Rapaz, uma solução intermediária, estava realmente pensando na GTX 650, pois o custo é bem interessante e para trabalhos de médio porte, considero nas minhas pesquisas uma boa placa.
Agora em relação a Quadro, a única informação interessante que percebi foi o consumo de energia, pois pode ajudar a economizar bastante na fonte... Agora eu desconheço quem tenha uma dessa que quer comprar, ou ainda uma K2000 ou a K4000, a qual pretendo muito comprar uma dessa.
Em relação às GTX, animaria desistir da quadro K4000 apenas para a GTX 680 ou até um perdendo um pouco mais para a GTX 670 por causa de custo.
Mas eu fico com uma sensação que talvez possa estar pagando quase 3 mil reais em uma Quadro K4000 apenas pela marca... pois não conheço ninguém que tenha pra falar com transparência e sem influência de mídia ou marca, e também nunca mexi em uma máquina com uma.
Se realmente tiver alguém que possa compartilhar essa eficiência das Quadro em relação à outra placa de game, quanto a:
-previews de animação,
-movimentação da viewport em cenas de arquitetura de projetos de larga escala,
-cálculos com Mass FX e semelhantes,
-Particle Flow/Fume FX/Krakatoa (conheço a fundo somente o particle Flow nativo antes do max 2012 e estou estudando o mParticles),
-Render Real Time tanto no vray/iray ou programas tipo o Lumion
Tenho sérias dúvidas se compensa comprar uma K4000. Acho fantástico ela consumir apenas 80W, enquanto uma GTX 690 consome mais de 650W, e gastando um pouco mais. Os números das especificações creio que não batem, mas não faço idéia. Quando penso em aumento de produtividade, não importaria se tivesse recurso na mão, em montar um dual SLI ou até um Quad SLI, mas animaria somente se fosse com a Quadro, pois nem imagino que gambira tenho que fazer pra ter umas 3 fontes de 800W no PC pra não forçar.
Pois se realmente alguém tiver como compartilhar a experiência, animo até pegar essa K600 igual o snoofer ae, por enquanto, ao invés de uma GTX 650.
Com certeza está no caminho certo amigo, pesquisei bastante e fiz vários comparativos entre Radeon Rx / GTX / e Quadro no final do ano passado, e cheguei a uma conclusão parecida pra uma placa mediana ser a GTX 650 sem sombra de dúvida por causa do seu custo/benefício, e quando conseguir mais grana, partir direto pra uma K4000.
Alguém mais poderia no ajudar compartilhando uma experiência prática??
Acho que uma cena de teste pra compararmos quantos segundos varia um preview de animação, ou quanto flicka isso, se não fica travando nos nortearia. Um teste interessante seria uma cena simples com um teste de render no vray RT ou iray.