Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Ricardo 3D   Brasil - BA
Sieben.Sieben   Rio de Janeiro, RJ - AC
Pescinelli   São Paulo - AC
Primo   Araçatuba-SP - SP
andreagenor   Joinville - SC

Portfólios Ver Mais

biomarx   São Paulo - AC
Fontanetti   São Carlos - SP - SP
rodironron   Brasil - PR
Vitor Mendes   Belém - AC

Mesa Digitalizadora para desenho 3D

Por: Leonardocps  

Em: 28/02/2014 21:14

OLá Pessoal!
Não sei se aqui é o fórum certo para tratar desse assunto.
Estou pensando em comprar uma mesa digitalizadora com caneta para me ajudar num trabalho em 3D.
Já fiz maquetes de casas e Stands de vendas, coisas simples no 3D Studio Max. Não sou um máximo em 3D. Também trabalho com Autocad 2D.
Gostaria de saber se as funções de uma mesa digitalizadora ajuda muito ou pouco no 3D Studio Max ou se o mouse é o suficiente. Gostaria também de recomendações a respeito de marcas das mais baratas a mais caras. Vi pela internet que tem tablets tradicionais com função de mesa digitalizadora.
Volto depois e obrigado pela atenção!
Olá Leonardocps,

Sim, esse é o forum apropriado para tratar desse assunto. Seja bem vindo com seu tópico!

A opção de usar uma tablet de desenho (mesa digitalizadora) para trabalhar com softwares 3D é uma questão simplesmente de costume e preferência pessoal. Eu, por exemplo, já tentei e não me adaptei muito bem. Prefiro o mouse. Mas conheço muita gente que usa tablet de desenho no 3ds Max, Maya, etc.

A principal diferença entre uma tablet de desenho (mesa digitalizadora) e uma tablet convencional (iPad, Galaxy Tab) é que as tablets de desenho possuem sensibilidade a pressão. A reclamação mais frequente de quem usa tablet convencional para desenhar é não ter acesso aos níveis de pressão. A fabricante Wacom resolveu essa questão ao desenvolver duas tablets convencionais com sensibilidade a pressão. As tablets são Cintiq Companion (sistema Windows) e Cintiq Companion Hybrid (sistema Android). Essas tablets podem ser utilizadas tanto como tablets convencionais (Internet, email, agenda pessoal, editor de texto, jogos, etc...) e como tablets de desenho com suporte a níveis de pressão (Photoshop, After Effects, 3ds Max, etc...).

A principal fabricante de tablets chama-se Wacom. A família de produtos de entrada era chamada de Bamboo, mas foi renomeada para Intuos. A família de produtos semi-profissional era chamada de Intuos, mas foi renomeada para Intuos Pro. E a família de produtos profissional ainda se chama Cintiq. Outros fabricantes menos expressivos são Genius, Trust, Aiptek, entre outras.
Boas Leonardo, eu tenho uma Wacom Bamboo pen&touch e gosto muito dela, mas não utilizo com o max, já experimentei e funciona tranquilo mas como já estou habituado ao rato perco menos tempo se utilizar ele, mas utilizo muito ela com o photoshop e com outros programas.
A Wacom é a marca mais conceituada neste momento então se puder comprar uma não hesite que vai ficar muito bem servido.

Abraço
Acredito que se você vai usar somente a tablet no 3DS MAX, não vai valer muito a pena....

Mas, se você pretende usá-la para desenho/pintura seja 3D ou 2D, recomendo com toda a certeza!! Também é extremamente útil se você faz modelagem em programas como o ZBrush.
JC 3d modelling and concept art student. https://www.artstation.com/artist/juliocampos
Muito obrigado pela orientação de vocês!
Quando falas de modelação 3D, é modelação em programas de polymodeling (Max, Maya, 3ds Max what ever), ou esculpt (Zbrush, mudbox).
 
Se apenas trabalhares com o primeiro tipo de software, a tablet não te vai servir de muito. Um rato, vai fazer um serviço tão bom ou melhor do que a tablet. Pois trabalhar com pontos e linhas a um nivel de precisão elevado torna-se complicado se trememos um bocado a mão.
 
Se for para trabalhar com Zbrush ou mudbox então larga o rato, porque o rato ai não serve para nada.
 
Tenho tado a trabalhar num modelo 3D em zbrush com a mesa digitalizadora XP-Pen Deco 03  e dá para o gasto, mas claro qeu se podesse tinha comprado a Display Interativo XP-Pen Artist 15.6 Pro , mas na altura, para alem de ser muito mais cara, nao sabia se me ia dar bem ou não...
Eu já tive uma mesa digitalizadora e não me acostumei com ela.

Achei muito estranho aquel lance do cursor ficar toda hora sumindo da tela e reaparecendo somente quando eu encostava na mesa.

Claro, o modelo que comprei era bem simples, até pq não iria arriscar em comprar uma mediana ou top sem antes experimentar.

Acho mais válida para quem trabalha com Photoshop, Z brush.

Tem algumas coisas que me incomodam nessa questão das mesas tbm.

Creio que com o tempo, aqueles botões dela vão começar a apresentar a dar problemas. Aliás essa fui uma das partes mais difíceis de acostumar e a principal para eu desistir de usar.

Acho que deve ser mais interessatnte um modelo de mesa onde vc não tenha botões na caneta e sim na mesa. Assim acho que dá mais conforto e agilidade. E facilitaria se acostumar.

Afinal de contas, quando um desenhista está empunhando um lápis ou caneta ele não tem que apertar botões, isso muda a empunhadura.

Conheci um cara que era apaixonado por desenho, era cartunista de jornal. Comprou uma mesinha pra experimentar e em uma semana encostou.

Se puder experimentar em algum stand de vendas, seria ideal.

Se tiver algum modo de usar sem ter que usar os botões da caneta, usando os botões da mesa no lugar deles (não sei se tem como configurar isso). Ai acho que seria muito mais fácil pra acostumar.

Eu sei que comigo toda vez que eu tinha que apertar o botão da caneta eu ficava todo enrolado e isso tirava totalmente o propósito dela que é agilizar o trabalho.

Mas como disseram antes, vai de cada um.







Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707632.

Total de membros registrados: 135243

Últimos membros registrados: Helgaella99, Girleide, glauciapaiva, OtavioOG, charles.chaves, GG-.NK, walle03, yasmimin.

Usuário(s) on-line na última hora: 741, sendo 11 membro(s) e 730 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Frederico Wagner N. R., João Von Rondow, Gabriel, Felipe França , Baldo, Gabriel.C, Felipe Duarte, Abilio, marcola, Vladis, Helgaella99.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.