Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Bruno Medeiros   Porto Alegre RS
ti_roc   Mauá, SP - AC
mdpontes   Macapá - AP
godon2004   Taboao da Serra - SP
Alisson Braga   Maceió - AL - AC

Portfólios Ver Mais

Zemer   Brasil - AC
Alex Sandro Boschetti   são domingos - SC
guardianoo   Valentim Gentil/SP - SP
lipefaust   São Paulo

diferença entre Dual e Quad Channel em placa mae

Por: Juliano Kloss  

Em: 12/06/2016 12:19

Uma duvida minha, pretendo monta uma nova maquina com conjunto DDR4, notei que ha duas especificações de memoria pra novas placa mae DDR4, as Dual Channel e Quad. o que isso interfe no processador? a velocidade no caso do render é maior em um Quad Channel ou isso serve para outro parametro? A Dual channel é a metade do preço da Quad..

Quad Chanel http://www.kabum.com.br/produto/63721/placa-mae-asus-p-intel-lga-2011-eatx-rampage-v-extreme-8xddr4-wi-fi-ac-m-2-x4-sata-express-supremefx-sata-express-sli-cfx

Dual http://www.kabum.com.br/produto/75463/placa-mae-asus-p-intel-lga-1151-atx-z170-p-4xddr4-hdmi-dvi-usb-3-0-m-2-x4-digi-vrm-5x-protection-audio-gaming
de forma bem simples, em dual-channel as duas memorias se comunicam em conjunto com o processador, assim elas fornecem o dobro de largura de dados do barramento (isso dá uma diferença no desempenho do computador). Se cada memoria é de 64bits elas passam a operar a 128 bits, pois são duas trabalhando em conjunto. Já quad-channel são as quatro memórias se comunicando simultaneamente com o processador. O desempenho final do computador é maior obviamente. Sobre essa questão tu pode olhar mais detalhamente por vários sites de hardware pela internet.

Entao New pesquizei e vi em Quad Channel em render chega a 2% a diferença no render alguns caso a 5%, acho muito pouco pela difernça de preço
para renderização eu acho que não fará muita diferença mesmo. Eu tinha aqui Single channel e depois que passei a ter dual channel a diferença eu vi melhor em games e no desempenho geral do computador. Mesmo assim a diferença não é tão grande.
Entao tu acha que nao vale a pena gastar mais em algo no render que nao muda, pc pra mim importa é a velocidade de render
Juliano, como vc mesmo viu em suas pesquisas, o tempo de render muda pouquissimo com a velocidade ou número de canais. Recomendo que foque em quantidade de memória, que vai lhe garantir segurança pra renderizar cenas cada vez mais complexas.

Mas tem um fator complicante na solução da sua dúvida. Se vc optar por um sistema inteiro dual channel, vc ficará limitado ao que o socket 1151 pode oferecer, que são apenas 4 núcleos. Que é o caso da ASUS Z170-P que vc linkou lá em cima.

Agora, se optar por um sistema quad channel, e tiver muita grana pra gastar, vc pode ter um i7 de 10 núcleos ou mesmo um xeon de 22 núcleos.

Ai sim, já que se importa com velocidade, vc terá performance maior no render. Muito maior.
para renderização é melhor você focar em quantidade grande de memória para renderizações de cenas grandes e processador de alto desempenho para ter tempo de renderizações menores.

quanto maior for a quantidade de memória não fará com que o tempo de renderização mude, mas evitará que ele demore mais e, dependendo da cena, nem conseguirá terminar de renderizar.

se liga no que o LG postou aí.

Tava vendo no PY 16gb de memoria ddr 2400 ta 280 reias... mesmo dolar em alto acho que monta um pc por la ta valendo a pena...
PY? Que site é este?
Paraguai rs

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710647.

Total de membros registrados: 138127

Últimos membros registrados: luizaanastacio, joao2102, felipe5678, gabbe, [email protected], natiirala, Camila3242, leonardo1.

Usuário(s) on-line na última hora: 1635, sendo 14 membro(s) e 1621 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Eduardo Ramos, Joao Barreto, Reinaldo Silva, Hot, DiogodaRosa, Frederico Wagner N. R., Le_Andro, rabellogp, siry, Gabriel.C, renaz, leogasparetto1, Pierrejr78, Duda.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.