos, Henrique Ribeiro, renaz, Renatto, Frederico Wagner N. R., rabellogp, Roberto Movanni, Thiago Couto, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.